13/05/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
ATIVIDADE 1: Roda-viva
Professor/a a finalidade dessa atividade é incentivar, em cada um, a auto-estima e os aspectos característicos de cada sexo. É um bom momento para os/as adolescentes refletirem sobre os mitos, preconceitos e estereótipos atribuídos ao gênero, buscando expandir a visão sobre o novo “papel” do homem e da mulher na sociedade.
Procedimentos:
Estimule as atitudes de colaboração e não de competição.
ATIVIDADE 2: Montando um quadro generificado das profissões
Material necessário para o desenvolvimento da atividade:
Canetas e/ou cartolinas;
Réguas
Sala ampla
Folhas xerocopiadas com as profissões Cartolinas ou papel pardo
Objetivo(s) da atividade:
Discutir com os/as alunos/as os atributos que são socialmente produzidos para determinadas profissões, bem como desconstruir a ideia de que há profissões que são apenas para homens e outras que são apenas para mulheres.
Professor/a elencamos algumas sugestões para a elaboração da folha que constará uma relação de profissões:
Advogado · Publicitário · Servente de pedreiro · Professor · Juiz · Sacerdote · Secretário · Telefonista ·
Ajudante geral · Office Boy · Motoboy · Caixa de banco · Telefonista · Babá · Jogador de futebol · Trabalho doméstico ·
Executivo, etc.
O/a professor/a pedirá que a classe divida em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitará que cada grupo monte um cartaz a partir de uma folha xerocopiada com as profissões ditas masculinas e femininas, esta será entregue pelo(a) professor(a). Dessa forma, a atividade consiste na montagem de um quadro ou tabela, com duas colunas, contento profissões mais típicas de homens e de mulheres. Por exemplo:
TABELA GENERIFICADA DAS PROFISSÕES
Profissões |
MASCULINO |
FEMININO |
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Depois da construção do quadro o/a professor solicitará que os grupos façam escrevam características fundamentais para que alguém exerça essa ao aquela profissão.
Exemplos: facilidade de comunicação, criatividade, organização, voz ativa, limpeza, rapidez, cuidado, etc.
Após essas atividades o/a professor/a solicitará que cada grupo faça a exposição das construções. Tal exposição será feita oralmente e dialogada com os demais alunos/as e o/a professor/a.
A partir dessa exposição, o/a professor/a poderá questionar os/as alunos/as sobre os aspectos tratados em tal atividade. Dessa forma, promova um debate com a turma, tentando construir a ideia de que não há profissões para homens e mulheres, mas que há expectativas sociais para que algumas funções sejam desempenhadas por homens e outras pelas mulheres.
Lembre-se:
Todos podem exercer todo tipo de atividade, na escola ou em casa, como cozinhar, fazer consertos mecânicos, jogar bola, costurar, servir a mesa, lavar a louça, limpar a cozinha, varrer a casa, trabalhar com ferramentas de marceneiro etc.
Professor/a não se esqueça de enfatizar o trabalho de babá, pois historicamente o cuidado com as crianças é destinado às mulheres, mas os homens também podem cuidar dos bebês. Nesse contexto, propomos a atividade a seguir.
Atividade 3: Paternidade: o que se espera de um pai? – (adaptado do livro “Salto para o futuro” – Educação para a igualdade de Gênero – veja bibliografia nos recursos complementares.
Professor/a para a realização dessa atividade faça a divisão da sala em 2 grupos, ou seja, um de meninos e um de meninas. Sendo assim, solicite que os grupos façam uma discussão a partir das questões propostas e logo após faça uma socialização (conversa dialogada) dos pontos de vista emergidos.
Meninas
Meninos
Atenção: Professor/a durante a exposição das opiniões fará o papel de mediador, tentando fazer alguns questionamentos, tais como:
O objetivo da atividade é promover uma reflexão sobre uma maternidade e uma paternidade responsável.
APONTAMENTOS DE CONTRIBUIÇÕES DE OUTRAS ÁREAS DO SABER COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA QUALIFICAÇÃO DO DEBATE EM TORNO DA TEMÁTICA
Professor/a devido ao caráter envolvente e polêmico da temática, sugerimos a contribuição na qualificação do debate das disciplinas de História, Geografia, Educação Física e Educação Artística. Nesse contexto, é possível trabalhar a temática das relações de gênero (inter)relacionando as áreas do saber elencadas acima:
Outras aulas publicadas no portal acerca de tal temática:
Os/as alunos/as em grupo, de até 5 componentes, deverão organizar uma dramatização de cenas em que haja troca de “papéis” sexuais (homens representando papéis considerados femininos e vice-versa) e discussão e argumentação dos sentimentos experimentados. Professor/a é interessante deixar claro que a escola não deve ser um espaço hostil e de reprodução de comportamentos marcados pela discriminação.
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