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O que é de menino? O que é de menina? Uma discussão das relações de gênero no cotidiano escolar

 

13/05/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os atributos que são socialmente produzidos para determinadas profissões;
  • Discutir o conceito de masculinidade, promovendo a reflexão sobre a paternidade responsável;
  • Resgatar os conceitos os “papéis” femininos e masculinos tais como: maternidade e paternidade responsável; Refletir sobre os “papéis” de homem e de mulher em nossa sociedade.
  • Interagir os valores próprios de cada gênero para a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  1. Aula interativa e dialogada.
  2. Socialização das produções dos/as alunos/as.
  3. Uso da sala de vídeo.    

ATIVIDADE 1: Roda-viva   

Professor/a a finalidade dessa atividade é incentivar, em cada um, a auto-estima e os aspectos característicos de cada sexo. É um bom momento para os/as adolescentes refletirem sobre os mitos, preconceitos e estereótipos atribuídos ao gênero, buscando expandir a visão sobre o novo “papel” do homem e da mulher na sociedade.  

 Procedimentos:   

  • Reúna a turma em um grande círculo.
  • Proponha um debate sobre o tema “coisa de homem, coisa de mulher...”, tais como:
  • Homem deve ganhar mais?
  • Mulher tem sempre a obrigação de cuidar de casa?
  • Homem que é homem dança balé?
  • Mulheres devem receber salários menores do que os homens que ocupam cargos similares?
  • De quem é a responsabilidade na prevenção da gravidez, DST e AIDS?
  • De quem é a responsabilidade da ocorrência de uma gravidez na adolescência?                                                                                                                                                       

Estimule as atitudes de colaboração e não de competição.   

ATIVIDADE 2: Montando um quadro generificado das profissões  

 Material necessário para o desenvolvimento da atividade:

Canetas e/ou cartolinas;

Réguas

Sala ampla

Folhas xerocopiadas com as profissões Cartolinas ou papel pardo   

Objetivo(s) da atividade:

Discutir com os/as alunos/as os atributos que são socialmente produzidos para determinadas profissões, bem como desconstruir a ideia de que há profissões que são apenas para homens e outras que são apenas para mulheres.   

Professor/a elencamos algumas sugestões para a elaboração da folha que constará uma relação de profissões:

Advogado ·         Publicitário ·          Servente de pedreiro ·        Professor ·          Juiz ·          Sacerdote ·          Secretário ·          Telefonista ·         

Ajudante geral ·          Office Boy ·          Motoboy ·          Caixa de banco ·          Telefonista ·          Babá ·          Jogador de futebol ·         Trabalho doméstico ·       

Executivo, etc.   

O/a professor/a pedirá que a classe divida em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitará que cada grupo monte um cartaz a partir de uma folha xerocopiada com as profissões ditas masculinas e femininas, esta será entregue pelo(a) professor(a). Dessa forma, a atividade consiste na montagem de um quadro ou tabela, com duas colunas, contento profissões mais típicas de homens e de mulheres. Por exemplo:

                                                                             TABELA GENERIFICADA DAS PROFISSÕES

Profissões

MASCULINO

FEMININO

Depois da construção do quadro o/a professor solicitará que os grupos façam escrevam características fundamentais para que alguém exerça essa ao aquela profissão.

Exemplos: facilidade de comunicação, criatividade, organização, voz ativa, limpeza, rapidez, cuidado, etc.   

Após essas atividades o/a professor/a solicitará que cada grupo faça a exposição das construções. Tal exposição será feita oralmente e dialogada com os demais alunos/as e o/a professor/a.

A partir dessa exposição, o/a professor/a poderá questionar os/as alunos/as sobre os aspectos tratados em tal atividade. Dessa forma, promova um debate com a turma, tentando construir a ideia de que não há profissões para homens e mulheres, mas que há expectativas sociais para que algumas funções sejam desempenhadas por homens e outras pelas mulheres.

Lembre-se:  

Todos podem exercer todo tipo de atividade, na escola ou em casa, como cozinhar, fazer consertos mecânicos, jogar bola, costurar, servir a mesa, lavar a louça, limpar a cozinha, varrer a casa, trabalhar com ferramentas de marceneiro etc.

Professor/a não se esqueça de enfatizar o trabalho de babá, pois historicamente o cuidado com as crianças é destinado às mulheres, mas os homens também podem cuidar dos bebês. Nesse contexto, propomos a atividade a seguir.

Atividade 3: Paternidade: o que se espera de um pai? – (adaptado do livro “Salto para o futuro” – Educação para a igualdade de Gênero – veja bibliografia nos recursos complementares.  

 Professor/a para a realização dessa atividade faça a divisão da sala em 2 grupos, ou seja, um de meninos e um de meninas. Sendo assim, solicite que os grupos façam uma discussão a partir das questões propostas e logo após faça uma socialização (conversa dialogada) dos pontos de vista emergidos.   

Meninas   

  1. Imagine que vocês viessem a ser mãe agora, neste momento de sua vida. Faça uma lista das principais responsabilidades e compromissos diários que, na opinião do grupo, vocês teriam com relação ao seu filho.   
  2. Na opinião do grupo, que conseqüências essas responsabilidades e esses compromissos trariam para sua vida de adolescentes?   

Meninos   

  1. Imagine que vocês viessem a ser pai agora, neste momento de sua vida. Faça uma lista das principais responsabilidades e compromissos diários que, na opinião do grupo, vocês teriam com seu filho e com a mãe de seu filho.  
  2.  Na opinião do grupo, que conseqüências essas responsabilidades e esses compromissos trariam para sua vida adolescente?   

Atenção:   Professor/a durante a exposição das opiniões fará o papel de mediador, tentando fazer alguns questionamentos, tais como:   

  1. Somente as mães-adolescentes que precisam ter compromisso e obrigações?              
  2. Para os Meninos.Que pai vocês gostariam de ser?
  3. Para as meninas: A maternidade é um aprisionamento? Argumentem.
  4. A maternidade é a única possibilidade de completude das mulheres?
  5. Quais as dificuldades do exercício da maternidade na vida cotidiana nos dias atuais?
  6. Quais os impactos, na vida escolar, da gravidez na adolescência?   

O objetivo da atividade é promover uma reflexão sobre uma maternidade e uma paternidade responsável.  

APONTAMENTOS DE CONTRIBUIÇÕES DE OUTRAS ÁREAS DO SABER COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO NA QUALIFICAÇÃO DO DEBATE EM TORNO DA TEMÁTICA

Professor/a devido ao caráter envolvente e polêmico da temática, sugerimos a contribuição na qualificação do debate das disciplinas de História, Geografia, Educação Física e Educação Artística. Nesse contexto, é possível trabalhar a temática das relações de gênero (inter)relacionando as áreas do saber elencadas acima:

  1. É possível trabalhar as discriminações em Educação Artística, uma vez que os atributos relacionados à sensibilidade artística costumam ser associados ao feminino. No caso de dança (balé, especialmente), a discriminação dos meninos que se interessam por sua prática é muito evidente e merece ser debatida.
  2. Em Geografia, podem-se incluir as perspectivas de gênero no estudo dos movimentos migratórios, analisando os efeitos das migrações em arranjos familiares, ocupações profissionais e de espaços.
  3. E, ainda, em um projeto conjunto, um possível tema de estudo para História e Geografia é a história das mulheres, suas lutas pela conquista de direitos e as enormes diferenças que podem ser encontradas ainda hoje nas diversas partes do globo.
Recursos Complementares

Outras aulas publicadas no portal acerca de tal temática:

  • Mapeando gênero: construindo relações mais justas.
  • "Acorda Raimundo... Acorda": As transformações de "papéis" masculinos e femininos.
  • Relações de gênero: Algo natural ou construído?
  • Feminino? Masculino? Que pergunta é essa?
  • Rompendo as tradicionais fronteiras entre masculinidades e feminilidades, dentre outras.
Avaliação

Os/as alunos/as em grupo, de até 5 componentes, deverão organizar uma dramatização de cenas em que haja troca de “papéis” sexuais (homens representando papéis considerados femininos e vice-versa) e discussão e argumentação dos sentimentos experimentados. Professor/a é interessante deixar claro que a escola não deve ser um espaço hostil e de reprodução de comportamentos marcados pela discriminação.  

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