15/05/2010
CLAUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Atividade 1: Ao som da música “Sexo Frágil”
Professor/a o objetivo dessa atividade é integrar o grupo e sensibilizá-lo para as necessidades e mudanças nas relações de gênero (entre o masculino e o feminino) associadas aos processos de discriminação.
Material:
Aparelho de som;
Cópia da letra da música para todos;
CD com a música; Caso o/a professor/a não consiga um aparelho de som ou o CD com a música, poderá explorar o espaço do laboratório de informática. O vídeo com a música, bem como a letra estão disponíveis em: http://vagalume.uol.com.br/erasmo-carlos/mulher-sexo-fragil.html
Letra da música:
Compositores – Erasmo Carlos e Narinha
Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés
Processo:
Informe ao grupo que, inicialmente, ouvirão a referida música.
Distribua as cópias da letra e solicitem que escutem a música e que, concomitantemente leiam os versos.
Terminando a música, solicite que façam grupos de até 6 pessoas e que discutam quais as principais mensagens que foram abordadas pelo autor.
Ao final, solicite que os grupos façam a socialização das conclusões que construíram.
Professor/a elencamos alguns pontos para a discussão:
Fechamento: Professor/a: a conclusão dessa atividade deve apontar para a crítica de idéias e atitudes consideradas como naturais, de modo que os/as alunos/as percebam que a cultura é responsável pela construção das relações de gênero. A cultura possibilita a construção de estereótipos que se transformam em preconceitos e precisam ser questionados e combatidos. Exemplos de outras culturas ou uma abordagem histórica ajudam a mostrar que as relações de gênero são construídas culturalmente e, por isso, podem ser questionadas, modificadas e transformadas.
ATIVIDADE 2: Era uma vez outra Maria: questionando as relações de gênero
Professor/a para o início dessa atividade sugerimos a apresentação de uma parte do vídeo, com duração de 3 minutos e seis segundos, intitulado “Era uma vez outra Maria”, o qual está disponível nos links a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=YzikHycQcmE. . As imagens (1, 2 e 3) fazem parte de tal vídeo.
Imagem 1: Cena de abertura do vídeo
O vídeo foi produzido pelo PROMUNDO, esta é uma organização não-governamental (ONG) brasileira que busca promover a igualdade de gênero e o fim da violência contra mulheres, crianças e jovens. Fonte: http://www.promundo.org.br/o-promundo/apresentacao/
Imagem 2: Cena de abertura do vídeo
Sinopse do vídeo:
“Era uma vez outra Maria” é um vídeo educativo que apresenta experiências comuns a mulheres jovens e aborda assuntos como saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho. Pode ser usado com mulheres e homens jovens ou com profissionais de saúde e educação que buscam novas formas para discutir a saúde e autonomia das mulheres jovens. A parte do vídeo selecionado para exposição apresenta a história de Maria, uma menina como muitas outras, que começa a questionar as expectativas de como ela deve ou não deve ser. De lembranças da infância a sonhos para o futuro, faz-se uma reflexão sobre como as meninas são criadas e como isso influencia seus desejos, comportamentos e atitudes.
Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a deverá realizar uma discussão e reflexão com a turma a partir de alguns temas propostos pelo filme. Os/as alunos/as deverão socializar suas percepções. Algumas sugestões para discussão:
Imagem 3: Cena de abertura do vídeo
Tal atividade pretende dar subsídios para a criação de ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças.
ATIVIDADE 3: Ser homem? Ser mulher? Que pergunta é essa? – técnica extraída e adaptada do caderno Sexo sem Vergonha. São Paulo: ECOS, 2001.
O objetivo dessa atividade é discutir com os/as alunos a construção do conceito de gênero, entendendo o mesmo como uma construção social. Nesse contexto, tal atividade abordará as diferenças entre homens e mulheres, bem como as transformações destas diferenças em desigualdades.
Material:
Tiras de papel Canetas.
Fita Crepe
Desenvolvimento da atividade:
Sugira também que pensem nos brinquedos e brincadeiras que são dados para meninas e meninos diferentemente.
3. Quando todos tiverem terminando de escrever suas tiras, peça que duas pessoas venham até a frente, de preferência uma mulher e um homem, para servirem como modelos. Solicite que tragam suas tiras e fita crepe. Na falta de um dos sexos, solicite que uma das pessoas represente o sexo oposto.
4.Solicite que as meninas colem no homem (modelo) as tiras que escreveu sobre as características masculinas. Depois que tiver terminado peça que os meninos façam o mesmo com as que eles escreveram sobre a mulher, colocando-as na mulher á frente (modelo).
5.Quando todos tiveram terminado, peça que examinem como ficaram os modelos e que considerações e/ou conclusões é possível tirar do exercício.
6.Professor/a peça que os/as alunos façam um círculo para iniciarem um debate acerca da atividade.
Pontos para discussão:
APONTAMENTOS INTERDISCIPLINARES ACERCA DA TEMÁTICA - VEJA ABAIXO:
Dica interdisciplinar: Professor/a devido o caráter interdisciplinar da temática da aula, acreditamos que é possível um diálogo entre as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Artística e Ciências podem contribuir na qualificação do debate.
Dessa forma, apontamos algumas contribuições e (inter)relações entre áreas do saber com a temática relações de gênero, tais como:
• Em Língua Portuguesa e Literatura, as relações de gênero podem ser percebidas por meio da análise de personagens de textos literários e da descrição de suas características. Também é interessante discutir as próprias regras do idioma, que estabelecem, por exemplo, que o plural no masculino inclui as mulheres, mas o plural no feminino exclui os homens.
• É possível trabalhar as discriminações em Educação Artística, uma vez que os atributos relacionados à sensibilidade artística costumam ser associados ao feminino. No caso de dança (balé, especialmente), a discriminação dos meninos que se interessam por sua prática é muito evidente e merece ser debatida.
• Em Geografia, podem-se incluir as perspectivas de gênero no estudo dos movimentos migratórios, analisando os efeitos das migrações em arranjos familiares, ocupações profissionais e de espaços.
• E, ainda, em um projeto conjunto, um possível tema de estudo para História e Geografia é a história das mulheres, suas lutas pela conquista de direitos e as enormes diferenças que podem ser encontradas ainda hoje nas diversas partes do globo.
• Em Educação Física também podem persistir antigos estereótipos ligados ao gênero, como a separação rígida entre práticas esportivas e de lazer dirigidas a meninos e a meninas. (Sugestões interdisciplinares retiradas e adaptadas do texto de Yara Sayão e Silvio Duarte Bock, 2002), disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7&cd_area_atv=2
Professor/a dica de outras músicas que contemplam as relações de gênero:
Ela é bamba – Ana Carolina - http://letras.terra.com.br/ana-carolina/44122/
Meninos e Meninas – Legião Urbana - http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22503/
Masculino e Feminino – Pepeu Gomes - http://letras.terra.com.br/pepeu-gomes/128262/
Contribuições de outras aulas relacionadas com a temática, professor/a faça a consulta diretamento no portal do professor (MEC):
Sugestão de filme
Acorda Raimundo... Acorda!, de Alfredo Alves. Rio de Janeiro, 1990, 15 minutos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Rd6BiFzeaSM.
O filme retrata a seguinte problematização, e se as mulheres saíssem para o trabalho enquanto os homens cuidam dos afazeres domésticos? Essa é a história de Marta e Raimundo, uma família operária, seus conflitos, a violência familiar e o machismo vividos em um mundo onde tudo acontece ao contrário.
Relações de Gênero – SITE EDUCAREDE. Disponível em: http://www.educarede.org.br/
Sites para visitar:
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas.
Pensando nisso, seguem sugestões de alguns critérios que podem ser usados em sua avaliação:
• A contribuição individual e nas discussões coletivas.
• Envolvimento nas atividades necessárias.
• Auto-avaliação com seriedade no tratamento das questões abordadas.
• A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para que suas aulas alcancem sempre objetivos pretendidos.
Quatro estrelas 3 classificações
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15/04/2011
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, as mesmas contribuirão para um trabalho mais esclarecedor na busca da conscientização e respeito a individualidade.
09/12/2010
Cinco estrelasÉ uma aula bastante interesante, muito criativa e provocativa.
19/05/2010
Cinco estrelasperfeita sua aula, bem como as outras sobre essa temática, tenho tentado trabalhar com as questões relativas ás relações de gênero em minhas aulas e é sempre muito bom ter outras ações inspiradoras. Uma problemática tem me chamada muito atenção e precisamos agir rápido que é sobre a violência contra a mulher, é incrível a mentalidade q ainda perdura no imáginário das turmas. forte abraço