Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Batimento sonoro

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber o fenômeno de batimento sonoro graficamente e conhecer situações onde ele ocorre.
Duração das atividades
1 a 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Ter claro os conceito abordados nas aulas:
Ondas - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1197 e Ondas sonoras - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=591, produzidas pelo Prof. Arnoldo Brasílio.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1943/imagens/problematizacao.gif

Professor, antes de iniciar a aula assita o trecho do filme "O Som do Coração" com os alunos.

 

 Quando a personagem começa a perceber e ajustar o som do instrumento ele está aplicando o fenômeno conhecido por batimento sonoro.

Vamos conhecer mais sobre o assunto?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1943/imagens/instrumentalizacao.gif

No canto das cigarras, no uso de diapasões e no afinar de instrumentos podemos encontrar, sentir e realizar batimentos sonoros, e as primeiras observações de batimento sonoro envolviam estes elementos. Contudo, hoje, com o avanço das pesquisas em eletrônica, podemos observar e criar tal fenômeno, utilizando um gerador de frequências.

Com um gerador de frequência, podemos escolher duas freqüências originais, bem como, alterar o volume onoro de cada onda, que poderá ser executada individualmente ou na produção do batimento, em superposição.

Mas o que é batimento sonoro?

Podemos definir como a superposição de dois sons harmônicos de freqüências ligeiramente diferentes. Vamos aprender mais sobre o tema.

No laboratório de informática...

Oriente aos alunos antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?

  • Solicite aos alunos que façam a leitura das telas de texto do recurso a seguir:

Batimento sonoro

  • Após realizarem a leitura, peça para que realizem um breve experimento sobre batimentos sonoros, na seguinte tela:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1943/imagens/batimento.jpg

Obs: O volume pode ser alterado no botão marcado em vermelho e a frequência de uma das ondas nas setas marcadas em laranja.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1943/imagens/atividade.png

 Se desejar complementar o estudo do tema, baixe o software Interferência e solicite que os alunos realizem as atividades disponíveis, na página do CEFET da Bahia, http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge2/superposicao.html#batimento.

  • Atividade 01 - Veja e Ouça, disponível em: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge2/batimento/batimento.html
  • Atividade 02 - Crie, Veja e Ouça, disponível em: //www.cefetba.br/fisica/NFL/fge2/praticas/batimentoCoolEdit.html

 

Obs. Para realizar a atividade 02, será necessário baixar o software Cool Edit, disponível, para Windows em: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/ftp/C96setup.exe

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Batimento sonoro Animação/simulação
Recursos Complementares
- Artigo: Um software para experimento sobre batimento de ondas sonoras. Disponível em: http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-1/artpdf/a5.pdf

- Filme: O Som do Coração. Saiba mais em: http://www.adorocinema.com.br/filmes/som-do-coracao/som-do-coracao.asp

- Software: Interferência. Disponível em: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge2/batimento/INTERFE1.exe

- Software: Cool Edit . Disponível em: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/ftp/C96setup.exe
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.