Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O pó de pirlimpimpim e a viagem ao mundo das palavras - Associação das palavras

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características e hábitos dos personagens do Sítio. 

Aperfeiçoar o processo de desenvolvimento da escrita.  

Enriquecer o vocabulário, realizando associações entre as palavras e seus significados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente uma aventura do Sítio do Picapau Amarelo em D.V.D. ou conte uma história do Sítio.

Monte, no lado de fora de uma caixa de papelão grande, o desenho do Sítio do Picapau Amarelo. Coloque dentro dela os livros de Monteiro Lobato.  

Convide as crianças a “entrarem’ no Sítio, abrindo a caixa, e deixe elas manusearem os livros.

Converse sobre o autor da história e apresente uma breve biografia de Monteiro Lobato para a turma.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo  

Atividade 2

Solicite que as crianças elejam a sua personagem preferido. Organize um gráfico com as personagens escolhidas pela turma.

Com a turma dividida em grupos, confeccione bonecos das personagens mais votadas, utilizando retalhos, lantejoulas, papéis...

Depois, peça para as crianças destacarem as características das personagens escolhidas por eles.

Distribua dois cartões e peça que escrevam a característica que se destaca na sua personagem escolhida.

O professor poderá ajudar as crianças na construção da sua escrita.

Depois, peça que a turma também escreva no outro cartão, uma das suas próprias características da mesma maneira que fizeram com a personagem de Lobato.

Faça uma brincadeira de adivinhação onde os cartões sejam trocados entre as crianças.

Cada aluno deverá ler as qualidades apontadas e identificar a quem pertence aquele cartão. Caso tenha dificuldades, a turma e o professor poderão ajudar.

Atividade 3

Distribua para cada criança, dois cartões: um com os nomes dos personagens de Lobato e outro com o nome de cada criança.

Monte um painel para que as crianças possam fixar esses nomes. Sugiro que ele seja de feltro e os cartões dos nomes com lixa na parte de trás para prender no painel.

Explique para as crianças que elas deverão fixar primeiro os nomes das personagens e, depois, os próprios nomes logo abaixo do cartão da personagem do Sítio que começa com a mesma letra. Exemplo: Cuca

              Carolina

As crianças que não conseguirem participar desse critério da brincadeira deverão colocar seu nome perto da personagem com o número de letras correspondentes.

Exemplo: Emília

              Sandra (5 letras)

Caso nenhum aluno se encaixe em nenhum dos painéis, busque alternativas junto com a turma.

Atividade 4

Brinque com as crianças de “Dança das cadeiras no Sítio”.

A brincadeira segue as mesmas regras da dança das cadeiras. Cada criança senta numa cadeira quando a música parar.

Nesta brincadeira, a diferença é que todas as crianças terão cadeiras para sentar. Utilize as músicas do Sítio do Picapau Amarelo.

A cada rodada, o professor escolhe cinco crianças para dizer, cada uma, uma palavra cuja inicial seja a mesma do nome da personagem que estiver em sua cadeira.

Exemplo: Narizinho – navio

As palavras não poderão se repetir.

A criança que não conseguir responder o desafio irá escolher os amigos da próxima rodada.

Ganha quem conseguir completar os desafios das rodadas e chegar até o final.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar se o aluno percebeu as características das personagens e a relação dos nomes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.