12/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Identificar características e hábitos dos personagens do Sítio.
Aperfeiçoar o processo de desenvolvimento da escrita.
Enriquecer o vocabulário, realizando associações entre as palavras e seus significados.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1
Apresente uma aventura do Sítio do Picapau Amarelo em D.V.D. ou conte uma história do Sítio.
Monte, no lado de fora de uma caixa de papelão grande, o desenho do Sítio do Picapau Amarelo. Coloque dentro dela os livros de Monteiro Lobato.
Convide as crianças a “entrarem’ no Sítio, abrindo a caixa, e deixe elas manusearem os livros.
Converse sobre o autor da história e apresente uma breve biografia de Monteiro Lobato para a turma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo
Atividade 2
Solicite que as crianças elejam a sua personagem preferido. Organize um gráfico com as personagens escolhidas pela turma.
Com a turma dividida em grupos, confeccione bonecos das personagens mais votadas, utilizando retalhos, lantejoulas, papéis...
Depois, peça para as crianças destacarem as características das personagens escolhidas por eles.
Distribua dois cartões e peça que escrevam a característica que se destaca na sua personagem escolhida.
O professor poderá ajudar as crianças na construção da sua escrita.
Depois, peça que a turma também escreva no outro cartão, uma das suas próprias características da mesma maneira que fizeram com a personagem de Lobato.
Faça uma brincadeira de adivinhação onde os cartões sejam trocados entre as crianças.
Cada aluno deverá ler as qualidades apontadas e identificar a quem pertence aquele cartão. Caso tenha dificuldades, a turma e o professor poderão ajudar.
Atividade 3
Distribua para cada criança, dois cartões: um com os nomes dos personagens de Lobato e outro com o nome de cada criança.
Monte um painel para que as crianças possam fixar esses nomes. Sugiro que ele seja de feltro e os cartões dos nomes com lixa na parte de trás para prender no painel.
Explique para as crianças que elas deverão fixar primeiro os nomes das personagens e, depois, os próprios nomes logo abaixo do cartão da personagem do Sítio que começa com a mesma letra. Exemplo: Cuca
Carolina
As crianças que não conseguirem participar desse critério da brincadeira deverão colocar seu nome perto da personagem com o número de letras correspondentes.
Exemplo: Emília
Sandra (5 letras)
Caso nenhum aluno se encaixe em nenhum dos painéis, busque alternativas junto com a turma.
Atividade 4
Brinque com as crianças de “Dança das cadeiras no Sítio”.
A brincadeira segue as mesmas regras da dança das cadeiras. Cada criança senta numa cadeira quando a música parar.
Nesta brincadeira, a diferença é que todas as crianças terão cadeiras para sentar. Utilize as músicas do Sítio do Picapau Amarelo.
A cada rodada, o professor escolhe cinco crianças para dizer, cada uma, uma palavra cuja inicial seja a mesma do nome da personagem que estiver em sua cadeira.
Exemplo: Narizinho – navio
As palavras não poderão se repetir.
A criança que não conseguir responder o desafio irá escolher os amigos da próxima rodada.
Ganha quem conseguir completar os desafios das rodadas e chegar até o final.
O professor poderá avaliar se o aluno percebeu as características das personagens e a relação dos nomes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!