Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos

 

22/02/2011

Autor e Coautor(es)
Sandra Maria Rocha de Arruda
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.  

Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.  

Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Conte a história “Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.

 Livro Bom dia, todas as cores!

Sinopse:

Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm

Faça a interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema apresentado e a solução encontrada.

Divida a turma em grupos e apresente diferentes frases da história contada com os verbos destacados em cada uma delas.

Camaleão acordou de bom humor.

Amanheceu rapidamente na floresta.

O sapo é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.

Camaleão ficou muito feliz com a sua cor.

Explore as palavras destacadas em cada uma das frases, perguntando às crianças:

  1. Em qual das situações, a palavra destacada na frase indica uma ação?
  2. Em qual das frases, a palavra em destaque indica um estado, uma condição do sujeito?
  3. Em qual das frases, a palavra destacada expressa uma mudança de estado, uma alteração no comportamento?
  4. Em qual delas, a palavra destacada indica um fenômeno da natureza?

 

Converse com as crianças sobre o que entendem por verbo e registre suas conclusões no caderno.

Exemplo:

As palavras destacadas nas frases são verbos. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.

Atividade 2

Espalhe pelo pátio cartões com verbos em diferentes tempos e desafie as crianças a encontrá-los.

Depois, apresente a brincadeira. As crianças deverão formar grupos com os verbos encontrados, utilizando os seguintes critérios:

  1. Verbos que transmitem a ideia de algo que já aconteceu.
  2. Verbos que sugerem a ideia de algo que está acontecendo no momento.
  3. Verbos que transmitem a ideia de algo que ainda acontecerá.

 

Professor, você deverá conferir se está correta a relação entre os cartões e seus grupos e avisar que eles precisam ficar juntos.

As crianças devem inferir como é formado o grupo, analisando o que já descobriram.

A brincadeira termina quando todos localizarem o seu grupo.

Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual o raciocínio que estabeleceram para encontrar o seu grupo.

Explore com as crianças que os verbos apresentados se referem à ontem, hoje e amanhã.

Apresente cartões coloridos com as palavras: passado ou pretérito, presente e futuro. Desafie a turma a identificar o cartão referente ao seu grupo de verbos.

Atividade 3

Apresente a música “O Camaleão” de Paulo Tatit e Zé Tatit.

Cd Ruth Rocha

C.D. Mil Pássaros - Faixa 8

 

Um camaleão rosa choque

Ou rosa grená

Despertou numa manhã tão cheia

De cores no ar

Deu bom dia pra violeta

Roxa e lilás

Lavou o seu rosto no orvalho

Verde a brilhar

 

-Eu visto a cor que eu quero

- Se há sol eu sou amarelo

 

Subiu pelos galhos da figueira

E ficou marrom

Encontrou o vagalume aceso

E virou neon

Quando ouviu o sabiá cantando

Já mudou de tom

Qualquer cor que pinte pela frente

Ele acha bom

Distribua a letra da música para as crianças e pergunte:

  1. Em que tempo verbal está escrita a música?
  2. Se a informação se referisse ao passado, como estaria escrita? Reescreva a música, alterando o que for necessário.
  3. Agora, reescreva esta música no tempo futuro.
  4. Pinte, na frase que foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.

 

Registre as descobertas feitas pelas crianças.

Exemplo:

Os verbos podem apresentar flexão de tempo: passado ou pretérito, futuro e presente.

As ações que já ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no tempo presente.

       Professor, o uso do livro “Bom dia, todas as cores!” é uma sugestão de escolha individual. Use a história de sua escolha e adapte esta aula.

 

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie se os alunos perceberam que o verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza e se identificaram o tempo verbal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • damasio, adorei , Pará - disse:
    damasiosaraiva@gmail.com

    24/10/2013

    Cinco estrelas

    adorei ! muito legal!


  • Denise Alonso, Álvaro de Melo , Goiás - disse:
    denisealonsomello@gmail.com

    30/08/2012

    Cinco estrelas

    É fantástico instigar o aluno a aprender com gosto e de forma lúdica. Fantástico também é ter acesso a essas ideias de aulas com essa didática, de respeito ao aluno e ao professor.


  • marcia, interior , Bahia - disse:
    marciamacedorso@gmail.com

    01/10/2011

    Uma estrela

    não gostei por que é muito vago. preciso de mais precisão por é para crianças do interior.


  • beatriz sobrinho teixeira, Sierra Leone - disse:
    bybi57@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    eu tenho todos so livros da ruth rocha é muito legal


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.