22/02/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.
Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.
Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Conte a história “Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.
Sinopse:
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm
Faça a interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema apresentado e a solução encontrada.
Divida a turma em grupos e apresente diferentes frases da história contada com os verbos destacados em cada uma delas.
Camaleão acordou de bom humor.
Amanheceu rapidamente na floresta.
O sapo é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Camaleão ficou muito feliz com a sua cor.
Explore as palavras destacadas em cada uma das frases, perguntando às crianças:
Converse com as crianças sobre o que entendem por verbo e registre suas conclusões no caderno.
Exemplo:
As palavras destacadas nas frases são verbos. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.
Atividade 2
Espalhe pelo pátio cartões com verbos em diferentes tempos e desafie as crianças a encontrá-los.
Depois, apresente a brincadeira. As crianças deverão formar grupos com os verbos encontrados, utilizando os seguintes critérios:
Professor, você deverá conferir se está correta a relação entre os cartões e seus grupos e avisar que eles precisam ficar juntos.
As crianças devem inferir como é formado o grupo, analisando o que já descobriram.
A brincadeira termina quando todos localizarem o seu grupo.
Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual o raciocínio que estabeleceram para encontrar o seu grupo.
Explore com as crianças que os verbos apresentados se referem à ontem, hoje e amanhã.
Apresente cartões coloridos com as palavras: passado ou pretérito, presente e futuro. Desafie a turma a identificar o cartão referente ao seu grupo de verbos.
Atividade 3
Apresente a música “O Camaleão” de Paulo Tatit e Zé Tatit.
C.D. Mil Pássaros - Faixa 8
Um camaleão rosa choque
Ou rosa grená
Despertou numa manhã tão cheia
De cores no ar
Deu bom dia pra violeta
Roxa e lilás
Lavou o seu rosto no orvalho
Verde a brilhar
-Eu visto a cor que eu quero
- Se há sol eu sou amarelo
Subiu pelos galhos da figueira
E ficou marrom
Encontrou o vagalume aceso
E virou neon
Quando ouviu o sabiá cantando
Já mudou de tom
Qualquer cor que pinte pela frente
Ele acha bom
Distribua a letra da música para as crianças e pergunte:
Registre as descobertas feitas pelas crianças.
Exemplo:
Os verbos podem apresentar flexão de tempo: passado ou pretérito, futuro e presente.
As ações que já ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no tempo presente.
Professor, o uso do livro “Bom dia, todas as cores!” é uma sugestão de escolha individual. Use a história de sua escolha e adapte esta aula.
Livro: Bom dia, todas as cores! - Ruth Rocha
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm
C.D. Mil Pássaros - Palavra Cantada
Avalie se os alunos perceberam que o verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza e se identificaram o tempo verbal.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/10/2013
Cinco estrelasadorei ! muito legal!
30/08/2012
Cinco estrelasÉ fantástico instigar o aluno a aprender com gosto e de forma lúdica. Fantástico também é ter acesso a essas ideias de aulas com essa didática, de respeito ao aluno e ao professor.
01/10/2011
Uma estrelanão gostei por que é muito vago. preciso de mais precisão por é para crianças do interior.
21/03/2011
Cinco estrelaseu tenho todos so livros da ruth rocha é muito legal