Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o tato no ser humano: a pele, cuidados e funções

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    * Entender mais sobre o corpo humano através de brincadeiras relacionadas.

    * Participar ativamente de atividades práticas que comprovem que o sentido do tato acontece em todos os pontos do corpo humano.

    *  Reconhecer a pele como o órgão do tato.

    *  Usar textos expositivos ou outros recursos disponíveis como instrumentos de informações e de ampliação dos conhecimentos.

    * Utilizar hábitos de higiene e cuidados especiais para com a pele.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   O aluno deverá ter conhecimento dos outros sentidos do corpo humano e seus órgãos: olfato, paladar, visão e audição.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

Experimentando o sentido do tato: Joguinhos dos sentidos

 a) Brincando de cabra-cega    

     A professora vendará os olhos de um aluno. Depois chamará um outro sem vendas nos olhos. O aluno de olhos vendados deverá descobrir, pelo tato, qual é o (a) colega  que está tateando.

     A brincadeira poderá ser repetida várias vezes, de acordo com o interesse demonstrado pelos alunos.

b) Pescando no balde

    A professora providenciará um balde com água e mergulhará nele vários objetos sem o conhecimento prévio dos alunos. Os alunos que participarem da brincadeira deverão estar com os olhos vendados. Eles mergulharão as mãos na água e tentarão adivinhar dois objetos que estiverem lá, usando apenas o tato.

 c) O tato acontece no corpo inteiro!

     Um aluno ficará de olhos vendados. Outro colega deverá tocá-lo levemente com a ponta de um lápis em diferentes partes do corpo. O aluno de olhos vendados irá dizendo que ponto do corpo foi tocado: o braço, o joelho, a cabeça, a mão, o cotovelo, a cabeça, etc.

     A professora poderá trocar os jogadores e repetir o jogo algumas vezes.

     Terminado o jogo, a professora refletirá com os alunos como foi que os colegas, de olhos vendados, identificaram os pontos tocados. Certamente que os alunos responderão que foi usado o sentido do tato.

2ª etapa

 Aprendendo com os textos expositivos:

 a) Distribuição aos alunos do seguinte texto:

http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/5sentidos    

  b) Leitura silenciosa do texto.

  c) Leitura oral do texto:

      A professora promoverá com os alunos uma leitura oral que poderá ser dividida entre eles por parágrafos, frases ou outra estratégia.

3ª etapa

Joguinho de interpretação do texto

  a)     As professora formará duplas com os alunos, entregando a cada dupla um cartão contendo uma questão sobre o tema estudado: o tato.

          As duplas descobrirão as respostas para as questões contidas em seu cartão. Depois,  lerão as perguntas e as respostas à frente da classe, compartilhando os conhecimentos com os  colegas.

         

  •  Você já tocou coisas ásperas? Quais?
  •   Diga o nome de alguma coisa viscosa.
  •   Qual é o órgão do tato?
  •   Qual é o maior órgão do corpo humano?  
  •  “O tato só acontece nas mãos”. Certo ou errado? Por quê?    
  •   Quem leva a mensagem que a pele recebe para o cérebro?
  •   Como os cegos conseguem ler?     
  •   O que é o alfabeto Braille?   
  •   O tato é importante? Por quê?    
  •   Além do tato, quais são os outros sentidos do corpo humano?
  •   Como você consegue sentir que as coisas são frias ou quentes?
  •   Cite três coisas duras que você já tocou..       
  •   Diga três coisas fofas que você conhece.

4ª etapa

Cuidando da nossa pele

 a) A professora promoverá uma discussão com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com a pele, deixando-os falar livremente e oportunizando exteriorizarem suas experiências. Deverão surgir as seguintes ideias:

    * Evitar sol excessivo.

    * Usar protetor solar.

     * Não usar produtos de beleza ou de higiene desconhecidos.

     * Proteger os machucados com curativos.

     * Usar cremes hidratantes para evitar a desidratação da pele.

     *  Evitar tomar banhos muito quentes.

     * Tomar banhos diários.

     *  Manter a pele bem seca, principalmente entre os dedos dos pés para evitar frieiras.

 b) Todas essas opiniões emitidas pelos alunos serão registradas no caderno de Ciências.  

     Um aluno será escolhido para copiá-las em uma folha e ilustrá-las. Esse trabalho será exposto no mural para trazer sempre à memória dos alunos ideias tão importantes.

 4ª etapa

Identificando os sentidos

a)    A professora distribuirá aos alunos as duas folhas.

       Folha 1

       Esta folha será dividida igualmente em 5 campos, cada um com o nome de um sentido:

       VISÃO   -   AUDIÇÃO  - TATO   -  PALADAR   -  OLFATO

        Folha 2

        Está folha será feita de papel colorido. Ela conterá 20 fichinhas com sensações:

 Um perfume de flor      Um música alta            O frio                             A maçã docinha

 O escuro                     Um cheiro de tinta        Um barulho de chuva       O pelo fofinho do gato

 Um bolo gostoso          Lindas flores                A claridade do sol            Os gritos das crianças no recreio

 O calor da xícara         O limão azedo              Uma toalha macia             Um perfume de Comfort

 O som de buzina          Uma carne salgada       Um cheirinho de café        A cor azul

 b)    Os alunos deverão recortar as fichinhas contendo sensações e colá-las corretamente no espaço do sentido que as percebe.

 c)    A professora irá corrigindo os trabalhos à medida que eles vão sendo realizados.

 d)   Os trabalhos serão expostos no mural para que os alunos se sintam valorizados por tê-los realizado.

Recursos Complementares

        A professora poderá apresentar aos alunos no data show ou retroprojetor a figura de uma cabeça humana, com as diferentes áreas do cérebro onde são processadas as sensações captadas pelos órgãos dos sentidos. Ver link abaixo:

      http://www.afh.bio.br/sentidos/img/sentidos%20geral.gif

Avaliação

      A professora observará pontualmente seus alunos na realização das atividades, avaliando se eles se sentiram motivados  com o assunto, se usaram o texto expositivo com eficiência, retirando as informações desejadas, se ampliaram seus conhecimentos sobre os sentidos do corpo humano, se participaram ativamente das discussões, se demonstraram interesse em adotar hábitos de higiene e cuidado para com a pele.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.