Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o livro de Literatura Infantil:Tonico, o bode diferente

 

09/06/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

ANDRÉA VASSALLO FAGUNDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  •  Promover um contato prazeroso aluno/livro, com vistas à formação do leitor..
  •  Utilizar o tema do livro como motivo para discussão e reflexão sobre as diferenças individuais.
  •  Realizar atividades de escrita a partir de situações sugestivas criadas pela história. 
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (APROXIMADAMENTE)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

     JUSTIFICATIVA             

     A Literatura Infantil é uma forte aliada do professor na formação do público leitor, através da construção do gosto pela leitura.  Os trabalhos com livros de histórias podem se tornar momentos de grande prazer para os alunos, levando-os a estabelecerem conexões afetivas com os livros.       

     Assim, a leitura inicial poderá, também, suscitar inúmeras atividades de linguagem, levando o aluno ao seu crescimento enquanto leitor e escritor. A partir da história lida, o professor poderá planejar ricas situações de linguagem oral e escrita, envolvendo os alunos de maneira prazerosa, contextualizada, motivando-os para  projetos linguísticos cheios de significados.  Dependendo da criatividade do professor  e do envolvimento da turma, poderão surgir situações de linguagem oral como jograis, dramatizações, debates, jornais televisivos, entrevistas, etc. Os livros também poderão oportunizar a realização de atividades  de escrita como as paráfrases reprodutivas e criativas, a criação de finais ou inícios diferentes para uma mesma história, a produção autônoma de textos, levando os alunos a exercitarem a imaginação e a fantasia.

      Os livros de literatura representarão também, para o aluno, textos modelares que certamente os levarão à construção de textos melhores do ponto de vista da ortografia, da morfologia e da sintaxe, além de fornecer-lhes mais idéias para criarem seus próprios textos.

   ATIVIDADES

   1ª etapa

    a) Os alunos poderão sentar-se em um círculo no chão, em cadeiras dispostas em círculo ou, se a escola dispuser de um espaço especial, a professora poderá utilizá-lo para este momento de leitura: (Oficina Literária, biblioteca ou outro )

    b)    A professora distribuirá fichas coloridas, atrativas, contendo diferentes nomes de animais: um nome para a ficha  de cada aluno.

    c)    Ela pedirá que cada um leia o nome do seu animal e o conserve em  segredo. Ela lerá para os alunos que ainda não tiverem alfabetizados. Na aula em questão, os bichinhos distribuídos são:     

  

               d)  Cada aluno lerá para os colegas o nome do animal escrito em sua ficha. Depois a professora explicará o joguinho: um livrinho de história será distribuído para as crianças. Quem estiver com a ficha que contiver o nome do protagonista da história, vai ganhar um prêmio. (Um lápis, uma borracha colorida, ou mesmo uma salva de palmas.)

     e)    Nesse momento, os alunos já estarão muito motivados para a leitura e a descoberta do protagonista. Então farão uma primeira leitura que será silenciosa. Após a descoberta do protagonista da história,  a professora premiará o ganhador.   

     2ª etapa

    Trabalhando a oralidade:

 

http://1.bp.blogspot.com/_b5sqITo-HME/SaaZLcl_-3I/AAAAAAAAAEg/nFHZ6S-l4jo/s400/livro_didatico.jpg   

   * Leitura oral: a professora promoverá um momento solene para a leitura oral. Esta poderá acontecer à frente da sala ou, se a escola dispuser de um palco, melhor ainda. O grupo de alunos se apresentará de uma vez, sendo que cada aluno lerá uma página do livro. A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente, etc. Os alunos que ainda não souberem ler poderão receber uma página com pouco texto. A professora lerá para ele decorar e, assim, se apresentar sem constrangimento.      

    

 * Dramatização: Uns três alunos serão escolhidos para serem os narradores da história. Outros serão seu Juca, o dono do circo e o bode Tonico.     

     Desta vez, a história será contada livremente pelos narradores e os personagens representarão à vontade. Os expectadores se divertem muito com essa atividade e também vão aprendendo, através da observação, a enfrentar situações de linguagem oral.

     3ª etapa

     a) Os alunos, juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referência bibliográfica do mesmo:

     Título do livro: Tonico, o bode diferente

     Nome do autor(a): Solange Avelar Fonseca Gontijo

     Nome do ilustrador: Marilda Castanha

     Nome da editora: Miguilim

     b)Registro dessas informações no caderno.    

  http://www.jacotei.com.br/tonico-o-bode-diferente-gontijo-solange-avelar-fonseca-8504006913.html?ordenarpor=3 

  4ª etapa

     a)    Trabalhando a escrita:         

     As crianças reproduzirão, usando suas palavras, a história que leram e viram ser dramatizada. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.

     A professora fará a correção individual nos cadernos dos alunos, escrevendo frases que os motivem para novas tentativas de produção de textos.  

       Texto de aluna:

       O bode artista

       Vocês conhecem bode? Eu não conheço, mas as pessoas dizem que é um bicho muito fedorento!

        Na floresta, havia um bode chamado Tonico. O bode Tonico, além de ter mau cheiro, era diferente dos outros. Sabe por quê? Ele tinha uma barbicha comprida e anelada. Até parecia cabelo de gente!

       Ele vivia muito triste porque todos riam dele.  Mas um dia, ele foi para o circo e ficou muito famoso.Todos queriam conhecer o bode diferente.

      Agora, os outros bichos pedem até autógrafo para ele!

Recursos Complementares
Avaliação

     AVALIAÇÃO

      Durante todas as atividades a professora auxiliará seus alunos e avaliará:    

      Quanto à leitura se : * Leram com interesse;                                 

                                       * Compreenderam a história;                       

                                       * Apresentaram-se com desenvoltura na leitura oral e na dramatização;               

                                       * Identificaram os sujeitos envolvidos na produção do livro;        

     Quanto à escrita:

                                      * Escreveram com coesão e coerência;                        

                                      * Fizeram o trabalho com entusiasmo; 

                                      * Sentiram-se encorajados para testar suas hipóteses de escrita.                                        

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kênnia Beatriz Santos Gaspar, E. M. Joaquim de Ávila Neto , Minas Gerais - disse:
    kenniabiaprofessora@yahoo.com.br

    11/02/2013

    Cinco estrelas

    Olá, gostei muito da sua aula. Vou aproveitar nas minhas aula de biblioteca e literatura. Abraços e parabéns.


  • joana, Secretaria de Educação , Pernambuco - disse:
    j.vandalima@hotmail.com

    21/05/2012

    Cinco estrelas

    A aula está muito bem elaborada. Parabéns!


  • Solange Avelar Fonseca, Autora do livro , Minas Gerais - disse:
    solavelar@yahoo.com.br

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Fiquei feliz em ver que trabalharam com esse meu "filho",o Tonico! Obrigada. Quando eu for à sua cidade,gostaria de conhecê-los! Beijo, Solange


  • maria das dores da silva olliveira, Escola Mul. Antonio Mariano Siqueira , Pernambuco - disse:
    doracoordenadora@hotmail.com

    04/04/2012

    Cinco estrelas

    Sou Coordenadora Pedagógica e adorei as dicas de estratégias para trabalhar o livro paradidático;estou desenvolvendo um projeto leitura na escola qual trabalho, sou fascinada por livros e incentivo aos professores a ler e formar alunos leitores, desde o ano passado venho pedindo ao prefeito a construção de uma biblioteca para a escola, mas infelizmente usamos uma sala pequena como espaço de leitura, mesmo assim continuo na esperança de um dia realizar meu sonho e poder servi aos alunos e todos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.