09/06/2010
ANDRÉA VASSALLO FAGUNDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Objetivos:
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
JUSTIFICATIVA
A Literatura Infantil é uma forte aliada do professor na formação do público leitor, através da construção do gosto pela leitura. Os trabalhos com livros de histórias podem se tornar momentos de grande prazer para os alunos, levando-os a estabelecerem conexões afetivas com os livros.
Assim, a leitura inicial poderá, também, suscitar inúmeras atividades de linguagem, levando o aluno ao seu crescimento enquanto leitor e escritor. A partir da história lida, o professor poderá planejar ricas situações de linguagem oral e escrita, envolvendo os alunos de maneira prazerosa, contextualizada, motivando-os para projetos linguísticos cheios de significados. Dependendo da criatividade do professor e do envolvimento da turma, poderão surgir situações de linguagem oral como jograis, dramatizações, debates, jornais televisivos, entrevistas, etc. Os livros também poderão oportunizar a realização de atividades de escrita como as paráfrases reprodutivas e criativas, a criação de finais ou inícios diferentes para uma mesma história, a produção autônoma de textos, levando os alunos a exercitarem a imaginação e a fantasia.
Os livros de literatura representarão também, para o aluno, textos modelares que certamente os levarão à construção de textos melhores do ponto de vista da ortografia, da morfologia e da sintaxe, além de fornecer-lhes mais idéias para criarem seus próprios textos.
ATIVIDADES
1ª etapa
a) Os alunos poderão sentar-se em um círculo no chão, em cadeiras dispostas em círculo ou, se a escola dispuser de um espaço especial, a professora poderá utilizá-lo para este momento de leitura: (Oficina Literária, biblioteca ou outro )
b) A professora distribuirá fichas coloridas, atrativas, contendo diferentes nomes de animais: um nome para a ficha de cada aluno.
c) Ela pedirá que cada um leia o nome do seu animal e o conserve em segredo. Ela lerá para os alunos que ainda não tiverem alfabetizados. Na aula em questão, os bichinhos distribuídos são:
d) Cada aluno lerá para os colegas o nome do animal escrito em sua ficha. Depois a professora explicará o joguinho: um livrinho de história será distribuído para as crianças. Quem estiver com a ficha que contiver o nome do protagonista da história, vai ganhar um prêmio. (Um lápis, uma borracha colorida, ou mesmo uma salva de palmas.)
e) Nesse momento, os alunos já estarão muito motivados para a leitura e a descoberta do protagonista. Então farão uma primeira leitura que será silenciosa. Após a descoberta do protagonista da história, a professora premiará o ganhador.
2ª etapa
Trabalhando a oralidade:
http://1.bp.blogspot.com/_b5sqITo-HME/SaaZLcl_-3I/AAAAAAAAAEg/nFHZ6S-l4jo/s400/livro_didatico.jpg
* Leitura oral: a professora promoverá um momento solene para a leitura oral. Esta poderá acontecer à frente da sala ou, se a escola dispuser de um palco, melhor ainda. O grupo de alunos se apresentará de uma vez, sendo que cada aluno lerá uma página do livro. A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente, etc. Os alunos que ainda não souberem ler poderão receber uma página com pouco texto. A professora lerá para ele decorar e, assim, se apresentar sem constrangimento.
* Dramatização: Uns três alunos serão escolhidos para serem os narradores da história. Outros serão seu Juca, o dono do circo e o bode Tonico.
Desta vez, a história será contada livremente pelos narradores e os personagens representarão à vontade. Os expectadores se divertem muito com essa atividade e também vão aprendendo, através da observação, a enfrentar situações de linguagem oral.
3ª etapa
a) Os alunos, juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referência bibliográfica do mesmo:
Título do livro: Tonico, o bode diferente
Nome do autor(a): Solange Avelar Fonseca Gontijo
Nome do ilustrador: Marilda Castanha
Nome da editora: Miguilim
b)Registro dessas informações no caderno.
4ª etapa
a) Trabalhando a escrita:
As crianças reproduzirão, usando suas palavras, a história que leram e viram ser dramatizada. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.
A professora fará a correção individual nos cadernos dos alunos, escrevendo frases que os motivem para novas tentativas de produção de textos.
Texto de aluna:
O bode artista
Vocês conhecem bode? Eu não conheço, mas as pessoas dizem que é um bicho muito fedorento!
Na floresta, havia um bode chamado Tonico. O bode Tonico, além de ter mau cheiro, era diferente dos outros. Sabe por quê? Ele tinha uma barbicha comprida e anelada. Até parecia cabelo de gente!
Ele vivia muito triste porque todos riam dele. Mas um dia, ele foi para o circo e ficou muito famoso.Todos queriam conhecer o bode diferente.
Agora, os outros bichos pedem até autógrafo para ele!
AVALIAÇÃO
Durante todas as atividades a professora auxiliará seus alunos e avaliará:
Quanto à leitura se : * Leram com interesse;
* Compreenderam a história;
* Apresentaram-se com desenvoltura na leitura oral e na dramatização;
* Identificaram os sujeitos envolvidos na produção do livro;
Quanto à escrita:
* Escreveram com coesão e coerência;
* Fizeram o trabalho com entusiasmo;
* Sentiram-se encorajados para testar suas hipóteses de escrita.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2014
Cinco estrelasmuito bom
11/02/2013
Cinco estrelasOlá, gostei muito da sua aula. Vou aproveitar nas minhas aula de biblioteca e literatura. Abraços e parabéns.
21/05/2012
Cinco estrelasA aula está muito bem elaborada. Parabéns!
23/04/2012
Cinco estrelasFiquei feliz em ver que trabalharam com esse meu "filho",o Tonico! Obrigada. Quando eu for à sua cidade,gostaria de conhecê-los! Beijo, Solange
04/04/2012
Cinco estrelasSou Coordenadora Pedagógica e adorei as dicas de estratégias para trabalhar o livro paradidático;estou desenvolvendo um projeto leitura na escola qual trabalho, sou fascinada por livros e incentivo aos professores a ler e formar alunos leitores, desde o ano passado venho pedindo ao prefeito a construção de uma biblioteca para a escola, mas infelizmente usamos uma sala pequena como espaço de leitura, mesmo assim continuo na esperança de um dia realizar meu sonho e poder servi aos alunos e todos.