Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poliedros

 

25/08/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Identificar os elementos de um poliedro, bem como a sua classificação
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Cálculo de área de figuras planas •Cálculo de volume
Estratégias e recursos da aula

                      Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto Poliedros com seus alunos. Apresente a eles o vídeo “Os sólidos de Platão”, que pode ser feito o download em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001046.wmv.

               Professor, leve seus alunos para o laboratório de informática. Depois de acomodados, procure provocar um debate na turma sobre o assunto. Faça alguns questionamentos como:
                   • Quais são os poliedros que mais eles se deparam no dia-a-dia.
                   • No mundo, que tipo de construções tem formato de poliedros.
                   • Comente sobre as pirâmides do Egito.
                   • Peça que eles identifiquem no laboratório de informática alguns poliedros.

               Após o debate, peça que eles acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/poliedro/poliedro.htm e também o sítio http://www.mat.uel.br/geometrica/php/gd_t/gd_19t.php e leiam sobre o assunto, procure neste momento reforçar o conceito de vértices, faces, arestas, lados da região poligonal regular (de cada face), medida da aresta e ângulos entre as arestas do poliedro convexo. Fale sobre a relação de Euler.

               Para reforçar o assunto, instale previamente aplicativo “Classificação de poliedros”.  Acesse o sítio http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=riv&cod=_classificacaodepoliedros, no item "Link", selecione “Página do objeto” e faça um download do aplicativo. Após instalado, peça aos alunos que façam a atividade 1, que é para identificar os poliedros de existe em uma cidade virtual,

null

em seguida faça que eles acessem a atividade 2, no menu na parte superior da tela, e agora eles exercitem a classificação dos poliedros.

null

               Para a atividade 3, seria interessante que organizasse a turma em grupos para que eles analisem as fotos e procure identificar locais com os poliedros identificados em cada uma das fotos, de preferência, locais da sua região.

               Outra atividade interessante é a construção de poliedros. Acessando o sítio http://www.apm.pt/apm/AeR/unipoli/planif.html teremos algumas planificações de poliedros, imprima e reproduza.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1946/imagens/Aula_2009_58_Fig03.jpg

               Ao retornar a sala de aula, coloque como atividade para seus alunos a construção desses poliedros destacando a face, os vértices, as arestas e calculando a área total e o volume dos mesmos e também a comprovação da relação de Euler para cada poliedro construído. Para isto, utilize os mesmos grupos que foram montados na atividade 3.

               Como avaliação, sugerimos que cada grupo apresente os poliedros construídos e mostre os cálculos efetuados.
 

Recursos Complementares
Material para aprofundamento do professor: http://www2.ucg.br/design/da2/solidosgeometricos.pdf
Avaliação

A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula. Observe:
     • A participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos;
     • Construção de poliedros e apresentação dos trabalhos em grupo;
     • Participação e Blogs. Os alunos podem criar um ou participar de algum já criado, como sugestão temos http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090603154024AA0yg5l.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • alice, colegio imperial , Rio de Janeiro - dijo:
    alice.ro@hotmail.com

    06/07/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei por que eu aprendi isso tudo me sinto muito mais feliz depois de ler isso


  • Lucilene Lusia Adorno, Núcleo Regional de Educação de Maringá , Paraná - dijo:
    adornolucilene@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    O trabalho proposto está muito interessante, só discordo do tempo. Seria necessário pelo menos uma semana para trabalhar esse conteúdo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.