25/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto Poliedros com seus alunos. Apresente a eles o vídeo “Os sólidos de Platão”, que pode ser feito o download em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001046.wmv.
Professor, leve seus alunos para o laboratório de informática. Depois de acomodados, procure provocar um debate na turma sobre o assunto. Faça alguns questionamentos como:
• Quais são os poliedros que mais eles se deparam no dia-a-dia.
• No mundo, que tipo de construções tem formato de poliedros.
• Comente sobre as pirâmides do Egito.
• Peça que eles identifiquem no laboratório de informática alguns poliedros.
Após o debate, peça que eles acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/poliedro/poliedro.htm e também o sítio http://www.mat.uel.br/geometrica/php/gd_t/gd_19t.php e leiam sobre o assunto, procure neste momento reforçar o conceito de vértices, faces, arestas, lados da região poligonal regular (de cada face), medida da aresta e ângulos entre as arestas do poliedro convexo. Fale sobre a relação de Euler.
Para reforçar o assunto, instale previamente aplicativo “Classificação de poliedros”. Acesse o sítio http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=riv&cod=_classificacaodepoliedros, no item "Link", selecione “Página do objeto” e faça um download do aplicativo. Após instalado, peça aos alunos que façam a atividade 1, que é para identificar os poliedros de existe em uma cidade virtual,
em seguida faça que eles acessem a atividade 2, no menu na parte superior da tela, e agora eles exercitem a classificação dos poliedros.
Para a atividade 3, seria interessante que organizasse a turma em grupos para que eles analisem as fotos e procure identificar locais com os poliedros identificados em cada uma das fotos, de preferência, locais da sua região.
Outra atividade interessante é a construção de poliedros. Acessando o sítio http://www.apm.pt/apm/AeR/unipoli/planif.html teremos algumas planificações de poliedros, imprima e reproduza.
Ao retornar a sala de aula, coloque como atividade para seus alunos a construção desses poliedros destacando a face, os vértices, as arestas e calculando a área total e o volume dos mesmos e também a comprovação da relação de Euler para cada poliedro construído. Para isto, utilize os mesmos grupos que foram montados na atividade 3.
Como avaliação, sugerimos que cada grupo apresente os poliedros construídos e mostre os cálculos efetuados.
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula. Observe:
• A participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos;
• Construção de poliedros e apresentação dos trabalhos em grupo;
• Participação e Blogs. Os alunos podem criar um ou participar de algum já criado, como sugestão temos http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090603154024AA0yg5l.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/07/2011
Cinco estrelaseu gostei por que eu aprendi isso tudo me sinto muito mais feliz depois de ler isso
24/03/2010
Três estrelasO trabalho proposto está muito interessante, só discordo do tempo. Seria necessário pelo menos uma semana para trabalhar esse conteúdo.