Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Comparação utilizando balança

 

12/05/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Introduzir conceitos algébricos nas séries iniciais do ensino fundamental. •Seriar pesos desconhecidos e fazer comparações entre eles utilizando uma balança de dois pratos. •Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns conceitos algébricos. •Interagir com o computador podendo testar suas hipóteses sobre a relação dos pesos em uma balança de dois pratos podendo encontrar o resultado da sua hipótese na mesma hora.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos precisam ter noções de comparação como, por exemplo, maior, menor, igual como também mais pesado e menos pesado.
Estratégias e recursos da aula
1 – Em sala de aula


               Sabendo que noções e idéias matemáticas devem ser desenvolvidas a partir de experiências propostas pelo professor juntamente com o intercâmbio de idéias com os colegas, propõe-se que o professor faça demonstrações e questionamentos sobre pesos maiores e menores utilizando a balança de dois pratos.
               Para isso, utiliza-se primeiramente, uma balança de dois pratos, comparando os objetos encontrados em sala de aula, como por exemplo: apagador, estojos, borrachas, lápis, etc.
               Logo após a atividade, o professor pode dividir a sala em grupos dando caixas do mesmo tamanho e pedir que os alunos confeccionem pesos. Ao final dessa confecção, apareceram caixas de diferentes pesos. Antes que os alunos pesem as caixas, sugere-se que o professor faça perguntas aos alunos se essas caixinhas possuem pesos diferentes. Com a manipulação as crianças perceberão que as caixas possuem diferentes pesos. As crianças criaram hipóteses para saber qual é a maior e a menor peso confirmando depois suas hipóteses na balança de dois pratos.

               Se o professor não tiver uma balança de dois pratos, pode-se confeccionar uma com os alunos. Para confecção de uma balança será necessário:
                    • 1 haste de palito de churrasco ou pedaço de madeira. 
                    • 2 sacos plásticos ou 2 garrafas PET cortadas ao meio. 
                    • 1 fio barbante ou nylon

                   Confecção 
               Nas extremidades da haste (palito ou pedaço de madeira), pendurar os sacos ou as garrafas PET (conforme modelo). No meio da haste, amarrar um barbante ou nylon para servir de pêndulo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1947/imagens/Aula_2009_60_Fig01.jpg

Sugestão de modelo de uma balança de dois pratos.


2 – No laboratório de informática

               Leve seus alunos ao laboratório de informática. Organize os alunos preferencialmente em duplas para que eles possam fazer uma discussão. Peça a eles que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/feiradosPesos/feiradosPesos.html. Será mostrada a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1947/imagens/Aula_2009_60_Fig02.jpg

               O aplicativo é autoexplicativo, basta seguir as instruções. Após clicar na seta para prosseguir, será mostrada a tela abaixo, onde clicando em “Ajuda”, serão exibidas as seguintes informações:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1947/imagens/Aula_2009_60_Fig03.jpg
 

               Professor oriente seus alunos que eles deverão clicar em um dos pesos no canto inferior do lado direito da tela e arratá-lo até um dos pratos da balança. Peça também para que ele cliquem em “Histórico” para das pesagens. Os pesos deverão ser ordenados nos suportes localizados na parte superior do lado direito, conforme a ordem estabelecida no combo “Ordem”. Para isto os alunos deverão realizar pesagens, utilizando a mesma idéia das atividades em sala de aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1947/imagens/Aula_2009_60_Fig04.jpg

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.