12/05/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Sabendo que noções e idéias matemáticas devem ser desenvolvidas a partir de experiências propostas pelo professor juntamente com o intercâmbio de idéias com os colegas, propõe-se que o professor faça demonstrações e questionamentos sobre pesos maiores e menores utilizando a balança de dois pratos.
Para isso, utiliza-se primeiramente, uma balança de dois pratos, comparando os objetos encontrados em sala de aula, como por exemplo: apagador, estojos, borrachas, lápis, etc.
Logo após a atividade, o professor pode dividir a sala em grupos dando caixas do mesmo tamanho e pedir que os alunos confeccionem pesos. Ao final dessa confecção, apareceram caixas de diferentes pesos. Antes que os alunos pesem as caixas, sugere-se que o professor faça perguntas aos alunos se essas caixinhas possuem pesos diferentes. Com a manipulação as crianças perceberão que as caixas possuem diferentes pesos. As crianças criaram hipóteses para saber qual é a maior e a menor peso confirmando depois suas hipóteses na balança de dois pratos.
Se o professor não tiver uma balança de dois pratos, pode-se confeccionar uma com os alunos. Para confecção de uma balança será necessário:
• 1 haste de palito de churrasco ou pedaço de madeira.
• 2 sacos plásticos ou 2 garrafas PET cortadas ao meio.
• 1 fio barbante ou nylon
Confecção
Nas extremidades da haste (palito ou pedaço de madeira), pendurar os sacos ou as garrafas PET (conforme modelo). No meio da haste, amarrar um barbante ou nylon para servir de pêndulo.
Sugestão de modelo de uma balança de dois pratos.
Leve seus alunos ao laboratório de informática. Organize os alunos preferencialmente em duplas para que eles possam fazer uma discussão. Peça a eles que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/feiradosPesos/feiradosPesos.html. Será mostrada a tela abaixo:
O aplicativo é autoexplicativo, basta seguir as instruções. Após clicar na seta para prosseguir, será mostrada a tela abaixo, onde clicando em “Ajuda”, serão exibidas as seguintes informações:
Professor oriente seus alunos que eles deverão clicar em um dos pesos no canto inferior do lado direito da tela e arratá-lo até um dos pratos da balança. Peça também para que ele cliquem em “Histórico” para das pesagens. Os pesos deverão ser ordenados nos suportes localizados na parte superior do lado direito, conforme a ordem estabelecida no combo “Ordem”. Para isto os alunos deverão realizar pesagens, utilizando a mesma idéia das atividades em sala de aula.
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