26/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Saber descrever características de peças estudadas, conhecer cores primárias, saber procurar características em diverso objetos.
Atividade 1 Procurar a diferença entre peças dos blocos lógicos.
1º momento – o professor e as crianças constroem uma orientação para realizar o confronto entre as peças, primeiro eles devem descrever cada peça, em seguida confronta-las pelo tamanho, forma e cor e depois aponta a diferença.
2º momento – O professor organiza as crianças em pares e entrega 3 peças com forma circular e elas procuram pelo menos duas diferenças entre as peças, registram, apresentam para turma, fazendo uma demonstração e indicando as diferenças entre os similares.
Atividade 2 - Procurar a semelhança entre peças dos blocos lógicos.
1º momento - O professor organiza as crianças em grupo (quatro componentes)e entrega peças dos blocos lógicos e faz a orientação para que elas façam uma montagem (juntar peças com formas semelhantes); Em seguida, devem apresentar para os demais do grupo, apontando quais as semelhanças entre as peças. Como exemplo destacamos a figura abaixo:
http://3.bp.blogspot.com/_o1OP6uBxMVU/SbK03eJd9EI/AAAAAAAAABQ/4jpJFm2oY9A/s320/casinha.bmp
Procedimento: Nessa atividade, o professor entrega os blocos lógicos às crianças e elas vão experimentando, discutido e construindo. Nesse momento, elas têm as seguintes questões a responder: quais as peças que servem para a construção? Aquelas que se apóiam na mesa em uma posição vertical, em qualquer posição? As que rolam? As que não se apóiam na posição vertical? Como utilizar as peças para construir? Quais as peças que servem , os blocos lógicos finos ou os grossos? Ou ambos?
2º momento - O professor solicita que cada grupo desenhe a sua construção, conservando a quantidade de peças, a proporcionalidade de tamanho e as cores de cada uma. Nesse momento, as crianças devem discutir sobre o que fizeram, quais as peças utilizadas, a posição de cada peça, o desenho é individual para cada membro do grupo.
3º momento - As crianças sentam na roda e no centro encontra-se a construção de cada grupo, o professor fixa na lousa ou no quadro de pregas os desenhos de cada grupo e as crianças apresentam para o restante da turma, que fará a apreciação, contfrontando os critérios do desenho. Se as crianças não conseguirem fazer essa tarefa com independência, o professor vai ajudando, destacando um critério de cada vez (conservação da quantidade de peças, da proporcionalidade de tamanho, conservação das cores das peças e se o desenho ficou parecido com a construção).
Atividade 3- Analisar peças dos blocos lógicos e separá-las pelas características que as diferenciam.
1º momento - Construção da orientação para a execução da atividade- O professor ensina às crianças como fazer o confronto das peças e redistribui-las pelo formato. Ele as organizam em grupos com quatro membros e entrega peças que servirão de matriz e explica que irão confrontar a matriz com outras peças do montante, primeiro destacam as características da matriz e procura em outras peças para agrupá-las pela forma, fazendo grupos de peças com forma retangular, triangular, quadrangular e esférica.
http://3.bp.blogspot.com/_ZJL-CC50PkM/SQZQ2oCMXaI/AAAAAAAAAFE/OI_4sqSXLm0/s320/blocos+logicos.JPG
2º momento - As crianças executam a tarefa com base na orientação e iniciam o confronto, reconhecimento e divisão das peças. Cada grupo recebe um conjunto de peças de blocos lógicos e fazem diferentes agrupamentos, nesse momento, elas devem combinar, cada uma fica com uma matriz e faz o seu conjunto e no final, cada aluno explica para o seu grupo a sua organização, havendo acordo a organização fica como no arranjamento inicial, se não houver o grupo reorganiza as peças. (trabalho cooperativo)
Fonte: Ilustração elaborada com desenhos da Auto_Forma da Microsoft Word.
3º momento – O professor organiza o momento para compartilhar o trabalho de cada grupo. As crianças explicam a organização das peças para os demais membros da turma, apresentando a peça matriz (peças vermelhas)e as demais peças escolhidas com a mesma forma. Nesse momento, a cor, a espessura e o tamanho não são levados em consideração para a redistribuição das peças
SIMONS, Ursula Marianne. Blocos lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocício.Petrólis, RJ: Vozes, 2007.
A avaliação será feita em três etapas:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/07/2011
Cinco estrelasParabéns pelo excelente trabalho. As sugestões são ótimas. Obrigada.