Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BLOCOS LÓGICOS: manipulação e comparação de peças.

 

26/05/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever características das formas geométricas para compará-las e encontrar a semelhança entre peças.  
  •  Desenvolver atividades espontâneas com os blocos lógicos;
  • Separar pela diferença e agrupar pela semelhança.
  • Destacar as propriedades de diferentes blocos lógicos e confrontá-las para buscar a semelhança.
  •  Analisar as peças e destacar propriedades como: peças que se apóiam na mesa somente em uma posição; em qualquer posição em nenhuma posição. Escolher peças que formam torres, excluir aquelas que não formam.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber descrever características de peças estudadas, conhecer cores primárias, saber procurar características em diverso objetos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  Procurar a diferença entre peças dos blocos lógicos.

1º momento – o professor e as crianças constroem uma orientação para realizar o confronto entre as peças, primeiro eles devem descrever cada peça, em seguida confronta-las pelo tamanho, forma e cor e depois aponta a diferença.

2º momento – O professor organiza as crianças  em pares e entrega 3 peças com forma circular  e elas procuram pelo menos duas diferenças entre as peças, registram, apresentam para turma, fazendo uma demonstração e indicando as diferenças entre os similares.    

http://sites.google.com/site/janainapromatematica/_/rsrc/1242604599632/blocos-logicos/blocos_logicos_2.jpg 

Atividade 2 - Procurar a semelhança entre peças dos blocos lógicos.

1º momento -  O professor  organiza as crianças em grupo (quatro componentes)e entrega peças dos blocos lógicos  e faz a orientação para que elas façam uma montagem (juntar peças com formas semelhantes);  Em seguida, devem apresentar para os demais do grupo, apontando quais as semelhanças entre as peças. Como exemplo destacamos a figura abaixo:

http://3.bp.blogspot.com/_o1OP6uBxMVU/SbK03eJd9EI/AAAAAAAAABQ/4jpJFm2oY9A/s320/casinha.bmp 

Procedimento: Nessa atividade, o professor entrega os blocos lógicos  às crianças e elas vão experimentando, discutido e construindo. Nesse momento, elas têm as seguintes questões a responder:  quais as peças que servem para a construção?  Aquelas que se apóiam na mesa em uma posição vertical, em qualquer posição? As que rolam? As que não se apóiam na posição vertical? Como utilizar as peças para construir? Quais as peças que servem , os blocos lógicos finos ou os grossos? Ou ambos?

2º momento -  O professor solicita que cada grupo desenhe a sua construção, conservando a quantidade de peças, a proporcionalidade de tamanho  e as cores de cada uma. Nesse momento, as crianças devem discutir sobre o que fizeram, quais as peças utilizadas, a posição de cada peça, o desenho é individual para cada membro do grupo.

3º momento -  As crianças sentam  na roda e no centro encontra-se a construção de cada grupo,  o professor fixa na lousa ou no quadro de pregas os desenhos de cada grupo e as crianças apresentam para o restante da turma,  que fará a apreciação, contfrontando os critérios do desenho. Se as crianças não conseguirem fazer essa tarefa com independência, o professor vai ajudando, destacando um critério de cada vez (conservação da quantidade de peças, da proporcionalidade de tamanho, conservação  das cores das peças e se o desenho ficou parecido com a construção).

Atividade 3-  Analisar peças dos blocos lógicos e separá-las pelas características que as diferenciam.    

 1º momento -  Construção da orientação para a execução da atividade- O professor ensina às crianças como fazer o confronto das peças e redistribui-las pelo formato.  Ele as organizam  em grupos com  quatro membros  e entrega peças que servirão de matriz e explica que irão confrontar a matriz com outras peças do montante, primeiro destacam as características  da matriz e procura em outras peças para agrupá-las pela forma, fazendo grupos de peças com forma retangular, triangular, quadrangular e esférica.  

 

http://3.bp.blogspot.com/_ZJL-CC50PkM/SQZQ2oCMXaI/AAAAAAAAAFE/OI_4sqSXLm0/s320/blocos+logicos.JPG 

  2º momento -  As  crianças executam a tarefa com base na orientação e iniciam o  confronto, reconhecimento e divisão das peças. Cada grupo recebe um conjunto de peças de blocos lógicos e fazem diferentes agrupamentos, nesse momento, elas devem combinar,  cada uma fica com uma matriz e faz o seu conjunto e no final, cada aluno  explica para o seu grupo a sua organização, havendo acordo a organização fica como no arranjamento inicial, se não houver o grupo reorganiza as peças.  (trabalho cooperativo) 

  Fonte: Ilustração elaborada com desenhos da Auto_Forma da Microsoft Word.

3º momento – O professor organiza o momento para compartilhar o trabalho de cada grupo. As crianças explicam a organização das peças  para os demais membros da turma, apresentando a peça matriz (peças vermelhas)e as demais peças escolhidas com a mesma forma.  Nesse momento, a cor, a espessura e o tamanho não são levados em consideração para a redistribuição das peças

Recursos Complementares

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocício.Petrólis, RJ: Vozes, 2007.

Avaliação

A avaliação será feita em três etapas:

  • diagnóstico inicial,  o professor, no segundo momento da atividade 1, analisa se  as crianças conseguem regular suas ações mediante a orientação construidas; desenvolvolvento suas ações com ou sem ajuda;
  • durante o processo, o professor observa, analisa e registra como as crianças descrevem as  características das peças, como comparam e encontram a semelhança; se apreciam as brincadeiras com blocos  lógicos, se  desenvolvem atividades espontâneas; se separam peças pela diferença e reagrupam pela semelhança; se conseguem  destacar as diferenças dos blocos lógicos  buscam a semelhança.  
  • No final avalia se as crianças conseguem resolver situações com peças dos blocos logicos, se fazem construção e se no desenho estabelecem relação com o objeto construído. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.