13/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
É necessário que os alunos tenham iniciado o reconhecimento das unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.
Atividade 1: Onde iremos?
Objetivos: Elaborar lista com os nomes dos espaços a serem visitados
Avançar na apropriação do sistema de escrita
1.1 Levantamento inicial
Faça a proposta aos aprendizes de levantarem quais os espaços da cidade que gostariam de visitar. Incentive-os a pensarem em praças, museus, igrejas, parques etc. Redija os itens em um papel craft, na forma de uma lista. É importante explicar o objetivo desse texto: enumerar os espaços da cidade para escolher quais deles serão visitados. Em seguida, proponha o desafio de pesquisarem na internet outros espaços da cidade que, porventura, possam ter esquecido.
1.2 Pesquisa em internet
Leve os alunos à sala de informática, divida-os em duplas e peça que entrem no site da cidade. Eles deverão buscar no ícone referente aos “pontos turísticos” (ou outro que tenha essa função) locais não levantados em sala. Outra estratégia é pedir aos aprendizes que digitem o nome da cidade em um site de pesquisa e selecionem endereços que possam ter informações dessa natureza.
À medida que esses espaços forem identificados, acrescente-os na lista já iniciada.
1.3 Seleção dos locais a serem visitados.
Peça aos alunos que elejam três locais que gostariam de conhecer melhor. A escolha pode ser feita por meio de uma eleição. Marque-os na lista.
1.4 Atividades de alfabetização
Utilize as palavras da lista para trabalhar as relações entre grafemas e fonemas. Sugerimos as seguintes intervenções:
AS ATIVIDADES ABAIXO DEVERÃO SER DESENVOLVIDAS DURANTE A PREPARAÇÃO E A REALIZAÇÃO DA VISITA A CADA ESPAÇO.
Atividade 2: Estudo sobre o espaço escolhido
Objetivos: Analisar uma ficha catalográfica
2.1 O que é uma ficha catalográfica?
Apresente aos alunos uma ficha da biblioteca da escola, referente aos dados de um livro. Selecione um livro conhecido pela turma. Abaixo, um exemplo:
Nome do livro: Autor: Ilustrador: Editora: Ano de publicação:
|
Em seguida, os aprendizes deverão discutir sobre as seguintes questões:
Ao final, explique às crianças que elas também farão uma ficha catalográfica com os dados principais dos locais que visitarão.
Segundo Costa (2008), a ficha catalográfica tem como suporte um pedaço de papel/cartolina, geralmente pequeno ou médio, em que se registram informações relevantes sobre qualquer coisa.
Costa, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2008.
2.2 Preparação da visita: Sistematizando nossa ficha catalográfica
Incentive os aprendizes a elaborarem, coletivamente, questões que desejam pesquisar sobre um dos espaços selecionados. Se preciso, dê alguns exemplos:
Registre as questões no quadro. Em seguida, oriente os alunos na elaboração de uma ficha catalográfica, a partir das perguntas levantadas. Você pode encaminhar a discussão por meio das questões:
Durante a escrita da ficha, explore as relações entre grafemas e fonemas. Os alunos deverão falar as letras a serem usadas para escrita de cada palavra. Abaixo, um exemplo:
DATA DE INAUGURAÇÃO:
ARQUITETURA:
PARA QUE É USADO:
POR QUEM É FREQUENTADO: |
2.3 Realização da visita
Durante a realização da visita, incentive os aprendizes a procurarem informações relacionadas às questões que a ficha apresenta. Se necessário, peça a um monitor do local ou outra pessoa competente que guie a vista. Alguns alunos poderão ficar responsáveis por fazerem as perguntas da ficha ao monitor. É importante incentivá-los a participarem de forma ativa desse processo.
http://santananoticia.blogspot.com/2009/11/criancas-e-adolescentes-do-aabb.html
Atividade 3: Produção das fichas catalográficas
Objetivo: Elaborar ficha catalográfica, observando a estrutura desse gênero.
3.1 Reelaboração da ficha.
Ao voltar à sala, retome a ficha elaborada na atividade 2. Leia-a para as crianças e pergunte se elas desejam acrescentar mais algum dado, de acordo com as observações feitas na visita.
3.2 Pesquisa para preenchimento da ficha.
Caso a visita não tenha sido suficiente para responder as perguntas, você poderá utilizar duas estratégias:
3.3 Preenchimento da ficha
Sugerimos que o preenchimento da ficha seja coletivo: a turma elabora as respostas e você as escreve em um papel craft.
3.4 Leitura das fichas
Quando todas as fichas estiverem prontas, propomos que você as reproduza para a turma e trabalhe estratégias de leitura. Peça aos alunos que:
Com essas intervenções, os aprendizes também avançarão no processo de apropriação do sistema de escrita.
Atividade 4: Divulgação da ficha na Biblioteca da escola
Objetivos: Usar a fala em uma situação formal.
Combine com os alunos de eles apresentarem as fichas à bibliotecária da escola. Deverão também solicitar que tais fichas sejam fixadas no mural. Assim, outras crianças poderão ler as fichas e, se interessarem, visitar os locais indicados. Ainda em sala, sugerimos que você oriente a preparação da apresentação por meio dos procedimentos:
Para leitura do professor, sugerimos a edição 21 do jornal letra A, localizado no site: www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/243/phphVRJdj.pdf
Sugerimos que você avalie o modo como os alunos procederam na realização das visitas aos três espaços. Você deverá perceber se eles avançaram nos seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!