Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os espaços públicos de nossa cidade em fichas catalográficas

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça os espaços públicos da cidade;
  • Avance no domínio das relações entre grafemas e fonemas;
  • Produza “fichas” com as características dos espaços pesquisados, obedecendo a estrutura e a função desse gênero textual.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 06 a 08 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham iniciado o reconhecimento das unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Onde iremos?

 

Objetivos: Elaborar lista com os nomes dos espaços a serem visitados                  

                 Avançar na apropriação do sistema de escrita   

 

1.1 Levantamento inicial

 

Faça a proposta aos aprendizes de levantarem quais os espaços da cidade que gostariam de visitar. Incentive-os a pensarem em praças, museus, igrejas, parques etc. Redija os itens em um papel craft, na forma de uma lista. É importante explicar o objetivo desse texto: enumerar os espaços da cidade para escolher quais deles serão visitados. Em seguida, proponha o desafio de pesquisarem na internet outros espaços da cidade que, porventura, possam ter esquecido.

 

1.2  Pesquisa em internet

 

 Leve os alunos à sala de informática, divida-os em duplas e peça que entrem no site da cidade. Eles deverão buscar no ícone referente aos “pontos turísticos” (ou outro que tenha essa função) locais não levantados em sala. Outra estratégia é pedir aos aprendizes que digitem o nome da cidade em um site de pesquisa e selecionem endereços que possam ter informações dessa natureza.

À medida que esses espaços forem identificados, acrescente-os na lista já iniciada.

 

 

1.3  Seleção  dos locais  a serem visitados.

Peça aos alunos que elejam três locais que gostariam de conhecer melhor. A escolha pode ser feita por meio de uma eleição. Marque-os na lista.

 

 

1.4  Atividades de alfabetização

 

Utilize as palavras da lista para trabalhar as relações entre grafemas e fonemas. Sugerimos as seguintes intervenções:

 

  • Montar os nomes indicados com letras móveis.
  • Separar os nomes indicados em sílabas.
  • Entregar as palavras com algumas letras faltando e pedir aos alunos que as completem.
  • Formar outras palavras que iniciem com a sílaba incial de cada nome indicado.
  • Ditado das palavras da lista.

 

AS ATIVIDADES ABAIXO DEVERÃO SER DESENVOLVIDAS DURANTE A PREPARAÇÃO E A REALIZAÇÃO DA VISITA A CADA ESPAÇO.

 

Atividade 2: Estudo sobre o espaço escolhido

 

Objetivos: Analisar uma ficha catalográfica                  

 

 2.1 O que é uma ficha catalográfica?

 

Apresente aos alunos uma ficha da biblioteca da escola, referente aos dados de um livro. Selecione um livro conhecido pela turma. Abaixo, um exemplo:

 

 

Nome do livro:

Autor:

Ilustrador:

Editora:

Ano de publicação:

 

 

Em seguida, os aprendizes deverão discutir sobre as seguintes questões:

 

  • Que informações esse texto nos traz?
  • Onde ele fica localizado?
  • Por que os bibliotecários organizam os dados do livro em uma ficha?   

 

Ao final, explique às crianças que elas também farão uma ficha catalográfica com os dados principais dos locais que visitarão.             

Segundo Costa (2008), a ficha catalográfica tem como suporte um pedaço de papel/cartolina, geralmente pequeno ou médio, em que se registram informações relevantes sobre qualquer coisa.

 

Costa, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2008.

 

2.2 Preparação da visita: Sistematizando nossa ficha catalográfica  

 

Incentive os aprendizes a elaborarem, coletivamente, questões que desejam pesquisar sobre um dos espaços selecionados. Se preciso, dê alguns exemplos:

 

  • Como o espaço foi construído?
  • Quem o frequentava no passado?
  • Para que o espaço é usado etc?

 

Registre as questões no quadro. Em seguida, oriente os alunos na elaboração de uma ficha catalográfica, a partir das perguntas levantadas. Você pode encaminhar a discussão por meio das questões:

 

  • Na ficha do livro que estudamos, qual foi o primeiro dado informado? E na ficha do espaço que vamos pesquisar, qual poderá ser?
  • Na ficha do livro, o nome do autor e do ilustrador são apresentados. E em nossa ficha, buscaremos saber os responsáveis pela construção do espaço?
  • Que outras informações podemos coletar sobre o espaço que visitaremos?   

 

Durante a escrita da ficha, explore as relações entre grafemas e fonemas. Os alunos deverão falar as letras a serem usadas para escrita de cada palavra. Abaixo, um exemplo:

 

 

DATA DE INAUGURAÇÃO:   

 

 

ARQUITETURA:   

 

 

PARA QUE É USADO:  

 

 

POR QUEM É FREQUENTADO:

 

2.3 Realização da visita            

 

 

Durante a realização da visita, incentive os aprendizes a procurarem informações relacionadas às questões que a ficha apresenta. Se necessário, peça a um monitor do local ou outra pessoa competente que guie a vista. Alguns alunos poderão ficar responsáveis por fazerem as perguntas da ficha ao monitor. É importante incentivá-los a participarem de forma ativa desse processo.

 

 

http://santananoticia.blogspot.com/2009/11/criancas-e-adolescentes-do-aabb.html    

 

 

 

 

Atividade 3: Produção das fichas catalográficas

 

Objetivo: Elaborar ficha catalográfica, observando a estrutura desse gênero.          

 

3.1 Reelaboração da ficha.

 

Ao voltar à sala, retome a ficha elaborada na atividade 2. Leia-a para as crianças e pergunte se elas desejam acrescentar mais algum dado, de acordo com as observações feitas na visita.   

 

3.2 Pesquisa para preenchimento da ficha.             

 

Caso a visita não tenha sido suficiente para responder as perguntas, você poderá utilizar duas estratégias:             

 

  •  Levar um texto que contenha essas informações.            
  •  Levar os alunos à sala de informática para pesquisar as informações faltantes.   

 

3.3 Preenchimento da ficha             

 

Sugerimos que o preenchimento da ficha seja coletivo: a turma elabora as respostas e você as escreve em um papel craft.

 

3.4 Leitura das fichas             

 

Quando todas as fichas estiverem prontas, propomos que você as reproduza para a turma e trabalhe estratégias de leitura. Peça aos alunos que:

 

  • Façam a leitura em voz alta do texto. Se necessário, com a sua ajuda.
  • Localizem informações relativas ao conteúdo das fichas.
  • Circulem o nome dos locais visitados etc.

 

Com essas intervenções, os aprendizes também avançarão no processo de apropriação do sistema de escrita.

 

 

Atividade 4: Divulgação da ficha na Biblioteca da escola

 

Objetivos: Usar a fala em uma situação formal.

 

 Combine com os alunos de eles apresentarem as fichas à bibliotecária da escola. Deverão também solicitar que tais fichas sejam fixadas no mural. Assim, outras crianças poderão ler as fichas e, se interessarem, visitar os locais indicados. Ainda em sala, sugerimos que você oriente a preparação da apresentação por meio dos procedimentos:

 

  • Escolher alguns alunos para contar como foram as visitas.
  • Escolher crianças para apresentar as fichas catalográficas.
  • Pedir aos alunos que ensaiem a apresentação. Os demais deverão observar se o colega está lendo em voz alta e fluentemente e se está sendo possível entender sua fala.
Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos a edição 21 do jornal letra A, localizado no site: www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/243/phphVRJdj.pdf

Avaliação

Sugerimos que você avalie o modo como os alunos procederam na realização das visitas aos três espaços. Você deverá perceber se eles avançaram nos seguintes aspectos:

 

  • Levantamento dos itens a serem pesquisados no trabalho de campo.
  • Desenvoltura em pesquisar as informações durante a visita.
  • Preenchimento correto da ficha.
  • Desenvoltura para realizar apresentações em público.
  • Avanço na apropriação do sistema de escrita.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.