06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
OBJETIVOS
* Buscar recursos para ampliar o conhecimento do próprio corpo dentro das possibilidades oferecidas pela mídia, observações diretas, visitas a laboratórios ou entrevistas.
* Reconhecer o órgão do sentido do olfato, sua estrutura anatômica e função.
* Participar ativamente de atividades práticas sobre o sentido do olfato.
* Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com o nariz.
* Usar o texto expositivo como fonte de informações e de ampliação de conhecimentos
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
O aluno deverá conhecer os sentidos da visão, audição, tato e paladar.
Atividades
1ª etapa
Experimentando o sentido do olfato
a) Joguinho do olfato:
A professora providenciará os seguintes materiais: pó de café, álcool, vinagre, acetona, perfume, alho, cebola, salsinha, água sanitária, chocolate em pó, etc. Os alunos, de olhos vendados e sem conhecimento prévio dos materiais a serem apresentados, tentarão adivinhar o cheiro que estão sentindo, usando apenas o sentido do olfato. Será impedido o uso do paladar e do tato.
http://www.wservices.srv.br/public/projetos/dra_socorro/UserFiles/images/f_paladarolfato%5B1%5D.jpg
b) A professora realizará uma discussão com os alunos sobre a experiência realizada:
* Qual foi o sentido utilizado para a adivinhação dos produtos apresentados?
* Quais são os outros sentidos do corpo humano?
* Que outros sentidos poderiam ter ajudado os alunos a descobrirem os produtos ?
* De que maneira esses sentidos poderiam ter ajudado?
* Você acha importante o sentido do olfato? Por quê?
2ª etapa
Informando-se através de textos expositivos:
a) Distribuição aos alunos do texto1:
http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/5sentidos/
b) Leitura silenciosa do texto.
c) Leitura oral realizada pelos alunos.
d) Questões que serão respondidas pelos alunos por escrito, de acordo com as informações do texto:
* Quais são as funções do nariz?
* Para que servem as membranas olfativas?
* Tudo o que tem cheiro bom é saudável para o ser humano? Por quê?
* Tudo o que tem cheiro ruim é prejudicial ao ser humano? Por quê?
* Para que os adultos usam perfume?
f) A professora corrigirá oralmente as respostas dos alunos, aceitando todas as opiniões justificadas com coerência.
3ª etapa
Testando os conhecimentos
a) Os alunos resolverão a seguinte cruzadinha
http://fernanda-atividadespedagógicas.blogspot.com/2009/05/cruzadinhas.html
b) A professora corrigirá individualmente as cruzadinhas, verificando os erros e os acertos.
4ª etapa
Texto expositivo 2:
Josina A. T. Teixeira
a) Leitura silenciosa do texto.
b) Leitura oral feita pelos alunos à frente da classe.
c) Interpretação oral do texto:
* Qual é a utilidade dos pelos do nariz?
* O que é o muco do nariz?
* Para que ele serve?
5ª etapa
Cuidados com o nariz
Josina A. T. Teixeira
c) Leitura silenciosa do texto.
d) Em duplas, os alunos escreverão em uma folha de papel as suas conclusões sobre os cuidados que devemos adotar para com o nosso nariz. Depois, cada elemento da dupla desenhará o nariz do colega para ilustrar o trabalho.
e) Os trabalhos serão colocados no mural da sala, para que todos possam apreciá-los.
Títulos para consultas:
Durante a realização de todas as atividades, a professora acompanhará os trabalhos de seus alunos, verificando se eles extraíram informações corretas dos textos expositivos, acertaram a cruzadinha, aumentaram seus conhecimentos sobre o sentido do olfato, trabalharam nos grupos de maneira educada e cooperativa.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2011
Cinco estrelasEXCELENTE TEXTO, O ASSUNTO FOI ABORDADO DE MANEIRA CLARA, OBJETIVA E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
01/09/2011
Cinco estrelase muito bom aliais bom e pouco e otimo apredi muitas coisas com este assunto muito obrigado pela informação vcs sao d+....
19/06/2011
Cinco estrelasFoi espetacular
02/02/2011
Duas estrelasé essa aula é boa mas poderia ficar mas resumida e melhor..