03/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Nesta aula, o aluno pode aprender sobre densidade dos materiais.
Número Atômico e Número de Massa
Elementos químicos
Para esta aula, os alunos devem trazer: pequenos pedaços de madeiras (obter na madeireira) provenientes de diferentes espécies de árvores; pedras de diferentes natureza; um copo grande e água.
Na sala de aula, organize os alunos em equipes composta de 5 pessoas cada uma. Solicite que pesquisem junto aos professores, funcionários e colegas do próprio estabelecimento, se ao abastecer o veículo nos postos de gasolina, costumam averiguar o densímetro, para saber se o combustível foi adulterado. Após retornarem a sala de aula os alunos devem discutir o resultado da pesquisa.
INSTRUMENTO DE PESQUISA |
SIM |
NÃO |
Ao abastecer o veículo você costuma averiguar o densímetro, para saber se o combustível foi adulterado? |
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Explique aos alunos que a densidade é utilizada para controlar a qualidade de álcool combustível. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o combustível deve apresentar densidade entre 0,805 e 0,811 g/mL. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dens%C3%ADmetro
Questione os alunos perguntando: O que pesa mais: um quilo de algodão ou um quilo de chumbo?
Para explicar este questionamento, você deve acessar o link: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u40.jhtm
No laboratório de química, explique aos alunos que Densidade é a relação entre massa e volume. Se as massas forem iguais e os volumes diferentes, as densidades serão diferentes. Explique também que: Densímetro é um aparelho que permite determinar a densidade de um líquido com relação a uma calibração pré-definida. O densímetro faz uso do princípio do empuxo (descoberto por Arquimedes matemático, físico e inventor grego). Existem diferentes tipos de aparelhos. Dentre eles podemos citar:
• Picnômetro: Frasco volumétrico feito de vidro de borossilicato com capacidades variadas, geralmente de 10 à 100 ml, provido de um termômetro.
• Densímetro Digital: Equipamento que fornece a leitura da densidade de uma substância, através de um processo eletrônico.
• Densímetro de Imersão: É um tubo de vidro, com uma haste graduada, selecionado de acordo com a faixa de densidade do líquido a medir.
Fonte: http://brquimica.com.br/densi/news_densi.php?id=1123543834
Peça aos alunos, que coloquem os materiais que trouxeram na bancada e desenvolvam o experimento disponível no link abaixo. Desenvolver este experimento, tem como objetivo. complementar a explicação e ampliar a compreensão sobre o assunto. Solicite aos alunos, que anotem o que observam.
Explique aos alunos que o cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
massa Densidade = ----------- volume
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No laboratório de informática, pergunte aos alunos, como se calcula a densidade em uma jóia; que materiais podem ser utilizados para a confecção de jóias. Dialogue com a turma sobre o assunto. Solicite aos alunos que acessem a animação “Sua jóia é verdadeira?”. Ao fazê-lo, podem aprender sobre os tipos de metais utilizados para a confecção de uma peça.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14545
Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_joias.htm
Na simulação, o aluno deve escolher uma peça. Aplicar os conceitos de densidade, fazer a associação, calcular a densidade de objetos que possuem massas e metais diferentes. Finalmente, pode identificar o tipo do metal.
Esta atividade, deve ser desenvolvida no laboratório de química ou na sala de aula. Possibilita ao aluno aprender como funciona o densímetro e a construí-lo. Para fazê-lo, os alunos devem ter acesso ao texto disponível no link abaixo. No texto, o Prof. Carlos Eduardo Laburú do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, orienta como criar um aparelho de baixo custo.
Link: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num1/a06.pdf
Professor, nesta atividade, o aluno deve aprender a determinar a densidade de um sólido. Organize os alunos em equipes composta por 3 pessoas cada. Peça que sigam as orientações disponíveis no link abaixo e determinem a densidade de um sólido. Ao finalizarem a pesquisa, façam o relatório.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21480
A determinação da densidade de sólidos e líquidos
Após concluírem a atividade, devem criar um blog, inserir as informações disponíveis no relatório e postar no link: www.blogger.com/start
Professor, organize os alunos em duplas. Peça que acessem a webquest "Densidade da Água". Desenvolvam as atividades, conforme as orientações disponíveis no recurso. Esta atividade possibilita ao aluno aprender sobre: Densidade da água; Densidade de Aparente; Unidades de densidade e Empuxo da densidade da Água.
Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=16498&id_pagina=3
Os alunos podem entrevistar as pessoas da comunidade perguntando se ao abastecerem os veículos costumam averiguar o densímetro, para saber se o combustível foi adulterado. Após tabular os dados da pesquisa podem divulgar os resultados para informar a população sobre a importância do aparelho.
Nome | Tipo |
---|---|
Sua jóia é verdadeira? | Animação/simulação |
A determinação da densidade de sólidos e líquidos | Experimento prático |
Textos
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Arquimedes
Link: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/falando.asp
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/mais-denso-menos-denso.jhtm
Link: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/experimento-sobre-densidade.jhtm
No link abaixo o aluno pode conhecer a maravilhosa história das jóias.
Link: http://www.portaldasjoias.com.br/Julho_03/Historia_Joia/historia_da_joia.htm
O texto disponível no link abaixo é um experimento simples no qual é possível conhecer e aplicar o conceito de densidade.
Link: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=323&DENSIDADE
Vídeos
O vídeo apresenta imagens reais das minas artesanais e o processo de vendas das pedras lapidadas em Ouro Preto - MG - Brasil.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=AP7qvP82nAI
Vídeo que trata da história do garimpo em Serra Pelada.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=0VVJdAaIGhw
Vídeo que trata da descoberta e contrabando do ouro.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/885/fausto.wmv
Assistir o vídeo é uma oportunidade de saber como se faz jóias.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=hjfYbforpzo&feature=player_embedded#!
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes
Livros
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999
LEMBO; Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.
O processo de avaliação deve ser formativo e contínuo. O professor pode utilizar os seguintes critérios para avaliar:
Verificar se os alunos utilizaram adequadamente a animação Sua jóia é verdadeira?;
Observar se os alunos desenvolveram as interações e dialogaram com argumentos que possibilitaram avançar na compreensão do tema;
Analisar se elaboraram os relatórios observando a regras da Língua Portuguesa.
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