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Antibióticos

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Avaliar quando o uso de antibióticos é necessário para o tratamento de uma infecção.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. Noções de microbiologia – diferenças entre vírus e procariontes. 3. Seleção natural.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Professor, será que os alunos sabem o que são antibióticos? Questione-os a respeito. Eles já ouviram falar nesse termo? Em que contexto? Eles já tomaram antibióticos? Eles conhecem alguém que já tomou? Em que situação? Que tipo de doença pode ser tratada com antibióticos?

 

Dica! Esta discussão inicial tem por objetivo ter conhecimento de qual é o grau de familiarização dos alunos com o tema. Será que os alunos sabem que antibióticos são utilizados para combater infecções unicamente de origem bacteriana? Independendo se a resposta a esta pergunta for afirmativa ou negativa, não aprofunde ainda discussão, não exponha ainda a finalidade do uso dos antibióticos. A seguir será apresentado um objeto de aprendizado cuja finalidade será permitir o aprofundamento deste tema com os alunos. Se questionamentos surgirem por parte dos alunos, guarde estas questões, mas não as responda ainda. De antemão fica a sugestão de explorar junto com os alunos o objeto de aprendizagem que será apresentado, aproveitando alguns pontos estratégicos para discussão.

 

Oriente os alunos a explorarem o objeto de aprendizagem (uma animação interativa) do RIVED denominado “Tive uma recaída”.

 

 

Nas duas primeiras telas são apresentados quatro personagens: a) Saudovino, um atleta sadio, b) Pneumonildo, que contraiu pneumonia, c) Gripaldo, que está com gripe e d) Infectildo, vítima de infecção hospitalar. Neste momento questione os alunos de que forma poderíamos identificar que doença aflige um paciente. Como um laboratório de análises clínicas identifica o tipo de microrganismos causador da doença? Oriente os alunos a registrarem suas hipóteses.

 

A próxima tela da animação traz a explicação de um método utilizado para a detecção de doenças bacterianas em amostras de sangue dos pacientes: a obtenção de culturas a partir de amostras biológicas (no caso sangue). Na animação serão feitas culturas em placa com amostras de sa ngue coletado de cada um destes quatro perso nagens. Em quais placas deverão crescer culturas de microrganismos? Novamente peça aos alunos para registrarem suas hipóteses.

 

Dica! Este é um bom momento para discutir as hipóteses anteriormente formuladas pelos alunos. Aproveite a ocasião para explicar aos alunos que diferentes meios de cultivo são utilizados no processo de identificação de diferentes tipos de culturas bacterianas, o que ajuda no diagnóstico. Caso seja possível, leve para a sala de aula placas de culturas bacterianas para melhor ilustrar o método aos alunos.

 

Somente nas amostras de Pneumonildo e Infectildo crescem microrganismos. Será que estes dois personagens estão acometidos por infecções bacterianas? Discuta com os alunos. Porque não cresceu nada nas outras duas culturas?

 

Uma vez identificado quais indivíduos estão com infecções bacterianas proponha aos alunos descobrir qual antibiótico é o mais adequando para tratar cada caso. Para tanto, a animação proporciona aos alunos a possibilidade da realização de um antibiograma com as duas amostras, testando os mesmos antibióticos. Os alunos devem colocar nas placas os 6 diferentes tipo de antibióticos e acompanhar sua ação sobre as culturas. Com base nos resultados do antibiograma os alunos devem classificar as duas culturas de acordo com o grau de sensibilidade aos antibióticos testados e decidirem qual é o mais apropriado para o tratamento de cada tipo de infecção.

 

Dica! Para a realização dos antibiogramas os alunos podem ser divididos em grupos. Veja que o resultado de cada antibiograma apresenta diferenças. A amostra de infecção hospitalar apresenta maior resistência aos antibióticos testados. O que alunos deduzem disso? Ao final desta aula, caso haja tempo, você pode retomar a discussão do início da aula e rever as dúvidas levantadas pelos alunos. Será que estas dúvidas forma respondidas com a realização da atividade no computador?

 

Atividade para casa – A proposta de atividade é que os alunos respondam a algumas perguntas referentes ao que foi visto em sala. Abaixo seguem alguns exemplos de perguntas.

1) Relembre a discussão do início da aula. Que tipo de doença deve ser tratada com antibióticos?
2) Qual método pode ser utilizado em laborat&oac ute;rios de análises c línicas para identificar se um paciente está acometido de u ma infecção bac teriana?
3) Quando acometidos por uma infecção bacteriana podemos tomar qualquer antibiótico? Explique sua resposta.
4) Qual é o método utilizado para identificar o melhor antibiótico para determinado tipo de i nfec ção bacterian a? Explique.
5) Durante a atividade realizada no computador, você observou que a cultura de microrganismos crescida da amostra de Infectildo apresentou maior resistência aos antibióticos testados quando em comparação à amostra de Pneumonildo. Como isso é possível?

 

 

 

Aula 2 – 50 minutos

 

A atividade a seguir deve ser realizada na sala de aula.

 

A pergunta número 5 do questionário da aula passada servirá como ponto de partida para uma discussão durante a correção do questionário: o que é resistência bacteriana?

 

Durante a correção exponha aos alunos o conceito de resistência bacteriana. Os alunos estão familiarizados com fatores que podem levar à resistência de uma infecção determinado antibiótico?

 

Uma situação que pode ser abordada é o tratamento da tuberculose. Em geral, um paciente tuberculoso precisa tomar os antibióticos indicados por um período médio de seis meses, ininterruptamente. Como os remédios causam efeitos colaterais e os sintomas desaparecem muito antes do prazo de tratamento, boa parte dos pacientes deixa de tomar os antibióticos por sua conta e risco. O resultado? As bactérias resistentes à medicação acabam sendo selecionadas e o tratamento iniciado perde efeito. Discuta com seus alunos este exemplo e alerte-os sobre os perigos da auto-medicação (Ex: favorecimento de resistência, uso potencial de um antibiótico ineficaz contra um tipo de infecção, dosagem incorreta, efeitos colaterais).

 

Dica! Uma forma de trabalhar este exemplo é apresentá-lo por partes e pedir aos alunos que tentem prever o que pode acontecer a seguir. Por exemplo, questione os alunos o que pode acontecer se um paciente deixa de tomar um antibiótico antes do período estipulado pelo médico. Quanto aos riscos da auto-medicação, você pode tomar como exemplo os personag em apresentados na animação. O que pode acontecer se cada um dos três personagens doentes resolver tomar um antibiótico por conta própria? É interessante que as su posições elaboradas pelos alunos sejam registradas (como um texto ou um parágrafo) e lhe sejam entregues ao fim da aula.

 

Material de aprofundamento para o professor:
http://www.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html - Página mantida pela Prof. Drª. C ynthia Maria Kyaw do Laboratório de Microbiologia da Universidade de Brasília que traz informações sobre antibiót icos e seus mecanismos de ação.

 


Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Site:
http://www.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html - Página que traz informações sobre antibióticos e seus mecanismos de ação.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tive uma recaída Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Durante a realização da atividade no computador. Verifique as hipóteses elaboradas pelos alunos. Quais foram os métodos sugeridos para a identificação de infecções bacterianas? Avalie se os métodos sugeridos são factíveis cientificamente, mesmo que na prática não o sejam. Qual foi a explicação dada para o não crescimento de culturas nas placas com amostras de Saudovino e Gripaldo? Os alunos conseguiram perceber que a mostra de sangue de Saudovino funciona como um controle negativo do experimento? E a de Gripaldo? Ela foi relacionada a um vírus ou pelo menos a um organismo diferente de uma bactéria? Você pode acessar estas respostas durante o desenvolvimento da atividade em si e pelo questionário que ficou como atividade para casa. 2. Durante a discussão na segunda aula. Os alunos conseguiram relacionar o uso indevido de antibióticos com um fator que pode favorecer a resistência bacteriana?
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Fernando, CEULP/ULBRA , Tocantins - disse:
    ferodriguesto@gmail.com

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a estratégia e linguagem de apresentação. Parabéns por este diferencial - sem dúvidas trazem experiências significativas.


  • Quézia Pires, Faculdade Pitágoras de Guarapari , Espírito Santo - disse:
    quemoura@yahoo.com.br

    11/09/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo


Sem classificação.
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