Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Determinação do percentual de etanol na gasolina: prática

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno saberá conduzir, analisar e concluir um experimento científico. Isto implica em aplicar os conhecimentos obtidos na resolução de situações problema experimentais e reais.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico de vidrarias de laboratório (proveta, pipeta). Classificação dos sistemas. Forças intermoleculares.

Estratégias e recursos da aula

Na aula "Determinação do percentual de etanol na gasolina: teoria" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19498) foi demonstrado todo o potencial didático que o teste da proveta possui. Nesta mesma aula foram descritos os procedimentos necessários para determinar o percentual de etanol na gasolina. Diante desta técnica, simples e de fácil reprodução em um laboratório com algumas vidrarias comuns, é possível desenvolver um projeto de investigação, por parte dos alunos, dos postos de gasolina de sua cidade. É exatamente a partir desta perspectiva que esta sugestão de aula será proposta. 

Introdução

Organize grupos de três alunos. Faça uma listagem preliminar de postos de gasolina presentes em vossa cidade e, dependendo de seu tamanho, haverá um posto de gasolina para casa aluno da sua turma. Partindo-se desta idéia, distribua por proximidade de localização da residência, nomes e endereços de postos de gasolina. Cada aluno terá que ser responsável por trazer uma amostra (200 mL) de gasolina em um dia combinado. Este volume é suficiente para fazer quatro testes da proveta, caso seja necessário repetir o experimento.

Parte Experimental

O procedimento experimental pode ser reproduzido a partir deste roteiro experimental disponíveis nos objetos educacionais do MEC.

Roteiro Experimental (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6266/determinacaodoteordealcoolemgasolina.htm?sequence=3)

A proveta geralmente está disponível nos laboratórios de química ou pode ser adquirida em estabelecimentos que vendem materiais para laboratório por preços bem acessíveis. Caso sua proveta não tenha tampa, providencie uma rolha que feche a proveta. Supervisione cada experimento sem, no entanto, interferir nos procedimentos experimentais que devem ser realizados pelos alunos. Ou seja, acompanhem de forma passiva os procedimentos executados por eles. Interfira apenas quando for necessário.

Ao final dos experimentos, peça aos alunos para montarem  uma tabela com os resultados. Com base nestes, cada grupo de alunos, por escolha ou por sorteio, deverá apresentar os resultados da pesquisa como se fossem jornalistas. Então, alguns grupos mostraram os resultados produzindo um jornal e incluindo os resultados da pesquisa em uma reportagem. O jornal deve ter nome e a reportagem deve ter nome do jornalista, título, release e o texto da matéria, como se fosse realmente um jornal de notícias. Outros grupos irão produzir um programa de rádio e a notícia com sua narração. Esta narração deve ter o nome da rádio, o nome do programa e a narração em si.  Tudo em uma linguagem jornalística, porém explicando o procedimento experimental e inserindo os termos da química nestas explicações. As observações científicas devem versar sobre as interações intermoleculares que o etanol tem pela água e pela gasolina e como isto interfere na separação das fases.

Fonte imagens: http://www.corbis.com

Esta atividade pode estar integrada de forma interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa, a qual pode trabalhar com a forma do texto jornalístico. Os alunos podem ter conhecimento a respeito da linguagem jornalística nas aulas de língua portuguesa.

Após cada notícia, os alunos deverão adicionar uma entrevista com um mecânico, o qual deve ser questionado sobre os problemas decorrentes da adulteração e da experiência que o mecânico possui com o problema de combustíveis adulterados.  Em um dia a combinar, os alunos irão ver os trabalhos dos demais colegas. Certamente será uma atividade que envolverá alunos, professores, escola e comunidade.

Recursos Complementares

Para realizar a edição de audio, sugere-se o uso do programa Audacity (http://www.superdownloads.com.br/download/127/audacity/).

Para edição de video, sugere-se o Windows Move Maker (http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm).

Avaliação

A avaliação desta atividade tem dois momentos. Primeiro diz respeito ao procedimento experimental. Os passos do roteiro devem ser seguidos de acordo. A organização das provetas e dos registros dos registrados, bem como a bancada no laboratório devem ser levados em consideração.

Já num segundo momento, a avaliação dos vídeos pode ser feita pelos próprios alunos, ou então parte da avaliação pelos alunos e parte pelo professor. Negocie com seus alunos. Uma sugestão é postar os videos das reportagens em um site de videos, como YouTube (www.youtube.com), em que cada grupo deve avaliar os demais com notas relacionadas aos critérios:

- linguagem científica adequada e correta

- criatividade

- objetividade

Ao final, a média das notas fica sendo a nota do grupo. Na parte da química, é importante avaliar a precisão das  inclusões da linguagem científica nas notícias produzidas pelos alunos. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.