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Observando os répteis

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características de uma espécie de réptil através da observação de um espécime;

Relacionar as características específicas do animal observado como próprias de sua espécie.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as principais caracteristicas dos répteis.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Nessa aula vamos propor três alternativas para a observação das características de um réptil (a lagartixa doméstica): a foto de um exemplar, o próprio animal, se for possível coletá-lo no ambiente e vídeos.  

 A lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia) é um réptil, portanto uma espécie de animal vertebrado, popularmente conhecido como briba ou taruíra. É um animal pequeno e pode ser visto andando nas paredes internas e externas das casas, no quintal, muitas vezes quando chove. Seus hábitos alimentares são variados, incluindo animais como aranhas, escorpiões, insetos, em especial as baratas. Esta espécie é nativa da África, mas atualmente é encontrada em quase todo o mundo. É comum em ambientes urbanos. Em algumas regiões do Brasil, como Santa Catarina e o Noroeste Paulista, a lagartixa também é conhecida como crocodilinho de parede.  

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/lagartixa.htm

Vídeo: Ataque da Lagartixa

http://www.youtube.com/watch?v=nQgSnTDb8EY  consultado em 19/05/2010 às 19:59.

Vídeo: Lagartixa se fazendo de morta  

http://www.youtube.com/watch?v=xXkNGKc_V6s consultado em 19/05/2010 às 19:59.

Texto sobre a Lagartixa:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/140/por-que-as-lagartixas-podem-subir-pelas-paredes 

(consultado em 18/05/2010 às 19:25)

As imagens (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, mapas) são utilizadas muitas vezes com cunho meramente ilustrativo. Entretanto, apresentam-se como recurso metodológico capaz de fornecer informações sobre o conhecimento já produzido nas diferentes áreas: biologia, física, química, ecologia, geografia, história, dentre outras. Elas, de modo geral, podem ser usadas com os seguintes fins:

. favorecer melhor organização do raciocínio do aluno;

. comunicar ao professor o conhecimento prévio que os alunos possuem;

. informar ao professor o conhecimento construído durante o desenvolvimento de determinado conteúdo;

. estimular a criatividade;

 . facilitar a compreensão dos fatos;

. diluir o caráter teórico do conteúdo do ensino;

 .desenvolver habilidades de observação, enumeração, descrição, interpretação e comparação;

 .avaliar a aprendizagem de conteúdos.

Algumas imagens nem sempre conseguem alcançar esses objetivos. Vários aspectos precisam ser observados e analisados com os alunos, uma vez que as imagens não devem ser usadas só com cunho ilustrativo mas, acrescentar aspectos que contribuam para o aprendizado.   Ao explorar as imagens com a turma é importante:

. Contextualizá-las para que não representem uma realidade que não encontra respaldo na cultura (As frutas, verduras, cereais, ovos, carne, leite e derivados fartamente ilustrados em livros e na mídia em geral, podem sugerir que toda a população do Brasil tem acesso a esses alimentos).

. Estar atento a possíveis erros conceituais que as imagens podem induzir como:

  1. Representar esquemas dos corpos humanos assexuados, com sangue azul e vermelho, órgãos em forma anatômica e localização inadequadas e sistemas independentes uns dos outros.
  2. Apresentar seres vivos, principalmente animais e plantas fora de seu habitat, sugerindo isolamento de seus pares e do ecossistema a que pertencem.
  3. Mostrar o céu sempre azul e o mar sempre verde, ignorando a poluição ambiental.
  4. Ilustrar seres vivos e objetos sem observação de escala ou, sem chamar atenção dos alunos sobre esse aspecto.
  5. Usar cores irreais sem indicar que são cores fantasias.

Aspectos como os descritos acima, muitas vezes, ao invés de facilitar a compreensão do assunto, dificultam a aprendizagem. É preciso que as ilustrações representem corretamente os dados da realidade, pois somente assim se tornam instrumentos de compreensão do mundo real.

A utilização desse recurso metodológico imprime uma dinâmica diferente às aulas de ciências. Devem ser criadas situações de aprendizagem nas quais o aluno seja solicitado a analisar e interpretar as ilustrações. Essa prática, bem explorada, contribui significativamente para o processo de construção e apropriação do conhecimento.   

PORTO et.al. De olho na ciências.  Belo Horizonte: FAPI, 2010 (texto adaptado).    

 Estratégia:  

 Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas idéias sobre a lagartixa doméstica. e observação direta/indireta de um espécime, usando um espécime vivo, foto e vídeo.

  Como o professor irá ativar esse processo:

Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas ideias sobre as características  das lagartixas, se já tiveram oportunidade de observá-las, como era o lugar onde se encontravam, como se movimentavam.  Se possível, faça a observação dirigida em sala de aula de um espécime coletado ou de uma foto do animal e exiba  os vídeos sugeridos.

 No primeiro momento será apresentado um espécime vivo/foto de uma lagartixa e os vídeos sugeridos. Se a turma conseguir um exemplar do espécime, oriente os alunos a observá-lo diretamente.

 Converse com a turma sobre a atividade de observação:

- O que significa observar alguma coisa, ser ou objeto?

- Que diferenças existem entre olhar e observar?

- O levantamento de questões sobre o que observar na lagartixa contribui para conhecer melhor esse animal? Por quê?

- Que órgãos dos sentidos podemos usar numa observação como a que será realizada? Por quê?

- Que questões deveriam conter um roteiro para observar um animal qualquer? E a lagartixa?  

 Planeje com a turma a atividade de observação  levando em consideração:

- para que observar;

- o que observar;

- detalhes e aspectos importantes;

- concentração durante a atividade.   

A seguir apresentamos alguns itens que podem orientar a observação e o registro das informações colhidas durante a atividade:  

 Roteiro de observação:

1) Qual é o nome do réptil observado?

2) Que movimentos ela faz ao se locomover?

3) Como é o corpo desse animal?                                             

 4) Que cores ela tem?

5) Como é a sua cabeça?

6) Quantas patas o animal tem? Como elas são?

7) Como é a cauda do animal? Qual é a função dela?

8) Como é o ambiente em que ele vive?

9) O animal se alimentou durante a observação? Como ele fez isso? Que alimento ingeriu?

10) Você ouviu algum barulho vindo do animal? Como era esse barulho?

11) A lagartixa é um réptil. Que semelhanças existem entre ela e outros reptéis como o jacaré e o crocodilo, por exemplo?  

Obs:. No caso da observação direta, sugerimos finalizar a atividade soltando a lagartixa na sala de aula para que os alunos possam acompanhar a sua movimentaçào e ou alimentação.

 No segundo momento, depois de feito o registro proponha a turma escrever um texto informativo a partir dos dados coletados durante a observação e outros do conhecimento da turma.   Relembre com os alunos as características de um texto informativo. Se necessário, explique a eles que essses textos  são usados no campo das ciências em geral, trazendo informações sobre determinados fatos, animais ou objetos. Nesse gênero textual as frases têm sentido claro e o vocabulário é preciso. Os livros de Ciências, Geografia e outros que usam na escola possuem vários textos informativos. Leia para a turma ou solicite aos alunos que leiam alguns textos informativos e juntos identifiquem suas características principais, antes de realizarem a atividade, fazendo integração disciplinar com a língua portuguesa.   

Recursos Complementares

Acesse o link sugerido e conheça um pouco mais sobre os répteis e a lagartixa doméstica.

http://osseresvivos.blog.terra.com.br/2009/09/20/a-lagartixa-domestica/ - consultado em 15/05/2010 às 19:27.

 

Avaliação

Avaliação 

Nesta aula, os alunos são avaliados em diferentes momentos: quando participam das discussões, fazem os registros da observação e escrevem um texto informativo.

Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando observamos suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros. Para avaliação final, proponha aos alunos que, individualmente, preencham uma ficha como a sugerida a seguir, sobre um réptil.

Nome do animal observado:

O grupo de vertebrado ao qual pertence:

Habitat:

Características do corpo:

Respiração:

Hábitos alimentares:

Como se reproduz:

Como se locomove:   

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