28/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Identificar características de uma espécie de réptil através da observação de um espécime;
Relacionar as características específicas do animal observado como próprias de sua espécie.
Conhecer as principais caracteristicas dos répteis.
Introdução: uma abordagem para o professor
Nessa aula vamos propor três alternativas para a observação das características de um réptil (a lagartixa doméstica): a foto de um exemplar, o próprio animal, se for possível coletá-lo no ambiente e vídeos.
A lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia) é um réptil, portanto uma espécie de animal vertebrado, popularmente conhecido como briba ou taruíra. É um animal pequeno e pode ser visto andando nas paredes internas e externas das casas, no quintal, muitas vezes quando chove. Seus hábitos alimentares são variados, incluindo animais como aranhas, escorpiões, insetos, em especial as baratas. Esta espécie é nativa da África, mas atualmente é encontrada em quase todo o mundo. É comum em ambientes urbanos. Em algumas regiões do Brasil, como Santa Catarina e o Noroeste Paulista, a lagartixa também é conhecida como crocodilinho de parede.
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/lagartixa.htm
Vídeo: Ataque da Lagartixa
http://www.youtube.com/watch?v=nQgSnTDb8EY consultado em 19/05/2010 às 19:59.
Vídeo: Lagartixa se fazendo de morta
http://www.youtube.com/watch?v=xXkNGKc_V6s consultado em 19/05/2010 às 19:59.
Texto sobre a Lagartixa:
(consultado em 18/05/2010 às 19:25)
As imagens (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, mapas) são utilizadas muitas vezes com cunho meramente ilustrativo. Entretanto, apresentam-se como recurso metodológico capaz de fornecer informações sobre o conhecimento já produzido nas diferentes áreas: biologia, física, química, ecologia, geografia, história, dentre outras. Elas, de modo geral, podem ser usadas com os seguintes fins:
. favorecer melhor organização do raciocínio do aluno;
. comunicar ao professor o conhecimento prévio que os alunos possuem;
. informar ao professor o conhecimento construído durante o desenvolvimento de determinado conteúdo;
. estimular a criatividade;
. facilitar a compreensão dos fatos;
. diluir o caráter teórico do conteúdo do ensino;
.desenvolver habilidades de observação, enumeração, descrição, interpretação e comparação;
.avaliar a aprendizagem de conteúdos.
Algumas imagens nem sempre conseguem alcançar esses objetivos. Vários aspectos precisam ser observados e analisados com os alunos, uma vez que as imagens não devem ser usadas só com cunho ilustrativo mas, acrescentar aspectos que contribuam para o aprendizado. Ao explorar as imagens com a turma é importante:
. Contextualizá-las para que não representem uma realidade que não encontra respaldo na cultura (As frutas, verduras, cereais, ovos, carne, leite e derivados fartamente ilustrados em livros e na mídia em geral, podem sugerir que toda a população do Brasil tem acesso a esses alimentos).
. Estar atento a possíveis erros conceituais que as imagens podem induzir como:
Aspectos como os descritos acima, muitas vezes, ao invés de facilitar a compreensão do assunto, dificultam a aprendizagem. É preciso que as ilustrações representem corretamente os dados da realidade, pois somente assim se tornam instrumentos de compreensão do mundo real.
A utilização desse recurso metodológico imprime uma dinâmica diferente às aulas de ciências. Devem ser criadas situações de aprendizagem nas quais o aluno seja solicitado a analisar e interpretar as ilustrações. Essa prática, bem explorada, contribui significativamente para o processo de construção e apropriação do conhecimento.
PORTO et.al. De olho na ciências. Belo Horizonte: FAPI, 2010 (texto adaptado).
Estratégia:
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas idéias sobre a lagartixa doméstica. e observação direta/indireta de um espécime, usando um espécime vivo, foto e vídeo.
Como o professor irá ativar esse processo:
Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas ideias sobre as características das lagartixas, se já tiveram oportunidade de observá-las, como era o lugar onde se encontravam, como se movimentavam. Se possível, faça a observação dirigida em sala de aula de um espécime coletado ou de uma foto do animal e exiba os vídeos sugeridos.
No primeiro momento será apresentado um espécime vivo/foto de uma lagartixa e os vídeos sugeridos. Se a turma conseguir um exemplar do espécime, oriente os alunos a observá-lo diretamente.
Converse com a turma sobre a atividade de observação:
- O que significa observar alguma coisa, ser ou objeto?
- Que diferenças existem entre olhar e observar?
- O levantamento de questões sobre o que observar na lagartixa contribui para conhecer melhor esse animal? Por quê?
- Que órgãos dos sentidos podemos usar numa observação como a que será realizada? Por quê?
- Que questões deveriam conter um roteiro para observar um animal qualquer? E a lagartixa?
Planeje com a turma a atividade de observação levando em consideração:
- para que observar;
- o que observar;
- detalhes e aspectos importantes;
- concentração durante a atividade.
A seguir apresentamos alguns itens que podem orientar a observação e o registro das informações colhidas durante a atividade:
Roteiro de observação:
1) Qual é o nome do réptil observado?
2) Que movimentos ela faz ao se locomover?
3) Como é o corpo desse animal?
4) Que cores ela tem?
5) Como é a sua cabeça?
6) Quantas patas o animal tem? Como elas são?
7) Como é a cauda do animal? Qual é a função dela?
8) Como é o ambiente em que ele vive?
9) O animal se alimentou durante a observação? Como ele fez isso? Que alimento ingeriu?
10) Você ouviu algum barulho vindo do animal? Como era esse barulho?
11) A lagartixa é um réptil. Que semelhanças existem entre ela e outros reptéis como o jacaré e o crocodilo, por exemplo?
Obs:. No caso da observação direta, sugerimos finalizar a atividade soltando a lagartixa na sala de aula para que os alunos possam acompanhar a sua movimentaçào e ou alimentação.
No segundo momento, depois de feito o registro proponha a turma escrever um texto informativo a partir dos dados coletados durante a observação e outros do conhecimento da turma. Relembre com os alunos as características de um texto informativo. Se necessário, explique a eles que essses textos são usados no campo das ciências em geral, trazendo informações sobre determinados fatos, animais ou objetos. Nesse gênero textual as frases têm sentido claro e o vocabulário é preciso. Os livros de Ciências, Geografia e outros que usam na escola possuem vários textos informativos. Leia para a turma ou solicite aos alunos que leiam alguns textos informativos e juntos identifiquem suas características principais, antes de realizarem a atividade, fazendo integração disciplinar com a língua portuguesa.
Acesse o link sugerido e conheça um pouco mais sobre os répteis e a lagartixa doméstica.
http://osseresvivos.blog.terra.com.br/2009/09/20/a-lagartixa-domestica/ - consultado em 15/05/2010 às 19:27.
Avaliação
Nesta aula, os alunos são avaliados em diferentes momentos: quando participam das discussões, fazem os registros da observação e escrevem um texto informativo.
Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando observamos suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros. Para avaliação final, proponha aos alunos que, individualmente, preencham uma ficha como a sugerida a seguir, sobre um réptil.
Nome do animal observado:
O grupo de vertebrado ao qual pertence:
Habitat:
Características do corpo:
Respiração:
Hábitos alimentares:
Como se reproduz:
Como se locomove:
Quatro estrelas 1 classificações
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07/07/2010
Quatro estrelasOtima