Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Para que serve o dicionário?

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a história e origem do dicionário, bem como os tipos existentes na atualidade. Além disso, esta aula visa proporcionar com que os alunos reconheçam a importância de um dicionário e de saber utilizá-lo.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Ortografia;

- Oportunidade de autoavaliação;

- Organização do trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos um dicionário (Fig. 1) e lhes pergunte se sabem para que serve, e se eles sabem o que significa a palavra “dicionário” e quem o teria inventado.

Figura 1 – Imagem de um dicionário

Disponível em: http://lh3.ggpht.com/ekosterapia/R-vaJwdkyzI/AAAAAAAAAlE/DuDc8cbdkEM/dicionario%5B4%5D.jpg 

 Acesso em: 27. Maio. 2010.      

Depois de ouvir as opiniões dos alunos sobre a utilidade do dicionário, o professor deverá separá-los em duplas para a execução das próximas atividades que serão feitas no Laboratório de Informática.  Observamos que, se possível, o professor deverá entregar para cada aluno ou dupla um dicionário, para que possam manuseá-lo, de forma que possam conhecer sua estrutura e funcionamento. Além disso, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra “dicionário”!

De acordo com o dicionário online de Português o significado desta palavra é: "Significado de Dicionário s.m. Coleção dos vocábulos de uma língua, ou dos termos próprios de uma ciência ou arte, com a significação deles, ou com a sua tradução em outra língua, ordenados alfabeticamente."

Link do dicionário: http://www.dicio.com.br/dicionario/ 

Atividade 1  

 Estando os alunos divididos em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que eles explorem alguns sites (Fig. 2) para que possam conhecer a história e  reconhecer a importância do dicionário. Assim, os alunos deverão fazer pesquisas em tais sites seguindo o roteiro abaixo.

Observação: Sugerimos que cada dupla fique responsável por fazer a pesquisa de dois dos tópicos do roteiro.   

Roteiro de Pesquisa:

- Para que serve um dicionário.

- Qual a importância de um dicionário.

- Quais são os tipos de dicionários existentes (tradução de línguas, específicos de algumas áreas do conhecimento, como História, Psicologia, entre outras, dicionários online, portáteis etc.).

- Qual a História da invenção do dicionário.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio    

http://jornalavem.wordpress.com/2007/07/01/a-historia-do-dicionario/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio_Contempor%C3%A2neo_da_L%C3%ADngua_Portuguesa

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/significacaodaspalavras/usododicionario.htm (Fig. 2)        

http://aurelio.ig.com.br/dicaureliopos/manual/professor/macro.asp 

http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=696&codant=  

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=dicionarios/docs/origemdicionario 

 

Figura 2 – Imagem do site “TV Cultura”       

Após a pesquisa cada dupla deverá, sob supervisão do professor, elaborar um texto que contenha todas as informações do seu tópico, como no exemplo abaixo (Fig. 3). Com essa atividade, os alunos estarão trabalhando com a língua escrita!

Figura 3 – Imagem da sugestão de organização do texto elaborado pelas duplas

Fonte: do autor   

Com o objetivo de fazer uma troca de experiências entre os alunos, sugerimos que cada dupla troque com outra dupla o texto que escreveram, para que conheçam a produção de seus colegas.

Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos contem como foi essa experiência. Para deixar a conversa o mais proveitosa possível, sugerimos que os alunos estejam sentados em círculo na sala de aula, ou no Laboratório de Informática (Fig. 4).

Figura 4 – Imagem de alunos dispostos em roda

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_9Dl-hMkrxaQ/ShA2AkDzwbI/AAAAAAAAB6s/rAY-ClPJhhI/s320/RODA+DE+LEITURA+002.jpg  

Acesso em: 13. Abril. 2010.      

O professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

- O que vocês acham do resultado das pesquisas?

 - O que mais chamou a atenção?

- Houve diferença no texto da dupla de colegas? Ou seja, havia informações diferentes? Havia mais ou menos informações?   

Esse é um momento importante para que os alunos desenvolvam a oralidade e a autoavaliação, já que deverão comparar e avaliar suas produções. Em seguida, os alunos deverão se agrupar em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas duas duplas da atividade 1) para que a próxima atividade seja feita.

Sugerimos que se juntem duplas que tiveram feito a pesquisa de tópicos diferentes, por exemplo, tópicos 1 e 2 e tópicos 3 e 4.     

Atividade 2    

Estando os alunos em grupos de quatro integrantes, sugerimos que cada grupo elabore um panfleto (Fig. 5) informativo sobre o que foi pesquisado (Dicionário: sua importância e história) para ser distribuído para os demais alunos da escola.

Sugerimos que os panfletos sejam elaborados no computador para que possam, além de textos, conter imagens.

Nestes panfletos deverão conter as seguintes informações:

- História da invenção do dicionário.

- Quem o inventou.

- Para que serve o dicionário.

- Importância do dicionário.

- Tipos de dicionários existentes.  

Figura 5- Imagem do modelo de panfleto

Fonte: do autor

  

É importante que o professor supervisione essa atividade e que faça a correção ortográfica dos textos antes da impressão dos panfletos! Com essa atividade, os alunos estarão trabalhando com a escrita de textos, organização do trabalho em grupo, aliando essas competências ao manuseio com o computador!  

Para a próxima atividade, sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas.

Atividade 3

Com o objetivo de fazer com que os alunos manuseiem o dicionário, sugerimos que o professor apresente um texto para que possam pesquisar neste o significado de algumas palavras ali presentes. Sugerimos que o professor apresente a letra do Hino Nacional Brasileiro (Fig. 6), uma vez que há nela palavras que não são muito usadas na língua portuguesa, e, por isso, as desconhecemos. Tais palavras estão destacadas, porém se necessário, o professor poderá indicar outras para que os alunos façam a pesquisa de seu significado.    

Link da letra do Hino Nacional: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm 

Figura 6 - Imagem da letra do Hino Nacional com as palavras a serem pesquisadas em destaque

Fonte: site acima

É importante que o professor converse com os alunos no momento da atividade para perguntar se eles têm dúvidas, e se ao final dela conseguem fazer a interpretação da letra do hino melhor do que antes; sem a pesquisa das palavras em destaque.

Sugestão de Atividades Complementares:

O professor poderá trabalhar com os alunos a interpretação da letra da poesia abaixo.

 Poesia:

http://substante.blogspot.com/2006/08/poesia-do-dicionrio.html 

Recursos Complementares

Dica:

Sugerimos que o professor conheça outras aulas publicadas no site do Portal do Professor que trabalham a mesma temática dessas aulas.

 A aula “Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto” é uma dessas aulas e poderá ser trabalhada na sequência dessa!

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o propósito da mesma que é o de conhecer a importância dos dicionários, bem como a importância de saber usá-los.

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Ortografia;

- Oportunidade de autoavaliação;

- Organização do trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cleide, estudos , Rio de Janeiro - disse:
    cleidemsbraga@yahoo.com.br

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Criativa


  • Selma Freitas, CEM Cecília Meireles , Mato Grosso do Sul - disse:
    selmafreitas05@hotmail.com

    31/05/2010

    Quatro estrelas

    Achei excelente esse plano de aula, pois considero muito importante os alunos saberem manusear o dicionário e compreender todo o processo que o envolve.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.