20/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Aprendendo as limitações possíveis e a entender o disléxico.
Nenhum assunto prévio necessita ser trabalhado.
Na primeira aula:
Apresentar à turma, na laboratório de informática, o que é Dislexia com os videos abaixo:
Dislexia (http://www.sabertv.net/lidia-lacava/dislexia-video_155bc9d49.html)
Dislexia Fantástico (http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw)
Mesa redonda: Vamos colocar agora qual as características que nos fazem perceber que um indivíduo é ou não disléxico.
Neste ponto, traçar uma diretiva no sentido de ajudar sempre e não ridicularizar ou mesmo não ajudar o envolvimento da turma no assunto.
Muito importante para o professor que trabalha com adolescentes: evite a abordagem de maneira ríspida para que não venha a ser motivo de brincadeira, ou de apelido, o termo Dislexia.
Ainda no laboratório, acessar o jogo:
Jogo da Memória (http://www.alzirazulmira.com/concentration/memoria.htm)
Agora, já na segunda parte da aula, levar todos ao pátio da escola ou outro lugar que seja amplo e dividir a turma em grupos que se posicionarão dois em dois. Para cada conjunto de dois grupos, será dado um conjunto de fichas que terão vários desenhos pareados e se fará a brincadeira da memória.
Ao final, restarão apenas duas equipes para restar apenas uma. Importante ressaltar que neste momento a torcida vale à pena, mas soprar não é interessante.
Logo depois de findado o jogo, reunir a turma em um circulo para conversar sobre a aula, uma espécie de mesa-redonda, com todos participando. Chamar a atenção da importância dos jogos para o desenvolvimento do cérebro, assim como é importante a atividade física para o desenvolvimento do corpo.
Será feito através do interesse dos alunos na exucução das tarefas, podendo também ser feito através de avaliação escrita e tradicional para a fixação do conteúdo por demais comum em nossas vidas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!