Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dislexia na inclusão

 

20/06/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprendendo as limitações possíveis e a entender o disléxico. 

Duração das atividades
2 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum assunto prévio necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Na primeira aula:

Apresentar à turma, na laboratório de informática, o que é Dislexia com os videos abaixo:

Dislexia (http://www.sabertv.net/lidia-lacava/dislexia-video_155bc9d49.html

Dislexia Fantástico   (http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw

Mesa redonda: Vamos colocar agora qual as características que nos fazem perceber que um indivíduo é ou não disléxico.

 Neste ponto, traçar uma diretiva no sentido de ajudar sempre e não ridicularizar ou mesmo não ajudar o envolvimento da turma no assunto.

Muito importante para o professor que trabalha com adolescentes: evite a abordagem de maneira ríspida para que não venha a ser motivo de brincadeira, ou de apelido, o termo Dislexia.

Ainda no laboratório, acessar o jogo:

Jogo da Memória (http://www.alzirazulmira.com/concentration/memoria.htm

Agora, já na segunda parte da aula, levar todos ao pátio da escola ou outro lugar que seja amplo e dividir a turma em grupos que se posicionarão dois em dois. Para cada conjunto de dois grupos, será dado um conjunto de fichas que terão vários desenhos pareados e se fará a brincadeira da memória.

 Ao final, restarão apenas duas equipes para restar apenas uma. Importante ressaltar que neste momento a torcida vale à pena, mas soprar não é interessante.

Logo depois de findado o jogo, reunir a turma em um circulo para conversar sobre a aula, uma espécie de mesa-redonda, com todos participando. Chamar a atenção da importância dos jogos para o desenvolvimento do cérebro, assim como é importante a atividade física para o desenvolvimento do corpo.

Recursos Complementares
Avaliação

Será feito através do interesse dos alunos na exucução das tarefas, podendo também ser feito através de avaliação escrita e tradicional para a fixação do conteúdo por demais comum em nossas vidas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.