28/06/2010
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
que existem limitações no desenvolvimento motor
distinguir o portador do pé de bailarina ou pé equino.
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.
Ao propor atividades para alunos com características de pé de bailarina, ou pé equino, é importante ressaltar que os alongamentos são imprescindíveis, bem como o fortalecimento da musculatura do corpo. A fadiga pode ser fator desestimulante para qualquer pessoa, criança, jovem ou adulto, praticar esporte.
Juntar a turma para a fabricação do material. Levar separado e antecipadamente latas e barbantes. Pode-se organizar em aula anterior e combinar com a turma para aumentar a participação e engajamento dos alunos. Separe para cada aluno duas latas e um pedaço de barbante ou fio de nylon de aproximadamente 1 metro ou pouco mais, dependendo da altura do aluno. O aluno terá que segurar de forma agradável o barbante. A lata deve ser a de leite em pó ou de achocolatado, para permitir o maior equilíbrio quando estiverem em cima dela. Agora, nas extremidades do diâmetro da lata, faça dois furos. Passe o barbante ou o fio de naylon pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata.
Importante: Verifique se o local da atividade não oferece riscos. A brincadeira não é perigosa mas o local deve estar limpo e não deve ser nem encerado nem sequer, acidentado. O professor, como de costume, deve estar atento para que os movimentos aconteçam sem atropelos.
Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar no ambiente escolhido(pátio, campo de volei, qualquer superfície limpa e não encerada) da escola com os pés de lata, eles vencido o desafio do equilíbrio, vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.Essa atividade permite o desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora e o ato de brincar. Durante todo o processo, também a atenção estará sendo estimulada.
O professor agora passa para a conscientização dos alunos. Importante que todos falem da própria experiência, das dificuldades e comparem o grau de atenção e equilíbrio desta atividade feita em cima da lata, com a mesma atividade feita sem os pés de lata; em seguida o professor retoma o assunto abordando a diferença das realidades, das dificuldades de uns em relação aos outros, da necessidade de superação, etc para maior absorção da atividade. Com isto, o nível de participação entre os colegas será maior e ainda haverá um envolvimento emocional muito importante.
Durante as atividades, avalie a atenção, interesse e nível de entrosamento e brincadeiras( pontuando aquelas que precisarão ser discutidas na 3a atividade)
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/09/2014
Cinco estrelasgostei muito da forma em que vc uso na sua aula de inclusao