Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras africanas

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a diversidade cultural e lúdica dos países africanos através de alguns jogos e brincadeiras populares deste continente.

- Aprender as regras e estimular o pensamento logico-estratégico das crianças através dos jogos.

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos das brincadeiras.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Onde tudo começou

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática             

Para dar início ao tema dos jogos e brincadeiras oriundas de países africanos o(a) professor(a) poderá fazer uma breve contextualização sobre a diversidade cultural e natural do continente africano através de vídeos da internet.

Sugestões de vídeos 

http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=mRoo7vXumMM&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=6kQr1hZwuQQ&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=I6svw6RUYLE&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=1G-qkMRuOPk&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=Vd23cdao6f4&feature=related 

Atividade 2 – Senet (Egito)

Duração: 20 minutos

Material: toquinhos de madeira, folhas de EVA, canetinha e serrote

Local: pátio, quadra ou sala de aula                 

Para dar início às atividades, o(a) professor(a) poderá trabalhar com Senet, um jogo de tabuleiro milenar, cujos os registros datam desde o Egito Antigo. Seu tabuleiro e suas peças eram feitos originalmente de madeiras (Figura1). O(a) professor(a) poderá construir um modelo alternativo com o tabuleiro em EVA e as peças com pequenos tocos de madeira (Figura 3).

As regras descritas a seguir são uma adaptação do jogo original do senet para as crianças pequenas aprenderem a dinâmica do jogo (regra tradicional). O jogo é praticado por duas pessoas onde cada jogador(a) utiliza duas peças. O objetivo desse jogo é percorrer com as peças por toda a extensão do tabuleiro. No entanto, só pode andar com uma peça por vez. O(a) jogador que conseguir levar ambas as peças até o último quadrante vence o jogo. 

Os dados egípcios (Figura 3/4º passo) são quatro metades de cubos de madeira com a face reta pintada de preto. Quando o(a) jogador(a) lança os dados, o número de faces pretas voltadas para cima indicam o número de casas que ele(a) deverá andar com sua peça. No entanto, se nenhuma face preta ficar voltada para cima ele(a) poderá andar 5 casas. Se o(a) jogador(a) cair no quadrante 5 ele(a) poderá jogar novamente. No quadrante 10 ele(a) perderá sua vez de jogar, deixando o(a) adversário(a) jogar duas vez consecutivas. Se o(a) jogador(a) cair no quadrante 14 ele voltará com sua peça para o início do jogo; no quadrante 1. Antes de jogar os dados o(a) jogador(a) deverá indicar qual peça ele(a) irá mover. Se o jogador ultrapassar o último quadrante ele(a) volta o número de casas que extrapolaram o 16º quadrante.

Sugestões de variações para o jogo:

- Utilizar dados convencionais.

- Jogar com quatro pessoas, ou seja duas duplas, onde cada jogador utiliza uma única peça.

- Modificar o tabuleiro aumentando o número de quadrantes ou fazendo-o em formatos diferentes.

Atividade 3 – Bezette (Zanzibar)

Duração: 20 minutos

Material: retalhos de madeira, serrote, prego e anéis de madeira

Local: quadra, pátio ou sala de aula             

No jogo seguinte o(a) professor(a) poderá trabalhar com o Bezette, um jogo originado das ilhas de Zanzibar, que ficam situadas no Oceano Índico, próximo à costa da Tanzânia.

O jogo é composto de um bastão, 25 argolas e 3 dados. Primeiramente as argolas são distribuídas igualmente entre os participantes, podendo participar de 2 a 5 pessoas. Se algumas argolas sobrarem as mesmas serão colocas no bastão. Exemplos:

- 2 jogadores = 12 argolas pra cada e uma no bastão;

- 3 jogadores = 7 argolas pra cada e 4 no bastão.             

As jogadas são feitas alternadamente. O(a) jogador(a) deve jogar os três dados de uma só vez. Se o jogador tirar o número 1, coloca-se 1 argola no bastão. Se o jogador tirar o número 6, entrega-se 1 argola para um de seus adversários. A escolha do adversário que irá receber a argola fica a critério do(a) jogador(a) que tiver realizado a jogada. Os demais números não tem função no jogo. Exemplos:

- O jogador A jogou os dados e saíram os números 2, 1 e 6. Ele deve então colocar 1 argola no bastão e entregar 1 argola a um de seus adversários.

- O jogador B jogou os dados e saíram os números 6, 1 e 6. Ele deve então colocar 1 argola no bastão e entregar 2 argolas a um de seus adversários.

- O jogador C jogou os dados e saíram os números 1, 1 e 4. Ele deve então colocar 2 argolas no bastão.       

O jogador que ficar sem argolas primeiro vence o jogo.

Sugestões de variações do jogo 

- Utilizar os dados egípcios.

- Excluir a regra de entregar a argola para o adversário.

- O número que o(a) jogador(a) tirar no dado passa a ser o número de argolas a serem colocas no bastão.

Atividade 4 – Tsoro Yematatu (Zimbábue)

Duração: 20 minutos

Material: folha de EVA, canetinha e pedrinhas coloridas

Local: quadra, pátio ou sala de aula             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá introduzir o Tsoro Yematatu, um jogo de tabuleiro oriundo do Zimbábue.

Antes de iniciar o jogo os(as) participantes devem tirar par ou ímpar para ver quem começa jogando. O jogador que começar irá pegar uma de suas pedrinhas e colocar em qualquer junção da figura desenhada no tabuleiro. Em seguida é a vez do(a) outro(a) participante. Quando as 6 pedrinhas estiveram colocadas nas junções da figura os(as) participantes irão movimentar suas peças alternadamente até que um(a) deles(as) consiga colocar suas 3 peças em linha reta. Esse(a) jogador(a) vencerá o jogo (Figura 5 – Exemplos de vencedores).      

Atividade 5 – Terra- mar (Moçambique)

Duração: 20 minutos

Material: giz

Local: quadra ou pátio             

Por fim, o(a) professor(a) poderá finalizar a aula com a brincadeira do Terra-mar. A dinâmica dessa brincadeira se assemelha à tradicional brincadeira do “morto-vivo”. O(a) professor(a) fará no chão da quadra ou pátio um longo risco com giz. De um lado ele(a) escreverá Terra e do outro Mar. Para iniciar a brincadeira todas as crianças poderão ficar do lado da Terra. Quando o(a) professor(a) disser:             

- Mar!

Todos(as) deverão pular para o lado do Mar. Quando o(a) professor(a) disser:             

- Terra!

Todos(as) deverão pular para o lado da Terra. O(a) professor(a) pode dizer Terra ou Mar repetidamente para tentar induzir algumas crianças ao erro. A criança que pular para o lado errado irá sair temporariamente da brincadeira. A última criança que permanecer sem errar vence a brincadeira.   

Recursos Complementares

- O(a) professor(a) poderá passar os dois filmes do pequeno herói africano Kiriku (Kiriku e a Feiticeira / Kiriku e os animais selvagens). Ambos os filmes mostram o cotidiano de uma aldeia senegalesa e retrata uma lenda da África Ocidental.    

- Outros jogos e brincadeiras podem ser encontradas em nas obras Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro de Cláudia Zaslavsky e Jogos de Moçambique de Antônio Prista. Além disso, o site do instituto Origem Jogos e Objetos oferece vários jogos e objetos africanos.      

- Existe um tradicional jogo africano chamado Mancala. Pelo certo grau de complexidade das regras ele não foi incluído nessa aula destinada às crianças da Educação Infantil. No entanto, esse jogo pode ser uma excelente opção de ampliação do tema dessa aula. 

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá pedir às crianças que levem alguns exemplares dos jogos construídos para casa e relatem para os pais tudo que foi aprendido na aula sobre os jogos e brincadeiras africanas. Os pais deverão escrever para o(a) professor(a) um breve comentário sobre o relato de seus filhos e suas impressões sobre o tema desta aula.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 20/27 - 74.07%
  • Quatro estrelas 5/27 - 18.52%
  • Três estrelas 0/27 - 0%
  • Duas estrelas 1/27 - 3.7%
  • Uma estrela 1/27 - 3.7%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carmen helena araujo, Sec Municipal Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    cbecker.araujo@bol.com.br

    16/10/2014

    Cinco estrelas

    impressionei-me pelo trabalho de pesquisa.estes jogos serão de utilidade na semana de consciência negra e, depois, com o hábito poderão incorporar-se no dia-a-dia.Parabéns!


  • SONIA, ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE , Maranhão - disse:
    SONIA_S.SOUSA@HOTMAIL.COM

    13/11/2013

    Quatro estrelas

    MT BOM!


  • SONIA, ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE , Maranhão - disse:
    SONIA_S.SOUSA@HOTMAIL.COM

    13/11/2013

    Quatro estrelas

    MT BOM!


  • bruno, fonte nova , Paraná - disse:
    brunodesouzagouveia@gmail.com

    05/11/2013

    Quatro estrelas

    otima


  • bia, Municipal , Minas Gerais - disse:
    biacipri@yahoo.com.br

    22/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante!!!!!!!!!


  • Ivonete Costa Carvalho, Colégio Estadual João Mazzarotto , Paraná - disse:
    ivonetecc98@yahoo.com.br

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Estava pesquisando sobre a África e encontrei esses jogos, obrigada vou passar para os meus alunos. Obrigada.


  • Cristiane Fonseca de Souza Rodrigues, C.E.I. Novo lar , Minas Gerais - disse:
    crisfsrodrigues1155@hotmail.com

    20/08/2013

    Cinco estrelas

    Estava precisando muito de brincadeiras que chamassem a atenção das crianças e estas brincadeiras são ótimas para realizar como atividade em minha turma, amei a dica, muito obrigada!!!Parabéns!!!


  • Elizamar Barros, Sesc , Tocantins - disse:
    elizamar.seliga@hotmail.com

    31/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, contribuiu muito na minha pesquisa. Parabens a todos voces que contribuem para que tenhamos materiais ricos e atualizados.


  • Raquel Passo, Igreja Adventista do Sétimo Dia , Maranhão - disse:
    rpssilva.passossousadasilva@gmail.com

    02/07/2013

    Cinco estrelas

    Estamos planejando uma escola Cristã de Férias em Nossa igreja e iremos desenvolver atividades sobre culturas de outros países. Estas brincadeiras irão enriquecer o nosso programa. Parabéns! Que Deus o abençoe!


  • darci ogias, Colégio Singular de São Caetano , São Paulo - disse:
    darciogias@uol.com.br

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    maravilhoso. Amei e já estou utilizando as ideias.


  • julia barbara, avaliaçao , Bahia - disse:
    julia@gata.com.br

    06/12/2012

    Cinco estrelas

    otimaaaaaaaaaaaaaa!


  • Tania, CEI Maria Cursino , São Paulo - disse:
    tania-tinha@hotmail.com

    17/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o projeto,vou desenvolver na sala de aula.


  • joãogustavo da silva, Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Souza , Paraná - disse:
    joo2010guto@hotmail.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    bom adorei a ideia de jogos de tabuleiros africanos, muito interessante mesmo


  • Helena, SEMED Nova Iguaçu , Rio de Janeiro - disse:
    helenasc61@gmail.com

    19/11/2011

    Cinco estrelas

    É maravilhoso quando se encontra um amigo! Os amigos gostam de compartilhar seus saberes. Parabéns!!! Excelente!


  • fatima porciuncula, eacola catharina , Rio de Janeiro - disse:
    tinhalbert@hotmail.com

    14/11/2011

    Cinco estrelas

    maravilhoso


  • Eliane, pmc , Paraná - disse:
    lilau2@msn.com

    15/10/2011

    Cinco estrelas

    Otima aula! parabéns


  • MARCIA, ESC. MUNIC. PRESIDENTE GETULIO VARGAS , Paraná - disse:
    MARCIAISADIAS@HOTMAIL.COM

    10/10/2011

    Quatro estrelas

    ADOREI OS JOGOS, VOU FAZER COM MEUS ALUNOS!!!!!!!!!!!!


  • TELMA HELOISA DE ALENCAR FÉLIX, secretaria municipal de educação/ gerencia de formação continuada , Amazonas - disse:
    amlet_alencar@hotmail.com

    15/09/2011

    Cinco estrelas

    muito bom e útil; sou formadora da dikversidade etnicorracial em Manaus e tenho dificuldades em encongtrar estes materiais . adorei. grata


  • Vôzão, Colégiio Marista Nossa Senhora da Penha , Espírito Santo - disse:
    vinicius.brazil17@gmail.com

    19/04/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI ESSA PARADA, ME AJUDOU A FAZER UM POUKO DO TRABALHO DE HISTORIA, E TAMBEM MATEI UM POUCO DE MINHA ACURIOSIDADE!!!


  • rebeca princesa de Deus, escola muicipal lirio o vale , Amazonas - disse:
    rebecathais10@hotmail.com

    21/11/2010

    Duas estrelas

    eu gostaria que a pesquisa se aprofundasse mas pois aqui encontre pouca coisa mas ao menos deu para mim fazer um rabalho . n deu pra fazermas aprofundado mas deu ´pra fazer oks?


  • maria martha bezerra marques, E.E. Vila São Luis II , São Paulo - disse:
    mmarthamarques@uol.com.br

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito das brincadeiras citadas neste portal, e me ajudou muito dando-me varias ideias para minhas aulas. São bincadeiras criativas e muito divertivas onde as crianças aprendem muito de forma lídica.


  • LUCIENE, Escola Classe de Samambaia , Distrito Federal - disse:
    lucienebrm@gmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!! Suas informações ajudaram uma turma de 8º Ano a fazerem um belíssimo trabalho, uma vez que temos pouco material prático de pesquisa.


  • ana Paula, Colegio souza coveia , São Paulo - disse:
    anapaulaneryalves@hotmail.com

    15/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a pagina... E serviu muito para meu sobrinho de 9 anos fazer a liçaõa dele.


  • francisca Iris N da Silva, SEE , Acre - disse:
    sirinunes@hotmail.com

    26/07/2010

    Quatro estrelas

    É interessante conhecermos outras culturas e praticar essa diversidade é mais divertido ainda. Gostei o prof. está de parabéns!


  • ODENILDA MOREIRA DA SILVA, ESCOLA SONIA TERZELLA NOGUEIRA , Pará - disse:
    ode.nilda@hotmail.com

    03/07/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI ESSA PÁGINA ERA O QUE EU ESTAVA PRECISANDO PARA AMPLIAR MEU PROJETO SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS NA ESCOLA EM QUE TRABALHO. DEPOIS QUE EU DESENVOLVÊ-LAS EM AGOSTO EU POREI AKI MINHAS IMPRESSOES E DOS MEUS ALUNOS SOBRE ESTES JOGOS.MAS DE INÍCIO EU SIMPLESMENTE AMEI. O ÚNICO JOGO QUE CONHECIA E QUE MEUS ALUNOS GOSTARAM MUITO FOI O SENET. OBRIGADA POR ESSA PÁGINA.


  • simone, Colegio Php , Espírito Santo - disse:
    simonedarkover@yahoo.com.br

    17/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente material!


  • Andressa, África do Sul - disse:
    andressa_vl@hotmail.com

    12/05/2010

    Uma estrela

    ótimo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.