06/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
É possível dois seres iguais originarem um descendente diferente?
Professor, inicie a aula apresentando (relembrando) os conceitos de divisão celular, cromossomos e genes. Lembre-os sobre a importância da MEIOSE na reprodução sexuada.
Dica! – Apresente também alguma informação a respeito de Mendel: quem foi, como era seu trabalho, que tipo de material utilizava, entre outras.
Dica! – Mais informações sobre Mendel podem ser encontradas no seguinte endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel
SIMULANDO CRUZAMENTOS NO MONOIBRIDISMO
Para representar os cruzamentos feitos por Mendel proponha aos alunos uma atividade de simulação de cruzamentos.
Dica – Estimule os alunos a participarem da construção do material. Essa participação estimula a curiosidade e também a compreensão do fenômeno estudado. A aprendizagem se torna mais divertida e eficiente. Os materiais sugeridos nesta atividade são baratos e de fácil aquisição (caixinhas de cartolina e pedaços de E.V.A)
Os alunos deverão recortar 64 peças quadradas de E.V.A de aproximadamente 1 cm de largura, nas cores amarela e verde.
Apresente aos alunos as seguintes informações:
• Cada peça representa um gene para uma determinada cor da semente da planta de ervilha (amarela ou verde).
• Cada combinação de “duas peças” representa os dois genes presentes no ZIGOTO que dará origem a uma planta de ervilha.
• Durante a formação dos gametas esses genes se separam (Meiose) para se combinarem novamente na fecundação.
• O gene para sementes amarelas é dominante sobre o gene para sementes verdes, assim, quando um zigoto apresentar um gene de cada tipo o resultado será ervilha amarela.
• As diferenças entre os termos HOMOZIGOTO e HETEROZIGOTO.
Dica – A representação de dominância e recessividade pode ser feita utilizando-se pequenos pedaços quadrados de papel celofane de cores diferentes onde uma é mais forte e se sobrepõe à outra, como por exemplo: vermelho e incolor ou laranja e amarelo.
Realizando os cruzamentos:
A – Obtenção da geração F1
Colocar todas as peças amarelas em uma caixinha e todas as peças verdes em outra caixinha. Retirar simultaneamente uma peça de cada caixinha, representando a formação do zigoto, colocando-as sobre a mesa lado a lado. Repetir o procedimento até retirar todas as peças das caixinhas.
Anotar o número e o tipo de plantas de ervilha que surgiram (amarelas ou verdes), considerando a dominância e recessividade dos genes.
B – Obtenção da geração F2
Dividir os descendentes obtidos do cruzamento anterior (F1) igualmente nas duas caixinhas. Mexer bem as caixinhas para misturar as peças. Retirar simultaneamente uma peça de cada caixinha (DESTA VEZ SEM OLHAR), representando a formação do zigoto, colocando-as sobre a mesa lado a lado. Repetir o procedimento até retirar todas as peças das caixinhas.
O resultado obtido representa a geração F2.
Para contar e anotar o tipo de plantas obtidas os alunos deverão considerar: duas peças verdes = ervilhas verdes; duas peças amarelas = ervilhas amarelas; uma peça verde e uma amarela = ervilhas amarelas (devido à dominância do gene amarelo sobre o verde).
Dica – Há possibilidade de pequena variação no resultado da geração F2, por isso oriente para que os alunos realizem o segundo cruzamento mais de uma vez e anotem os resultados, realizando um cálculo da média obtida.
Dica – Usar um número mais elevado de peças proporciona a obtenção de um resultado mais próximo do esperado estatisticamente.
Após a realização dos cruzamentos e registro dos resultados proponha que os alunos respondam em seus cadernos as seguintes questões
• Que tipo de descendente foi obtido na geração F1? Por que são todos iguais?
• Que tipos de gametas são formados no primeiro cruzamento?
• Que tipo de descendente foi obtido na geração F2? Em que proporções? (Na média, caso tenham sido realizados os cruzamentos mais de uma vez)
• Que tipos de gametas podiam ser formados por cada uma das plantas cruzadas para obter a geração F2?
Retornando à questão inicial, qual seria a resposta?
IMPORTANTE – Para compreender melhor as proporções fenotípicas (percentuais) resultantes dos cruzamentos, poderá ser realizada uma interdisciplinaridade com o professor da disciplina de Matemática, abordando o tema “probabilidade e estatística”.
No Portal do Professor está disponível o recurso “Probabilidade: a matemática ao acaso” que trata sobre conceitos de probabilidades simples e condicional; elementos de amostragem e estimativas; medidas de posição: média, mediana e moda; medidas de dispersão.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/917/probabilidades/index.htm
Probabilidade: a matemática ao acaso
Aula 2
No laboratório de informática forme duplas ou trios. Os alunos deverão acessar o recurso: “A Primeira Lei de Mendel” do Portal do professor.
Solicite que naveguem as cinco primeiras etapas da tela: 1ª Lei de Mendel.
Dica – Este recurso é bem interessante, pois os alunos poderão observar a mesma situação simulada na aula anterior, porém observando imagens das plantas de ervilhas. É importante que o professor realize a atividade antes dos alunos e possa orientar os alunos durante a navegação.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2313/1/PrimeiraLeiDeMendel.swf
Após o desenvolvimento da atividade solicite que os alunos REGISTREM em seus cadernos um resumo do que foi apresentado no recurso e em seguida responda as seguintes questões:
• Como Mendel sabia que as linhagens iniciais de ervilhas eram puras?
• Quais as diferentes características de plantas de ervilhas que podem ser observadas para a realização de cruzamentos em genética?
• Por que a 1ª Lei de Mendel ficou conhecida como Leia da Pureza dos Gametas?
• Como é realizado um cruzamento teste para saber se é dominante homo ou heterozigoto?
IMPORTANTE – Após a correção das atividades aproveite para explicar a proporção fenotípica 3:1, resultante do cruzamento entre heterozigotos.
Nome | Tipo |
---|---|
Probabilidade: a matemática ao acaso | Animação/simulação |
Quatro estrelas 7 classificações
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24/07/2013
Cinco estrelasagradeço pela ajuda, dou estudante de Biologia e já listei essa prática para possívelmente aplicar na minha aula avaliatica de instrumentação do ensino.
12/07/2012
Quatro estrelasPrezados Senhores Achei a sugestão das caixinhas com a simulação dos genes amarelo e verde muito criativa vou aplicar para os meus alunos.
18/09/2011
Cinco estrelasCriativo e eficiente!
14/05/2011
Cinco estrelasAdorei a aula! Parabéns pela criatividade.
08/03/2011
Quatro estrelasGostei muito da maneira como foi trabalhada a 1ª Lei deMendel, de forma clara facilitando o entendimento para os alunos. Vou trabalhar com meus alunos. Agradeço a sugestão
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bem bolada a aula e nada mais como a prática para complementar a aprendizagem.