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"Tô com dô" ou Taekwondo

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e história do Taekwondo, bem como sobre seus grandes mestres e atletas da atualidade.

- Aprender alguns movimentos e golpes básicos do Taekwondo de maneira lúdica e divertida.

- Aprender a coordenar os diferentes movimentos do Taekwondo desenvolvendo a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o colega.   

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Aprendendo com quem sabe

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática             

Para introduzir o tema Taekwondo nessa aula sobre artes marciais o(a) professor(a) poderá demonstrar para as crianças alguns vídeos da internet que falam sobre a origem dessa luta, os grandes mestres de sua história e os atuais atletas dessa modalidade esportiva.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=FHz_Ohhk4LE (acessado em 04/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=CHV702GOIbg (acessado em 04/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=HwGrEmjledc (acessado em 04/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=ZFYNuEwA0iI (acessado em 04/05/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=AFrr2sZ2KbA (acessado em 04/05/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=SGr9UwyW_Qk (acessado em 04/05/2010)   

Atividade 2 – Preparando para a luta

Duração: 20 minutos

Material: tiras de pano

Local: quadra ou pátio             

Para iniciar a prática é importante que o(a) professor(a) faça alguns exercícios preparatórios para evitar possíveis lesões e desconfortos musculares nas crianças. Dessa forma, o(a) professor(a) poderá iniciar a atividade realizando alguns alongamentos (Figura 1). É interessante que seja dada uma prioridade aos alongamentos dos membros inferiores em virtude dos inúmeros movimentos de chute realizados nessa luta.

Após os alongamentos o(a) professor(a) poderá propor a brincadeira do “arranca rabo”. Cada criança fica com um pedaço de pano afixado nas costas na altura da cintura (como se fosse a cauda de um animal). O objetivo da brincadeira é tentar tirar “o rabo” do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior número de “rabinhos” vence. 

Atividade 3 - Golpes

Duração: 20 minutos

Material: tatame (tapetes de espuma ou colchões), aparador de chutes e saco de pancadas   

Local: quadra ou pátio             

Logo após o período de aquecimento o(a) professor(a) poderá propor o treinamento de alguns golpes do Taekwondo. Para tanto, o(a) professor(a) poderá propor a execução de alguns chutes básicos. Os golpes a seguir podem ser visualizados na página da Revista Super Interessante no item Movimentos. 

- Ap-tchaqui (chute de frente): em duplas as crianças ficaram frente a frente. Uma delas segurará um aparador de chute (podendo ser pequeno colchão ou travesseiro) enquanto a outra irá realizar 5 chutes com cada perna. O golpeador ficará posicionado com uma perna a frente e a outra para trás. Com a perna de trás ele irá bater no aparador de chute na altura do abdômen com a sola do pé.  Em seguida, troca-se de função para que o outro(a) colega possa realizar o chute também. 

- Bandal tachaqui (chute como “peito” do pé): o(a) professor(a) chamará as crianças individualmente para realizar um golpe, denominado de bandal tachaqui, no saco de pancadas. Esse movimento consiste de um chute lateral onde a criança eleva a perna fazendo um movimento de semi-círculo e atinge o saco de pancada, na altura da cintura, com o “peito” do pé.  

- Tuit tchaqui (chute pra trás): novamente utilizando o saco de pancadas, individualmente as crianças realizarão o tuit tchaqui. Esse golpe consiste em um movimento de giro de 180º seguido de um “coice” (ou chute de costas) com a sola do pé na altura da cintura.

Atividade 4 – João Bobo

Duração: 20 minutos

Material: boneco grande de João bobo e tatame (tapetes de espuma ou colchões)

Local: quadra ou pátio             

Após a realização de alguns golpes o(a) professor(a) poderá propor uma luta divertida. Utilizando um boneco grande de “João Bobo” as crianças, individualmente, farão uma luta com o boneco. A proposta é possibilitar que as crianças executem livremente os golpes aprendidos de maneira lúdica de divertida. 

Atividade 5 – Combate final

Duração: 20 minutos

Material: materiais de proteção para o taekwondo e tatame (tapetes de espuma ou colchões)

Local: quadra ou pátio             

Utilizando os materiais de proteção necessários para as lutas de Taekwondo o(a) professor(a) irá propor breves combates entre as crianças. Em duplas elas farão uma luta de aproximadamente 2 minutos onde poderão realizar os golpes aprendidos na aula. Mesmo utilizando os equipamentos de segurança é fundamental que o(a) professor(a) peça cuidado e atenção às crianças durante a luta para evitar acidentes. 

Recursos Complementares

No início da aula o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário acerca da origem e história do Taekwondo, bem como sobre suas regras e fundamentos, baseando-se em informações conseguidas através da internet.

Sugestões de sites e textos: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo  (acessado em 04/05/2010)

http://www.taekwondoitf.com.br/historia.html (acessado em 04/05/2010)

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir às crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Taekwondo, desde a história dessa luta até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Tudo que sei sobre o Taekwondo” que ficará exposto no mural da escola.   

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