06/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Estágio Profissional”.
Este áudio, entre outros assuntos, apresenta informações sobre o controle de pragas. O trecho de interesse tem início aos 17 minutos e 40 segundos.
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1323/dominio-efsf-bio-0074.mp3.mp3
Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Apresente duas questões para serem discutidas no grande grupo:
Questão 1: Qual o perigo do combate às pragas?
Questão 2: Qual a provável CAUSA das pragas?
Para desenvolver melhor o tema apresente aos alunos algumas informações a respeito do surgimento de pragas (proliferação de outros seres vivos) ocorridas em épocas antigas e atuais.
Forme sete grupos e providencie os textos sugeridos a seguir para cada um desses grupos. Os textos podem ser impressos em algumas vias para facilitar a leitura dos grupos.
Dica! – Os textos apresentados são apenas uma sugestão. O professor pode conseguir também recortes de jornais ou notícias regionais ou locais que apresentem informações sobre pragas ou desenvolvimento descontrolado de algum ser vivo.
Cada texto aqui sugerido (disponível nos endereços eletrônicos abaixo) apresenta uma situação em que um determinado ser vivo torna-se uma praga para o ser humano.
1 - PRAGA DE RATOS A CAMINHO
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=848581&div_id=4071
2 - ESPIONAGEM DE ARANHAS-MARRONS
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/redacao3/node/161
3 - PRAGA BÍBLICA ASSOLA A ÁFRICA
http://www.tierramerica.net/2004/0925/particulo.shtml
4 - PRAGA DE SAPOS NA AUSTRÁLIA GANHA VELOVIDADE
http://bicharada.net/animais/noticias.php?nid=567
5 - FORMIGAS: NO JARDIM, NA COZINHA, NA SALA... O QUE FAZER?
http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A19formigasejardim.htm
6 - A PRAGA DAS BARATAS
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/epidemiology-public-health/1879878-praga-das-baratas/
7 - PRAGAS AQUÁTICAS
http://www.institutohorus.org.br/download/noticias/01_06_05_Globo_Rural_Pragas_aquaticas.htm
Solicite que cada grupo leia o texto com atenção, esclareça dúvidas e elabore um resumo das informações para apresentar à turma, bem como as respostas para as questões propostas abaixo.
Questões:
• Um ser vivo pode reproduzir-se em excesso por dois motivos: aumento da disponibilidade de seu alimento ou diminuição de seu predador natural. No exemplo lido, qual pode ter sido a causa do desequilíbrio?
• É possível que a praga seja resultado de ações do próprio ser humano?
Explique que nem sempre o desequilíbrio resulta de uma alteração direta no predador ou no alimento da praga, mas em outros seres mais distantes dela. Apresente um exemplo que afete outros seres vivos até desencadear na proliferação da praga.
Aproveite o momento também para explicar o conceito de cadeia e teia alimentar e de nível trófico. É importante que o aluno perceba a inter-relação entre os diferentes níveis tróficos e reconheça que a alteração em um deles pode ocasionar em todos os demais, resultando num desequilíbrio ecológico.
Aula 2
No laboratório de informática forme duplas ou trios. Os alunos deverão acessar o recurso: “Ciclo Natural” do Portal do professor.
Dica – Este recurso é bem interessante, pois os alunos poderão observar a mesma situação analisada na aula anterior, porém visualizando o desenvolvimento de uma praga desde a origem de sua causa. É importante que o professor realize a atividade antes dos alunos para ter noção das relações entre os seres vivos apresentadas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14737/ciclo_natural.swf
Após a navegação no recurso solicite que os alunos REGISTREM em seus cadernos um resumo do que foi apresentado e em seguida respondam as seguintes questões:
• Quais as três pragas que surgiram na história?
• Qual a origem de cada uma das pragas?
• Que medida poderia ter sido tomada para diminuir a proliferação dos mosquitos sem prejudicar o equilíbrio do ecossistema da ilha?
Solicite para que, em grupos, os alunos desenhem uma TEIA ALIMENTAR com todos os representantes da história – Ciclo Natural, do recurso do Portal do Professor.
Não esqueça que devem incluir os produtores (vegetais) que não constam na história.
Os cartazes dos diferentes grupos podem ser apresentados posteriormente para toda a turma.
Uma outra atividade interessante está disponível no endereço abaixo.
http://www.ibb.unesp.br/nadi/Museu3_identidade/Museu3_identidade_funcoes/Documentos
/Museu3_funcoes_cadeia_3exemplo_construir.htm
Os alunos poderão criar uma TEIA ALIMENTAR a partir da observação dos hábitos alimentares de diferentes invertebrados e vertebrados. Como muitos deles têm a mesma dieta, as diferentes cadeias alimentares se cruzarão formando uma complexa teia alimentar.
Da mesma forma que na atividade anterior, os alunos podem produzir cartazes (em grupo ou individualmente) que serão apresentados para a turma.
Nome | Tipo |
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Estágio profissional | Áudio |
Ciclo natural | Animação/simulação |
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