28/05/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)
É importante que os alunos tenham oportunidades de leitura de artigos de opinião para a produção desse gênero textual.
A imagem do negro e do índio nas diferentes situações comunicativas, durante muitos anos, apresentava-se carregada de preconceitos, sem a intenção de provocar a identificação dos brasileiros com as mesmas. Hoje a legislação aponta mais claramente para as questões de discriminação e para a necessidade de superação das desigualdades e cabe provocar reflexões sobre como isso está ocorrendo na prática.
Assim, a sequência de atividades proposta tem o intuito de provocar reflexões sobre a proporção de imagens de negros veiculadas pela mídia hoje e as situações em que ocorrem.
Antes das aulas:
Crie um blog para a postagem de produções dos alunos na internet. Os blogs foram criados originalmente como diários virtuais, hoje tornaram-se espaços para as mais diversas publicações e trabalhos colaborativos.
CARACTERÍSTICAS DOS BLOGS
O QUE OS WEBLOGS POSSIBILITAM
Referência: http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez/textos.htm
É muito simples criar um blog! Há vários seriços gratuitos na internet.
Acesse um exemplo com o passo a passo para criação de um blog usando um desses serviços: http://docs.google.com/View?id=dgzq5zht_207xxw4nwf5
1ª aula:
Faça a contextualização de um vídeo a ser exibido aos alunos, comentando que irão assistir somente a terceira parte do vídeo "Direitos Humanos", da Associação Nacional de Direito Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). Esse vídeo, produzido em 2006, disponível no Portal do Professor, trata da temática dos direitos humanos a partir do racismo e discriminação com os negros do Brasil.O trecho a ser exibido aborda a posição dos negros no mercado de trabalho. Peça que façam anotações de dados que os surpreendam. Exiba o vídeo até 2 minutos e 40 segundos.
Conduza a discussão sobre os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Destaque os dados estatísticos, lembrando que a produção desse vídeo ocorreu em 2006:
9% de dentistas
10% dos arquitetos
10% dos médicos
13% dos juízes
3,5% dos executivos de grandes empresas
A população de negros no país é superior a 45%
Provoque comentários sobre a incoerência entre a proporção de negros ou afrodescendentes em nossa sociedade e as estatísticas sobre os cargos assumidos. Estimule a discussão sobre as causas dessa desproporção. Instigue que pensem se ainda hoje há essa situação instituída.Pergunte-lhes quais outras situações demonstram essa incoerência e desproporcionalidade, revelando a situação de discriminação e desfavorecimento que historicamente instituiu-se.
Organize, então, trios de trabalho para uma pesquisa de imagens retratando negros em jornais e revistas . Cada grupo deverá registrar o número de imagens de pessoas em geral publicadas nos jornais e revistas pesquisados e, entre elas, quantas são imagens de negros ou afrodescendentes. Devem também indicar a situação em que aparecem. Oriente que as equipes deverão procurar em, ao menos, três publicações diferentes . Peça que anotem o nome e data da publicação, apresentando na próxima aula as imagens encontradas e esses dados registrados.
Nome da publicação |
Data |
Nº total de imagens de pessoas |
Nº de imagens de negros ou afrodescendentes |
Contexto da imagem |
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2ª aula:
Peça que os trios apresentem as imagens encontradas e os dados da pesquisa. A medida que os grupos apresentarem os dados , organize um gráfico de barras coletivamente contabilizando na barra nº 1 o número de imagem de pessoas encontradas em geral e na barra nº 2 o número de negros ou afrodescendentes encontrados entre essas imagens, para comparação visual da pesquisa da turma. Combine que os dados não serão contabilizados se a publicação pesquisada for a mesma já relatada por outro grupo.
Discuta, então, com a classe, se a situação está diferente hoje em relação a imagem do negro na mídia. Provoque reflexões sobre as situações em que aparecem: a conotação é positiva ou negativa? São situações de status? Lazer? Trabalho? Consumo? O que os alunos têm a dizer sobre a proporcionalidade?
3ª aula:
Na sala de informática, peça que os trios reúnam-se novamente para escrever um artigo de opinião sobre a situação atual do negro e afrodescendentes no Brasil .
Entre uma aula e outra:
Faça apontamentos sobre os aspectos dos textos que merecem revisão e dê retorno aos alunos.
4ª aula:
Apresente os textos aos grupos para a revisão. Proponha a organização de uma publicação on line com os textos no Blog criado para a turma. Podem-se também inserir as imagens mais significativas encontradas nas pesquisadas nas revistas e jornais. Para tal, usem um scanner e salvem as imagens escolhidas em arquivos digitais.
Na sala de informática, apresente o Blog para a turma, combinando que cada grupo deve definir um responsável pela postagem. Esse aluno será cadastrado no blog como colaborador e terá a responsabilidade de publicar o artigo de opinião do grupo.
Os textos podem ser copiados e colados diretamente no espaço de publicação. As imagens devem ser postadas por up load.Lembre seus alunos de citarem as fontes das imagens utilizadas!
É mais comum do que geralmente imaginamos o conhecimento dos alunos em postagens na internet! De qualquer maneira, peça que os alunos com alguma experiência em postagem em sites da Internet contribuam com aqueles que precisarem. De qualquer maneira, forneça as seguintes instruções aos alunos:
Página do blog para a postagem
Imagens: Eliane Candida Pereira
3. Para inserir uma imagem, clicar em “Adicionar uma imagem” que, geralmente fica em uma barra de ferramentas junto ao espaço onde o texto é digitado.
Destaque: botões para inserção de mídias
4. Basta escolher a opção correspondente ao local onde está salva a imagem que será inserida (do computador, em url ou arquivo de mídia, como pen drive, CD, etc.), depois escolher a imagem, clicar em abrir e a mesma será carregada para o artigo.
Lembre seus alunos para não clicarem em "Publicar" antes que tudo esteja revisado pelo grupo, salvando o artigo como rascunho até a aprovação final.
Peça que os grupos posteriormente acessem e leiam as publicações, deixando comentários em pelo menos dois deles.
Nome | Tipo |
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Direitos humanos: parte 3 | Vídeo |
Professor, saiba mais sobre Blogs:
Sete motivos para um professor criar um blog em http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636
Blog na Educação e Manual Básico do BLOGGER em http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao
Observe os argumentos dos alunos nas apresentações das situações representadas nas imagens: conseguem fazer uma leitura crítica das mesmas? Percebem incoerências na suposta “igualdade” vivida na sociedade brasileira?
Acompanhe a produção dos artigos de opinião, observando a participação dos alunos.
Verifique se os trios de alunos visitaram as publicações e deixaram comentários, conforme combinado.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2011
Cinco estrelasGostei muito!!!
01/03/2011
Cinco estrelasExcelente plano. Aborda temas relevantes e inclui a tecnologia como mais um recurso do ensino aprendizagem.