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Muitos sons e tons: as múltiplas faces da gente brasileira

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir imagens sobre negros e povos indígenas em diferentes meios de comunicação*
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos produtivamente

(*Objetivo baseado na lei 11.645/08)

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham oportunidades de leitura de artigos de opinião para a produção desse gênero textual.

Estratégias e recursos da aula

A imagem do negro e do índio nas diferentes situações comunicativas, durante muitos anos, apresentava-se carregada de preconceitos, sem a intenção de provocar a identificação dos brasileiros com as mesmas. Hoje a legislação aponta mais claramente para as questões de discriminação e para a necessidade de superação das desigualdades e cabe provocar reflexões sobre como isso está ocorrendo na prática.

Assim, a sequência de atividades proposta tem o intuito de provocar reflexões sobre a proporção de imagens de negros  veiculadas pela mídia hoje  e as situações em que ocorrem.

Antes das aulas:

Crie um blog para a postagem de produções dos alunos na internet. Os blogs foram criados originalmente como diários virtuais, hoje tornaram-se espaços para as mais diversas publicações e trabalhos colaborativos.  

 

CARACTERÍSTICAS DOS BLOGS  

  • São páginas editadas por uma pessoa, eventualmente,por convidados;
  • Possuem estrutura hipertextual, permeada de links;
  • Utilizam textos geralmente sucintos, em blocos padronizados;
  • São relatos pessoais, partindo de um ponto de vista próprio;
  •  São contextualizados e interpretados por comentários;
  • São atualizados diariamente ou até várias vezes por dia; 
  • Tem as postagens exibidas em ordem cronológica reversa;
  • Possuem acesso público e gratuito ao conteúdo da página.

O QUE OS WEBLOGS POSSIBILITAM   

  • Voz e visibilidade num espaço que cada vez mais cresce;  
  • Voz e visibilidade aos movimentos sociais;  
  • Trabalho cooperativo / colaborativo;  
  • Expressão individual  
  • Formação de comunidades  
  • Ambiente e suporte para projetos educacionais  

Referência: http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez/textos.htm 

É muito simples criar um blog! Há vários seriços gratuitos na internet.

Acesse um exemplo com o passo a passo para criação de um blog usando um desses serviços: http://docs.google.com/View?id=dgzq5zht_207xxw4nwf5  

1ª aula:

 Faça a contextualização de um vídeo a ser exibido aos alunos, comentando que irão assistir somente a terceira parte  do vídeo "Direitos Humanos", da Associação Nacional de Direito Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). Esse vídeo, produzido em 2006,  disponível no Portal do Professor,  trata da temática dos direitos humanos a partir do racismo e discriminação com os negros do Brasil.O trecho a ser exibido aborda a posição dos negros no mercado de trabalho. Peça que façam anotações de dados que os surpreendam. Exiba o vídeo até  2 minutos e 40 segundos.

Direitos humanos: parte 3 

Conduza a discussão sobre os  aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Destaque os dados estatísticos, lembrando que a produção desse vídeo ocorreu em  2006:

9% de dentistas

10% dos arquitetos

10% dos médicos

13% dos juízes

3,5% dos executivos de grandes empresas

A população de negros no país é superior a 45%

Provoque comentários sobre  a incoerência entre a proporção de negros ou afrodescendentes em nossa sociedade e as estatísticas sobre os cargos assumidos. Estimule a discussão sobre as causas dessa desproporção. Instigue que pensem  se ainda hoje há essa situação instituída.Pergunte-lhes quais outras situações demonstram essa incoerência e desproporcionalidade, revelando a situação de discriminação e desfavorecimento que historicamente instituiu-se.

Organize, então,  trios de trabalho para uma pesquisa de imagens retratando negros em jornais e revistas . Cada grupo deverá registrar o número de imagens de pessoas em geral publicadas nos   jornais e revistas  pesquisados e, entre elas, quantas são imagens de negros ou afrodescendentes. Devem também  indicar  a situação em que aparecem.  Oriente que as equipes deverão procurar em, ao menos, três publicações diferentes . Peça que anotem o nome  e data da publicação, apresentando na próxima aula as imagens encontradas e esses dados registrados.

Nome da publicação

Data

Nº total de imagens de pessoas

Nº de imagens de negros ou afrodescendentes

Contexto  da imagem

2ª aula:

Peça que os trios apresentem as imagens encontradas e os dados da pesquisa.  A medida que os grupos apresentarem os dados , organize um gráfico de barras coletivamente contabilizando na barra nº 1 o número de imagem de pessoas encontradas em geral e na barra nº 2 o número de negros ou afrodescendentes encontrados entre essas imagens, para comparação visual da pesquisa da turma.  Combine que os dados não serão contabilizados se a publicação pesquisada for a mesma já relatada por outro grupo.

Discuta, então, com a classe, se a situação está diferente hoje em relação a imagem do negro na mídia. Provoque reflexões sobre as situações em que aparecem: a conotação é positiva ou negativa? São situações de status? Lazer? Trabalho? Consumo?  O que os alunos têm a dizer sobre a proporcionalidade?

3ª aula:

Na sala de informática, peça que os trios reúnam-se novamente para escrever um artigo de opinião sobre a situação atual do negro e afrodescendentes no Brasil .

Entre uma aula e outra:

Faça apontamentos sobre os aspectos dos textos que merecem revisão e dê retorno aos alunos.   

4ª aula: 

Apresente os textos aos grupos para a revisão.  Proponha a organização de uma publicação on line com os textos no Blog criado para a turma. Podem-se também inserir as imagens mais significativas encontradas nas pesquisadas nas revistas e jornais.  Para tal, usem um scanner e salvem as imagens escolhidas em arquivos digitais.

Na sala de informática, apresente o Blog para a turma, combinando que cada grupo deve definir um responsável pela postagem. Esse aluno será cadastrado no blog como colaborador e terá a responsabilidade de publicar o artigo de opinião do grupo.

Os textos podem ser copiados e colados diretamente no espaço de publicação. As imagens devem ser postadas por up load.Lembre seus alunos de citarem as fontes das imagens utilizadas!

É mais comum do que geralmente imaginamos o conhecimento dos alunos em postagens na internet! De qualquer maneira, peça que os alunos com alguma experiência em postagem  em sites da Internet contribuam com aqueles que precisarem. De qualquer maneira, forneça as seguintes instruções aos alunos:

  1. Fazer login com o usuário cadastrado do grupo  e entrar no painel de controle do blog Clicar em “Posts” e em “Adicionar novo”.
  2. No campo “Adicionar novo post”, digitar o título do artigo e  no campo abaixo, colocar o conteúdo da  postagem. Observação: é possível formatar o  texto definido tipo e tamanho de letras, etc

Página do blog para a postagem

Imagens: Eliane Candida Pereira

         3. Para inserir uma imagem, clicar em “Adicionar uma imagem”  que, geralmente fica em uma barra de ferramentas junto ao espaço onde o texto é digitado.

Destaque: botões para inserção de mídias

         4. Basta escolher a opção correspondente ao local onde está salva a imagem que será inserida (do computador, em url ou arquivo de mídia, como pen drive, CD, etc.),  depois escolher a imagem, clicar em abrir e a mesma será carregada para o artigo.

Lembre seus alunos para  não clicarem em "Publicar" antes que tudo esteja revisado pelo grupo, salvando o artigo como rascunho até a aprovação final.

Peça que os grupos posteriormente acessem e leiam as publicações, deixando comentários em pelo menos dois deles.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Direitos humanos: parte 3 Vídeo
Recursos Complementares

Professor, saiba mais sobre Blogs:

Sete motivos para um professor criar um blog em  http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636 

Blog na Educação e Manual Básico do BLOGGER em http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao 

Avaliação

Observe os argumentos dos alunos nas apresentações das situações representadas nas imagens: conseguem fazer uma leitura crítica das mesmas? Percebem incoerências na suposta “igualdade” vivida na sociedade brasileira?

Acompanhe a produção dos artigos de opinião, observando a participação dos alunos.

Verifique se os trios de alunos visitaram as publicações e deixaram comentários, conforme combinado.

Opinião de quem acessou

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