19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre os perigos da má alimentação e o abuso da ingestão de doces na saúde das crianças.
- Aprender sobre os benefícios de uma alimentação saudável associada à atividade física para a saúde e o bem-estar das pessoas.
- Aprender e vivenciar algumas atividades que praticadas regularmente podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Bons hábitos de vida
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
Para dar início a essa aula sobre "bons hábitos de vida" o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que falem sobre alimentação saudável e os benefícios das atividades físicas.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=0XWV7kx9fwk&feature=related (acessado em 04/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related (acessado em 04/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80&feature=related (acessado em 04/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=WIuy4s9z_No&feature=related (acessado em 04/05/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=DbrQoceJW_E&feature=related (acessado em 04/05/2010)
Atividade 2 – Alongamentos
Duração: 15 minutos
Material: colchões individuais
Local: quadra, pátio ou área gramada
Após a seqüência de vídeos o(a) professor(a) poderá dar início aos exercícios de alongamentos (Figura 1). É fundamental que o(a) professor(a) demonstre lentamente o posicionamento de cada alongamento para que as crianças possam executá-los da maneira correta. Havendo dificuldade por parte de alguma criança o professor deverá auxiliá-la individualmente.
Atividade 3 – Caminhada e Corrida
Duração: 20 minutos
Local: quadra, pátio ou qualquer área aberta disponível
Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor uma caminhada dando 2 voltas entorno do quarteirão da escola. Aconselha-se que o(a) professor(a) pegue autorização prévia dos pais para realização desta atividade e peça o auxílio de outros funcionários da escola para acompanhar as crianças. Após o retorno, o(a) professor(a) irá propor uma corrida no entorno da quadra. É importante o(a) professor(a) orientar as crianças a fazerem uma corrida moderada para que elas possam percorrer uma distância maior sem se exaurirem. A distância pode variar de 5 a 10 voltas na quadra dependendo das dimensões da mesma e da idade das crianças. Ao final da atividade o(a) professor(a) deverá incentivar as crianças a beber bastante água.
Atividade 4 – Relaxamento
Duração: 15 minutos
Material: colchões individuais e aparelho de som
Local: quadra, pátio ou área gramada
Após a corrida o(a) professor(a) poderá iniciar a atividade de relaxamento em grupo que deverá ser realizada em lugar arejado e sem a interferência de barulhos. Utilizando um aparelho de som o(a) professor(a) poderá colocar uma música bem relaxante em um volume baixo. Em seguida, pedirá às crianças para fazer alguns exercícios de alongamento (Figura 2) que iniciaram em pé, depois assentados e por fim deitados nos colchões.
Após a seqüência de alongamentos o(a) professor(a) pedirá as crianças para fecharem os olhos e permanecerem deitadas por alguns minutos.
Figura 3 - http://www.pranaprana.org/images/36.jpg (acessado em 04/05/2010)
Atividade 5 – Comida saudável
Duração: 30 minutos
Material: lençol, copos descartáveis, guardanapos, frutas, pães, biscoitos integrais, sucos e água
Local: área externa ou gramado da escola
Para a realização dessa atividade é importante que o(a) professor(a) peça com antecedência aos pais das crianças, que enviem frutas, pães, biscoitos integrais, sucos naturais e água, no dia da atividade. Para finalizar esta aula sobre saúde, atividade física e alimentação saudável o(a) professor(a) e as crianças farão um piquenique com os alimentos trazidos por elas em um espaço aberto da escola.
- No início da aula o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário sobre alimentação saudável e atividade física, baseando-se em textos e artigos disponíveis na internet:
Alimentação saudável (acessado em 04/05/2010)
Atividade física (acessado em 04/05/2010)
- Para a realização do piquenique o(a) professor(a) poderá acessar algumas opções de listas de alimentos saudáveis.
Piquenique (acessado em 04/05/2010)
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
- os malefícios do excesso de ingestão de doces na infância;
- obesidade;
- sedentarismo;
- alimentos saudáveis e de baixa caloria;
- os benefícios das atividades físicas.
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Correndo mais e comendo melhor”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2010
Cinco estrelasbem interessante