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Volta ao mundo/ Ensino Especial

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
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BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a se localizar e ter noção espaço-temporal.

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma no pátio da escola e iniciar a atividade:

Fazer uma grande roda e colocar um aluno no meio. A este aluno escolhido o professor deverá solicitar que localize, primeiramente, as partes de seu corpo. Depois, alguns alunos deverão também pedir para que o grupo permaneça focado na atividade.

 o aluno que estiver no meio deverá localizar a parte que lhe foi pedida tentando não olhar para ela.

Agora o aluno deverá ser vendado para que tenha obrigatoriamente de achar as partes solicitadas sem olhar.

 Nas atividades descritas, é bem interessante que os gestos de localização dos alunos sejam o mais diretos possível obrigando o senso de localização e a percepção a funcionarem da melhor maneira.

A turma agora se divide em grupos de dois ou três  para que seja feito o mesmo exrcício. Importante ressaltar que um dos dois(se a opção foi a dupla) ou um dos três alunos( se a opção foi o trio) estará vendado, recebendo as dicas de localização e que esta venda deverá ser usada por todos os alunos, pois é importante que a experiência aconteça com todos.

Agora iniciaremos a parte de localização. Será demosntrado um mapa do mundo. Poderá ser um mapa grande para a turma ou um em tamanho menor, para cada grupo.Este detalhe se torna importante para a padronização da localização. Tendo apenas um mapa, o professor escolherá um aluno modelo para que nele sejam feitas as nomeações necessárias. Tendo mais de um mapa, atividade que requer além de material, maturidade necessária para não haver dispersão, os grupos devem se comunicar, justamente , para haver padrão na nomenclatura e partes do corpo a serem correlacionadas.

As perguntas que seguirão agora serão propostas de atividade que podem virar até competição.

 Para que a aula não vire uma brincadeira, é interessante que a disputa, caso o professor escolha esta dinâmica para a atividade, seja feita de dois em dois grupos até que reste um. Para o melhor monitoramento do tempo da aula, é conveniente que o professor estabeleça um curto espaço de tempo para haver um número de localização e depois avaliar o resultado. Ex: em 30 segundos, quantos países o grupo consegue localizar no corpo do aluno modelo? Quantas respostas são aproximadas da localização, ou seja, são corretas? Compara-se um número de acertos de um grupo com o outro e se estabelece o grupo vencedor.

Recursos Complementares
Avaliação

Será feita através do interesse dos alunos nas execuções das atividades propostas.

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