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O PERIGO QUE VEM DO AR! / Doenças transmitidas por pernilongos

 

12/05/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as principais doenças que são transmitidas por pernilongos, no Brasil, conhecer medidas preventivas contra as mesmas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre vírus, bactérias e protozoários. Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/nolaboratorio.gif

          Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos, naveguem pela internet nos endereços sugeridos abaixo, visualizando os recursos do portal do professor e também outros sítios, preenchendo a tabela a seguir em seus cadernos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/tabelas_doencas_mosquitos.jpg


SUGESTÃO DE RECURSOS E SÍTIOS PARA NAVEGAÇÃO

MALÁRIA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10129/malaria1.swf

Malária detalhada

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/recurso_malaria.jpg

Acesse também:
http://saude.hsw.uol.com.br/malaria.htm

 

FEBRE AMARELA
http://saude.hsw.uol.com.br/febre-amarela.htm


DENGUE TRANSMISSION IN THE MOSQUITO

(este recurso está em inglês mas permite observar quais os sintomas da dengue e a forma de transmissão).
http://www.wellcome.ac.uk/About-us/Publications/CD-ROMs/Topics-in-International-Health/Downloads/WTD040199.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9070/wtd039549.swf

Dengue transmission in the mosquito

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/recurso_dengue.jpg

Veja também:
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm


Peça que os alunos elaborem um resumo de cada item estudado, além de preencher a tabela. Após o preenchimento desta, leve os alunos a refletirem o que todas essas doenças têm em comum. (A TRANSMISSÃO POR MOSQUITOS).

Proponha um estudo desse tipo de seres vivos:

• A que categoria de seres vivos pertencem?
• Quais os seus hábitos de vida?
• Qual a estrutura de seus corpos?
• De que maneira se reproduzem e desenvolvem?

Para responder essas questões direcione os próximos trabalhos, realizando as atividades propostas:


Aula 2


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/atividade.png 

1 - IDENTIFICANDO O MOSQUITO

É comum as pessoas reconhecerem os mosquitos, mas muitas vezes não sabem a que grupo de seres vivos pertencem (até mesmo não os consideram animais).

Esta atividade consiste em CLASSIFICAR o mosquito utilizando “CHAVES DICOTÔMICAS DE IDENTIFICAÇÃO”.

Explique que há duas possibilidades de visualizar uma chave de identificação: ela pode ser apresentada na forma de fluxograma, onde há (quase sempre) dois caminhos possíveis de serem seguidos, chegando na identificação final (veja figura)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/chave_dicotomica.jpg

Outra forma de chave dicotômica de identificação é a apresentação na forma textual: as características são numeradas e aquela que for escolhida remete para um próximo número. Esse próximo número aparece duas vezes possibilitando uma nova escolha, que leva a outro número ou identifica o grupo final.

Dica! – Esse tipo de instrumento (chave dicotômica de identificação) não é muito conhecido pelas pessoas que não trabalham com classificação. Por isso é importante que se esclareça como elas são utilizadas. Uma definição e um exemplo de “CHAVE” desse tipo estão disponíveis no endereço abaixo. Utilize-a para explicar aos alunos como ela é usada. O mesmo exemplo está apresentado na forma de figura a seguir.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_(biologia)

Após analisar o desenho e compreender a forma com é utilizada a chave dicotômica de classificação, oriente para que os alunos realizem quatro classificações:

• PRIMEIRA – para definir que tipo de ser é o mosquito; (ANIMAL)
• SEGUNDA - para definir que tipo de ANIMAL é o mosquito; (ARTRÓPODE)
• TERCEIRA – para definir que tipo de ARTRÓPODE é o mosquito; (INSETO)
• QUARTA – para definir que tipo de INSETO é o mosquito. (DÍPTEROS)

Para a PRIMEIRA, SEGUNDA e TEREIRA classificação faça download da CHAVE DE CLASSIFICAÇÃO dos seres vivos disponível no endereço abaixo:
http://cmota.no.sapo.pt/Hot/5/IDSerVivo/id.htm

Para a QUARTA classificação faça donwload da CHAVE DE CLASSIFICAÇÃO de insetos disponível no seguinte endereço:
http://www.inf.ufrgs.br/~mrteixeira/Chavedico/insetos.txt

 Dica! – Professor, faça o download antecipadamente e imprima as chaves que serão utilizadas com os alunos. Depois que os alunos realizarem a classificação do mosquito poderão realizar a classificação de outros insetos, utilizando a última chave de classificação apresentada. Isso é divertido e instrutivo.


Aula 3

2 – CONSTRUINDO MODELOS E MAQUETES

Em grupos, os alunos podem montar maquetes dos mosquitos e do ciclo reprodutivo.
Informações sobre a anatomia do mosquito e sobre seu ciclo de vida podem ser obtidas no endereço abaixo:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm

Oriente para que sejam utilizados materiais recicláveis e que durante a construção dos modelos sejam enfatizadas características dos mosquitos (como as pernas rajadas do Aedes – veja foto)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1957/imagens/modelo_mosquto_dengue.jpg

Também poderão construir maquetes representando o ciclo de vida do mosquito e medidas de prevenção da sua proliferação.

Para encerrar solicite que elaborem um relatório com as informações coletadas.

Dica! – Programe uma apresentação das maquetes e modelos produzidos para toda a escola. Os modelos poderão ser utilizados para criar peças teatros, promovendo assim a interdisciplinaridade com a disciplina de português e artes.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue transmission in the mosquito Animação/simulação
Recursos Complementares
Mais informações sobre mosquitos podem ser obtidas no endereço abaixo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquito (copie e cole o endereço em seu navegador) Neste sítio são apresentadas várias medidas preventivas para controle de mosquitos: http://www.fazfacil.com.br/saude/mosquitos.html (copie e cole o endereço em seu navegador)
Avaliação
Após o desenvolvimento das duas aulas o professor pode elaborar um teste com questões relacionadas às doenças transmitidas por pernilongos. Se os alunos tiverem condições de dar respostas a essas questões, perceber-se-á que houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada, no que se refere à superação de idéias do senso comum. Também deverá ser considerada na avaliação a participação dos alunos e o seu desempenho durante a pesquisa sobre as doenças, bem como na produção no material final. A capacidade de classificar outros seres vivos ou a categoria a que pertencem outros insetos também representa que houve apropriação do que foi proposto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • tatiana Araujo, Escola Rural , Bahia - disse:
    tatiirmas@gmail.com

    04/01/2011

    Quatro estrelas

    Gostei ! Muito ira me ajudar num projeto de ciencias O plano de aula esta bem objetivo, as dicas são boas. E na avaliação, há um leque de possibilidades, como: o interesse, cooperatividades, o processo de pesquisa e muitas outras formas de avaliar.


  • CRISTIANE NUNES CORDEIRO, UFRJ , Rio de Janeiro - disse:
    www.cristianecordeiro2005@ig.com.br

    17/08/2010

    Cinco estrelas

    Simples, mas com recursos bem aplicáveis. A pesquisa na internet para completar o quadro, a criatividade necessária para confeccionar os modelos, os conceitos adquiridos, facilita e estimula uma maior prevenção dessas doenças.


  • Jesuina Fonseca dos Anjos, E.E.F.M. FURTUNATO SEVERIANO DA COSTA , Ceará - disse:
    jesuinafanjos@gmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A aula sobre o perigo que vem do ar, é bastante interessante pára ser trabalhada com os alunos pelo fato de ser um assunto que os interessa. Além disso a aula no meu ponto de vista foi bem elaborada pelo professor, usando recursos que prendem a atenção dos alunos.


Sem classificação.
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