12/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Aula 01
Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos, naveguem pela internet nos endereços sugeridos abaixo, visualizando os recursos do portal do professor e também outros sítios, preenchendo a tabela a seguir em seus cadernos.
SUGESTÃO DE RECURSOS E SÍTIOS PARA NAVEGAÇÃO
MALÁRIA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10129/malaria1.swf
Acesse também:
http://saude.hsw.uol.com.br/malaria.htm
FEBRE AMARELA
http://saude.hsw.uol.com.br/febre-amarela.htm
DENGUE TRANSMISSION IN THE MOSQUITO
(este recurso está em inglês mas permite observar quais os sintomas da dengue e a forma de transmissão).
http://www.wellcome.ac.uk/About-us/Publications/CD-ROMs/Topics-in-International-Health/Downloads/WTD040199.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9070/wtd039549.swf
Dengue transmission in the mosquito
Veja também:
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm
Peça que os alunos elaborem um resumo de cada item estudado, além de preencher a tabela. Após o preenchimento desta, leve os alunos a refletirem o que todas essas doenças têm em comum. (A TRANSMISSÃO POR MOSQUITOS).
Proponha um estudo desse tipo de seres vivos:
• A que categoria de seres vivos pertencem?
• Quais os seus hábitos de vida?
• Qual a estrutura de seus corpos?
• De que maneira se reproduzem e desenvolvem?
Para responder essas questões direcione os próximos trabalhos, realizando as atividades propostas:
Aula 2
1 - IDENTIFICANDO O MOSQUITO
É comum as pessoas reconhecerem os mosquitos, mas muitas vezes não sabem a que grupo de seres vivos pertencem (até mesmo não os consideram animais).
Esta atividade consiste em CLASSIFICAR o mosquito utilizando “CHAVES DICOTÔMICAS DE IDENTIFICAÇÃO”.Explique que há duas possibilidades de visualizar uma chave de identificação: ela pode ser apresentada na forma de fluxograma, onde há (quase sempre) dois caminhos possíveis de serem seguidos, chegando na identificação final (veja figura)
Outra forma de chave dicotômica de identificação é a apresentação na forma textual: as características são numeradas e aquela que for escolhida remete para um próximo número. Esse próximo número aparece duas vezes possibilitando uma nova escolha, que leva a outro número ou identifica o grupo final.
Dica! – Esse tipo de instrumento (chave dicotômica de identificação) não é muito conhecido pelas pessoas que não trabalham com classificação. Por isso é importante que se esclareça como elas são utilizadas. Uma definição e um exemplo de “CHAVE” desse tipo estão disponíveis no endereço abaixo. Utilize-a para explicar aos alunos como ela é usada. O mesmo exemplo está apresentado na forma de figura a seguir.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_(biologia)
Após analisar o desenho e compreender a forma com é utilizada a chave dicotômica de classificação, oriente para que os alunos realizem quatro classificações:
• PRIMEIRA – para definir que tipo de ser é o mosquito; (ANIMAL)
• SEGUNDA - para definir que tipo de ANIMAL é o mosquito; (ARTRÓPODE)
• TERCEIRA – para definir que tipo de ARTRÓPODE é o mosquito; (INSETO)
• QUARTA – para definir que tipo de INSETO é o mosquito. (DÍPTEROS)
Para a PRIMEIRA, SEGUNDA e TEREIRA classificação faça download da CHAVE DE CLASSIFICAÇÃO dos seres vivos disponível no endereço abaixo:
http://cmota.no.sapo.pt/Hot/5/IDSerVivo/id.htm
Para a QUARTA classificação faça donwload da CHAVE DE CLASSIFICAÇÃO de insetos disponível no seguinte endereço:
http://www.inf.ufrgs.br/~mrteixeira/Chavedico/insetos.txt
Dica! – Professor, faça o download antecipadamente e imprima as chaves que serão utilizadas com os alunos. Depois que os alunos realizarem a classificação do mosquito poderão realizar a classificação de outros insetos, utilizando a última chave de classificação apresentada. Isso é divertido e instrutivo.
Aula 3
2 – CONSTRUINDO MODELOS E MAQUETES
Em grupos, os alunos podem montar maquetes dos mosquitos e do ciclo reprodutivo.
Informações sobre a anatomia do mosquito e sobre seu ciclo de vida podem ser obtidas no endereço abaixo:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm
Oriente para que sejam utilizados materiais recicláveis e que durante a construção dos modelos sejam enfatizadas características dos mosquitos (como as pernas rajadas do Aedes – veja foto)
Também poderão construir maquetes representando o ciclo de vida do mosquito e medidas de prevenção da sua proliferação.
Para encerrar solicite que elaborem um relatório com as informações coletadas.
Dica! – Programe uma apresentação das maquetes e modelos produzidos para toda a escola. Os modelos poderão ser utilizados para criar peças teatros, promovendo assim a interdisciplinaridade com a disciplina de português e artes.
Nome | Tipo |
---|---|
Dengue transmission in the mosquito | Animação/simulação |
Quatro estrelas 2 classificações
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04/01/2011
Quatro estrelasGostei ! Muito ira me ajudar num projeto de ciencias O plano de aula esta bem objetivo, as dicas são boas. E na avaliação, há um leque de possibilidades, como: o interesse, cooperatividades, o processo de pesquisa e muitas outras formas de avaliar.
17/08/2010
Cinco estrelasSimples, mas com recursos bem aplicáveis. A pesquisa na internet para completar o quadro, a criatividade necessária para confeccionar os modelos, os conceitos adquiridos, facilita e estimula uma maior prevenção dessas doenças.
24/03/2010
Sem estrelasA aula sobre o perigo que vem do ar, é bastante interessante pára ser trabalhada com os alunos pelo fato de ser um assunto que os interessa. Além disso a aula no meu ponto de vista foi bem elaborada pelo professor, usando recursos que prendem a atenção dos alunos.