Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Passo a passo se chega lá / Ensino Especial

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a trabalhar com normas e orientações. 

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Reunir a turma no laboratório de informática e passar o seguinte video:

Orientação (http://trilhanorte.blogspot.com/2009/01/p-na-carreira.html

 Caso não seja de fácil acesso o laboratório, o professor pode gravar este vídeo em uma mídia e apresentar de forma bem pedagógica o que quer dizer corrida de orientação, qual o objetivo de uma corrida de orientação, destacando que muitas vezes não é necessário chegar em primeiro, mas no tempo determinado.

Reunir a turma no pátio da escola ou em um campo de futebol. Primeiramente trabalhar com direita e esquerda. Escolher algum ponto para se chegar com a classe, passando por certos obstáculos ou pontos de verificação.

 estes pontos de verificação nada mais são que qualquer acidente geográfico ou resto de pedaços de madeira ou, estando no pátio da escola, as traves de futebol,  a linha da quadra, o portão da escola. Apenas uma forma de identificação de lateralidade.

Trabalhar agora com as diagonais direita e esquerda e um pequeno mapa, que poderá ser feito em sala de aula, pelos próprios alunos, em aula anterior, desde que seja fiel aos obstáculos e acessórios na quadra ou campo. Estimular a brincadeira final, escondendo alguma surpresa, que poderá ser revertida num passeio, ou num lanche, ou em qualquer outro brinde PARA A TURMA, seguindo orientações do professor.

 observar que a surpresa escondida é para toda a turma, valorizando a união e a integração.

Recursos Complementares
Avaliação

No decorrer da aula, o interesse dos alunos será a avaliação. Ocorrendo a melhora nos resultados, a avaliação é positiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.