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As Deficiências Múltiplas na escola

 

28/05/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Juliana Gense e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será trabalhado com os alunos o conceito de Deficiências Múltiplas, ou seja, pessoas com surdocegueira, oudeficiência mental e física entre outras. Além disso, esta aula poderá contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Deficiências Múltiplas.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Utilização do laboratório de Informática;
  • Letra de música;
  • Apresentação de vídeo.   

Motivação:    

O professor deverá iniciar a aula, mostrando para os alunos a imagem (Fig. 1) de uma das alunas atendidas no grupo Ambientes Potencializadores para Inclusão – API, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente.                                  

Figura 1:Jovem com Deficiência Múltipla: Paralisia Cerebral e Visão Subnormal        

Fonte: do autor

Em seguida, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:   

Roteiro de perguntas:

  1. O que vocês observam na imagem?
  2. Vocês acham que a jovem está feliz?
  3. Vocês acham que esta jovem tem qual Deficiência?
  4. Vocês acham que ele tem uma ou mais Deficiências? Por quê?
  5. Quando uma pessoa não enxerga falamos que ela tem Deficiência Visual (DV), quando uma pessoa não escuta, dizemos que ela é Deficiente Auditiva (DA). Dessa forma, quando uma pessoa tem mais de uma Deficiência, o que poderíamos dizer?
  6. Será que existe somente um tipo de Deficiência Múltipla?       

      

Observação:  

No momento, da questão seis (6) é importante que os alunos compreendam que as pessoas com Deficiência Múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas.         

Atividade 1    

Com o intuito de trabalhar com os alunos os diversos tipos de Deficiências Múltiplas, o professor deverá levá-los para o laboratório de informática e pedir que formem duplas, utilizando, assim, um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla faça pesquisas, em sites da internet, sobre algumas Deficiências Múltiplas, conforme o roteiro abaixo.

Roteiro da Pesquisa:   

  • Nome da Deficiência;
  • Esta deficiência é de causa congênita ou adquirida;
  • Quais os tipos de tratamentos que a pessoa com esta deficiência pode fazer;
  • Busque dicas para auxiliar e conviver de forma inclusiva com esta pessoa.   

É importante observar, que cada dupla deverá pesquisar um tópico sobre a temática em questão, como abaixo sugerimos.         

Sugestão de tópicos para a pesquisa:

  • Surdocegueira;
  • Surdez com deficiência mental leve ou severa;
  • Surdez com distúrbios neurológicos, de conduta emocionais;
  • Surdez com deficiência física (leve ou severa);
  • Baixa visão com deficiência mental leve ou severa;
  • Baixa visão com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagem e conduta;
  • Baixa visão com deficiência física (leve ou severa);
  • Cegueira com deficiência física (leve ou severa);
  • Cegueira com deficiência mental (leve ou severa);
  • Cegueira com distúrbios emocionais, neurológicos, conduta e linguagem.  

Links de Sites para a pesquisa:   

http://www.ibc.gov.br/?itemid=395    

http://www.deficientesemacao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=19    

http://www.pedagobrasil.com.br/educacaoespecial/deficienciamultipla.htm    

http://www.mp.sc.gov.br/portal/site/portal/portal_detalhe.asp?campo=2703&secao_id=492           

Ao concluir a pesquisa, cada dupla deverá apresentar para a classe os resultados obtidos e suas opiniões acerca destes, de forma a socializar as informações, como também para possibilitar esclarecimentos de dúvidas e que, conceitos errôneos e ou preconceituosos possam ser trabalhados.    

Atividade 2 

Buscando dar continuidade a aula, o professor deverá perguntar para os alunos:    

“Vocês acham que a Deficiência Múltipla ou qualquer outra Deficiência impede a pessoa de se feliz?”   

Observação:

Neste momento, é muito importante o professor esteja atento para as respostas dos alunos, para que não haja interpretações equivocadas e demonstração de preconceito ou discriminação.  

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá distribuir para cada dupla a letra da música “Nada impede que eu seja Feliz” (Fig.2), postada abaixo.   

Link da letra da música: 

Disponível em:  http://letras.terra.com.br/leci-brandao/1496443/ Acessado em: 06 Maio 2010.                                                              

Figura 2: Letra da música "Nada impede que eu seja feliz"       

Em seguida, o professor deverá explicar aos alunos, ainda em duplas, que eles deverão ler a letra da música e responder em uma folha de papel, algumas questões, como demonstra o roteiro abaixo:   

Roteiro da Questões:   

  • Do que a letra da música fala?
  • Quando a autora diz “Não posso falar”, a qual deficiência ela está fazendo referência?
  • Quando a autora menciona “Não posso ver”, qual deficiência impede a pessoa de enxergar?
  • Quando a autora diz “Não posso falar” a qual deficiência ela está fazendo referência?
  • Quando uma pessoa não pode ver, como ela faz para  “enxergar” o mundo a sua volta?
  • Nesta música a autora fala de um sentimento muito importante para todos nós. Você sabe dizer que sentimento é este?
  • Segundo a letra da música, as pessoas mesmo com necessidades especiais são felizes. Você é feliz?     

Em seguida, quando todos tiverem concluído e exposto suas respostas, o professor deverá iniciar uma discussão cujo  tema será :

“ O que é necessário para sermos felizes? ”  

Observação:

É importante que os alunos percebam que mesmo com qualquer Deficiência as pessoas podem ser felizes, realizar atividades e construir uma vida social como qualquer outra pessoa; e que não há barreiras para que todos sejam felizes dentro das suas possibilidades.   

Atividade 3   

Dando prosseguimento a aula, esta atividade possui o objetivo de propiciar a reflexão dos alunos sobre as possibilidades (de realizar atividades profissionais, físicas, sociais etc.) das pessoas com deficiência. Para isso, estando os alunos organizados em grupos de 4 integrantes (junção de duas duplas) na sala de informática, o professor deverá pedir para que cada grupo pesquise vídeos, em sites da internet, que mostre uma pessoa com Deficiência realizando atividades como, por exemplo, tocando, cantando, estudando entre outras. Observamos que, momentos antes dos alunos iniciarem a pesquisa, o professor poderá mostrar a eles um vídeo, conforme sua escolha. Abaixo sugerimos um vídeo (Fig.3) “Tocando o céu sem braços” com duração de 4 minutos e 46 segundos para este momento.                 

Link do vídeo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GlAUPBrxLFo Acessado em: 06 Maio 2010.             

Figura 3: Vídeo “Tocando o céu sem braços"   

Para a pesquisa sugerimos uma relação de sites que se encontra disponível abaixo:    

Sugestão de Links de sites para a pesquisa   

http://www.apaerio.org.br/  

http://www.apaejundiai.org.br/site/home/default.asp 

http://deficientealerta.blogspot.com/2010/02/tocando-o-ceu-sem-bracos-jessica-cox.html 

http://www.youtube.com/watch?v=zpRP949kpQw  

http://www.youtube.com/watch?v=b1G1ffibhPc  

http://www.youtube.com/watch?v=_gJiWJf4dMI&feature=fvsr      

Ao finalizarem a pesquisa, cada grupo deverá escolher um vídeo e apresentar o resumo deste (do que fala, tipo de deficiência, o que a pessoa faz etc.) e, se possível, apresentá-lo para a classe. Para isso, a dupla deverá informar o endereço eletrônico do vídeo para que todos possam assisti-lo juntos ou em outra oportunidade.

Após a apresentação do resumo dos vídeos que os grupos escolheram, o professor deverá promover uma conversa sobre estes vídeos. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.     

Roteiro:    

  • Por que vocês escolheram este vídeo?
  • O que vocês acharam da pessoa que está realizando tal atividade (mencionar a atividade realizada)?
  • Em algum momento de suas vidas, vocês acharam que uma pessoa com Deficiência não poderia realizar tal atividade? Por quê?
  • Vocês acreditam que essa pessoa é feliz? Por quê?  

É fundamental que no final das aulas, os alunos compreendam que qualquer pessoa pode ser feliz mesmo que haja limitações, e que não é porque a pessoa é Deficiente que ela não pode estudar, tocar, cantar, namorar etc. O professor deverá ressaltar que aprendemos com as diferenças e que a cada dia construímos conhecimentos uns com os outros, e nisto está a beleza de sermos diferentes uns dos outros!!  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância de conviver de forma harmoniosa com uma pessoa que possui Deficiência Múltipla; se eles perceberam como estas pessoas desempenham as atividades do cotidiano e principalmente como podem ser felizes mesmo tendo uma limitação orgânica (seja ela física, mental etc.). Além disso, é fundamental que os alunos compreendam que é importante valorizar e respeitar as diferenças existentes entre todos. Destacamos que o professor deverá avaliar como os alunos participam das discussões, realizam as atividades durante o decorrer da aula.

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