Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


30 de Maio: Dia das Bandeiras

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam mostrar aos alunos o porquê da existência das bandeiras (países, estados e municípios), bem como a importância destas para a sociedade. Para isso, nas atividades serão abordadas a bandeira do Brasil e uma proposta de trabalho com as bandeiras do estado e de município. Esses dois últimos serão trabalhados de maneira geral para que o professor possa adaptar à sua realidade o trabalho com as bandeiras do estado e município em que está inserido. Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância das bandeiras para a sociedade, o porquê de sua existência e invenção.

Além disso, em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Organização do trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Para dar início às aulas o professor deverá perguntar aos alunos se eles possuem camisetas (Fig. 1 e 2) ou outro objeto que contém a imagem da bandeira, ou aspectos desta, como cores, formas entre outras coisas que simbolizam a bandeira Brasileira.     

Figura 1 – Imagem de uma camiseta do Brasil

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_QZk-N_nCcz8/Spfm0XEgm9I/AAAAAAAAAIU/G9XZ9JO0f-s/s400/camiseta+tradicional+amarela+algod%C3%A3o+c+bordado+bandeira+em+risquinhos+horizontais.jpg 

Acesso em: 05. Maio. 2010.

Figura 2 – Imagem de um chaveiro do Brasil

Disponível em: http://www.porceville.com.br/images/produtos/Chaveiro%20Brasil%20SOUVENIR.jpg 

Acesso em: 28. Abr. 2010.    

Feito isso, deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre ela. Para tanto, deverá fazer as seguintes perguntas norteadoras:

- Porque vocês acham que a bandeira do Brasil (Fig. 3) possui essas cores?

- Vocês acham que ela existe há quanto tempo?

- Vocês têm idéia de quem a criou?     

Figura 3 – Imagem da bandeira do Brasil

Disponível em: http://www.quatrocantos.com/clipart/bandeiras/bandeiras_dos_estados_brasileiros/brasil01.jpg   Acesso em: 28. Abr. 2010.    

Em seguida, os alunos deverão ser organizados em duplas no laboratório de informática, para que a próxima atividade seja  realizada.

Atividade 1   

Estando no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que os alunos façam pesquisas em sites da Internet, em livros, jornais, Atlas e revistas sobre a bandeira brasileira. A pesquisa deverá ser baseada nos seguintes temas:

- História da bandeira - ano e autor da criação;

- Simbologia das cores e imagens;

- Sua importância para o país e para o mundo.

Observação: Cada dupla deverá efetuar as pesquisas, tomando como base todos os temas do roteiro acima.    

Abaixo sugerimos alguns sites:   

http://www.on.br/glossario/alfabeto/b/bandeirabrasil.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil 

http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm 

http://www.brasil-turismo.com/bandeira.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira 

http://www.algosobre.com.br/comportamento/o-patriotismo-da-bandeira-brasileira.html 

O professor deverá disponibilizar aos alunos outros materiais para que a pesquisa seja feita, como livros, atlas, jornais e revistas, conforme exposto anteriormente.

 Após o desenvolvimento das pesquisas, o professor deverá pedir para que cada dupla fale um pouco sobre o que aprenderam, o que acharam mais interessante e se têm dúvidas.

Esse será um momento importante de troca de experiências entre os grupos e também de desenvolvimento da oralidade dos alunos.

Com o objetivo de fazer uma introdução para a próxima atividade que será desenvolvida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem algo sobre a bandeira do estado e da cidade em que moram.

Para isso, o professor poderá fazer as seguintes perguntas norteadoras:

- Vocês sabem quais são as cores da bandeira de nosso estado?

- Sabem descrevê-la?

- E a bandeira de nosso município? Vocês a conhecem?

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que eles saberão com maior profundidade sobre essas bandeiras por meio da próxima atividade.   

Atividade 2

Nesse momento, o professor deverá apresentar aos alunos, ainda em duplas, a bandeira do estado e do município em que residem. Sugerimos para isso, que o professor leve as bandeiras para a sala de aula, ou as apresente em Datashow ou retroprojetor, ou ainda impressas em papel com cópias suficientes aos alunos.

Depois de mostrar as bandeiras o professor poderá perguntar aos alunos se eles saberiam reproduzi-las, ou seja, fazer um desenho destas. Desta forma, os alunos poderão perceber que é muito importante conhecer as bandeiras do estado e município, da mesma forma que conhecemos a bandeira do Brasil.

É importante que os alunos também façam pesquisas sobre as bandeiras (estado e município), uma vez que quando o aluno entra em contato direto com os assuntos estudados o aprendizado se torna mais prazeroso e eficaz.

Assim, sugerimos que os alunos, seguindo a mesma orientação da atividade anterior, faça pesquisas sobre a história, significado das cores e imagens das bandeiras da cidade e estado em que eles residem, entre outras informações.

Sugerimos que metade das duplas (do total das duplas da sala de aula) formadas faça pesquisas sobre a bandeira do estado em que moram e a outra metade sobre a bandeira do município.

Para isso, sugerimos que os alunos efetuem suas pesquisas na internet, em sites de busca, como por exemplo, o site Google (Fig.4).  

 Link do site: http://www.google.com.br/  

Figura 4 – Imagem do site de buscas “Google”   Acesso em: 28. Abr. 2010.    

Após o término das pesquisas, o professor deverá pedir que os alunos compartilhem oralmente, o que aprenderam por meio das pesquisas feitas e fazer um questionamento perguntando se:

- Se vocês fossem fazer uma bandeira para seu município, vocês usariam as mesmas cores? Por quê?

- Vocês usariam as mesmas figuras? Por quê?

- Como seria uma bandeira que vocês fariam para a escola em que estudam?

É importante que o professor perceba se os alunos entenderam que as bandeiras são confeccionadas sempre de acordo com história do local e não simplesmente com cores e formas aleatórias (feitas pelo gosto do autor).

Em seguida, para dar um fechamento a estas aulas, o professor deverá pedir que os alunos respondam oralmente, as três questões abaixo, para que perceba o que  aprenderam em suas pesquisas:

1) História da bandeira - ano de criação, autor da criação;

2) Simbologia das cores e imagens;

3) Sua importância para a população local.   

Feito isso, com o objetivo de encerrar as aulas, na próxima atividade os alunos deverão se dividir em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas).     

Atividade 3                            

Estando organizados em grupos de quatro integrantes, cada um destes deverá elaborar um cartaz contendo informações sobre uma das bandeiras que pesquisaram (nacional, estadual ou municipal). Sugerimos que pelo menos dois grupos falem sobre cada uma das bandeiras. Os cartazes deverão conter imagens e pequenos textos informativos sobre a história da bandeira, ano de criação, autor, simbologias das imagens e cores.

Após a confecção dos cartazes, os mesmos poderão ser expostos em murais na escola para que os demais alunos possam conhecê-los.       

Atividade Sugerida   

O professor poderá dizer aos alunos que o tema dessas aulas são as “bandeiras”, porque no dia 30 de maio comemora-se o “dia das bandeiras”. Assim, para encerrar as aulas os alunos assistirão a um vídeo (Fig.5) que traz o “hino à bandeira nacional”, letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.

O vídeo tem a duração aproximada de cinco minutos.      

link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=m-mOcJVu9WE

 Figura 5 – imagem do vídeo   

- Letra do Hino à Bandeira Nacional:   

Hino à Bandeira Nacional

Letra: Olavo Bilac Música: Francisco Braga

Salve, lindo pendão da esperança,

alve, símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas

Este céu de puríssimo azul,

A verdura sem par destas matas,

E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,

Compreendemos o nosso dever;

E o Brasil, por seus filhos amado,

Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,

Nos momentos de festa ou de dor,

Paira sempre, sagrada bandeira,

Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra

Em nosso peito juvenil,

Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!   

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/hinobandeiranacional.htm

Em seguida, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o hino da Bandeira Nacional - se já o conheciam, o que acharam da letra deste, se há palavras neste hino que descolhecem etc.

Ao término destas discussões, o professor poderá apresentar aos alunos a letra do hino do município em que moram,  fazendo, com o auxílio do dicionário e com a participação dos alunos,  a interpretação deste.

O professor deverá perceber ao final das atividades, se os alunos perceberam o quanto é importante que um país, estado e município tenham uma bandeira, um hino e o quanto é essencial que todo cidadão o conheça.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o porquê da existência das bandeiras e sua importância.     

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (elaboração de textos);

- Interpretação de textos;

- Organização do trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.