Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com os números/ Ensino Especial

 

31/07/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar e quantificar os números.

trabalhar  a lateralidade;

estimular o deficit de atenção,

estabelecer conexões

Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Professor, reunir a turma e passar os seguintes filmes:

Números início (http://www.youtube.com/watch?v=JQN7Eclg4rM)  

Números meio (http://www.youtube.com/watch?v=1FKe_1okBMc

Números fim (http://www.youtube.com/watch?v=n_Si1iA62-U

Reunir a turma em forma de círculo no pátio da escola e discutir o que foi visto.

Propor uma esquematização de valores para as partes do corpo. Por exemplo, o braço direito vale 0 (zero), o braço esquerdo vale 1 (um),a perna direita vale 2 (dois), e assim sucessivamente, até que se tenha toda a numeração, de 0 a 9.  A brincadeira consiste em fazer compras tendo como dinheiro os valores conseguidos  com a soma das partes do corpo.A brincadeira exige que o aluno faça por exemplo:  se o braço direito  corresponde ao número 1 (um) e a perna esquerda ao número 0 (zero), logo se tem o valor 1, pois é o somatório que interessa.

 como a boca faz parte da cabeça, sugiro que esta valha 0 (zero), pois se for negociada, o aluno deverá parar de usar a boca, que é o meio de comunicaçãoe de troca.

A ordem das partes a serem somadas não importa, assim como não importa a ordem dos números. Para marcar que membros ou partes já estão comprometidas, é interessante que sejam distribuidos aos alunos papéis com o dizeres" vendido" para que os alunos identifiquem  as partes já negociadas do corpo. Uma vez negociadas, o aluno não mexe mais com elas. Nesta primeira parte, nada de troco. Os alunos conseguirão, desta forma, quantificar valores e projeções de gasto.

Inicialmente, distribua algumas fichas, todas do mesmo tamanho, com desenhos( indispensavel, caso haja alunos incluidos) ou simplesmente com operações ou valores numéricos dependendo do grau de dificuldade que se quer.

Os alunos, individualmente ou em grupo, serão solicitados a responder a conta, mencionando as partes do corpo, cujo somatório represente aquele valor.

Se forem utilizados desenhos, o aluno atribui um valor aleatório, aproximado  e deve responder da mesma formacomo foi sugerido para os números.

Estabeleça com os alunos o valor de cada parte e escreva no quadro em forma de tabela. Se preferir, poderá previamente criar em cartolina a tabela em duas colunas com os nomes das partes do corpo e no início da aula, atribuir com os alunos o valor que deve ser atribuido a cada uma dessas partes. Veja o exemplo abaixo e complete como quiser

partes do corpo

valor atribuido(R$)

braço esquerdo

20,00

perna esquerda...etc

45,00...etc

 

Para a brincadeira se tornar mais interessante, o grau de dificuldade pode ser aumentado, como por exemplo exigir troco, que é uma variável  bem interessantee que permite que sejam deixados valores complementares em outras partes que não a do aluno, por exemplo, usando a numeração conseguida com valores emprestados dos colegas. Didática que ajudará os alunos na solução dos problemas na vida cotidiana.

Ao invés de ter apenas os alunos brincando com o próprio corpo, pode-se uní-los em pequenos grupos e assim ter um "valor" maior de compra e venda. (E troco!)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita a todo momento, medindo-se o interesse dos alunos.

Pode-se fazer uma avaliação prática usando o método desenvolvido para a fixação dos cálculos; uma atividade aonde seja exigido dos alunos um comando ao inverso: o professor coloca os alunos em círculo e dá um comando do tipo: 2 + 4( esperando que as alunos saibam identificar que o dois era, por exemplo,  o pé direito ou esquerdo e que o quarto era a orelha( também por exemplo) e que a resposta, 6 era o pescoço.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.