31/07/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
O aluno aprenderá a identificar e quantificar os números.
trabalhar a lateralidade;
estimular o deficit de atenção,
estabelecer conexões
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.
Professor, reunir a turma e passar os seguintes filmes:
Números início (http://www.youtube.com/watch?v=JQN7Eclg4rM)
Números meio (http://www.youtube.com/watch?v=1FKe_1okBMc)
Números fim (http://www.youtube.com/watch?v=n_Si1iA62-U)
Reunir a turma em forma de círculo no pátio da escola e discutir o que foi visto.
Propor uma esquematização de valores para as partes do corpo. Por exemplo, o braço direito vale 0 (zero), o braço esquerdo vale 1 (um),a perna direita vale 2 (dois), e assim sucessivamente, até que se tenha toda a numeração, de 0 a 9. A brincadeira consiste em fazer compras tendo como dinheiro os valores conseguidos com a soma das partes do corpo.A brincadeira exige que o aluno faça por exemplo: se o braço direito corresponde ao número 1 (um) e a perna esquerda ao número 0 (zero), logo se tem o valor 1, pois é o somatório que interessa.
como a boca faz parte da cabeça, sugiro que esta valha 0 (zero), pois se for negociada, o aluno deverá parar de usar a boca, que é o meio de comunicaçãoe de troca.
A ordem das partes a serem somadas não importa, assim como não importa a ordem dos números. Para marcar que membros ou partes já estão comprometidas, é interessante que sejam distribuidos aos alunos papéis com o dizeres" vendido" para que os alunos identifiquem as partes já negociadas do corpo. Uma vez negociadas, o aluno não mexe mais com elas. Nesta primeira parte, nada de troco. Os alunos conseguirão, desta forma, quantificar valores e projeções de gasto.
Inicialmente, distribua algumas fichas, todas do mesmo tamanho, com desenhos( indispensavel, caso haja alunos incluidos) ou simplesmente com operações ou valores numéricos dependendo do grau de dificuldade que se quer.
Os alunos, individualmente ou em grupo, serão solicitados a responder a conta, mencionando as partes do corpo, cujo somatório represente aquele valor.
Se forem utilizados desenhos, o aluno atribui um valor aleatório, aproximado e deve responder da mesma formacomo foi sugerido para os números.
Estabeleça com os alunos o valor de cada parte e escreva no quadro em forma de tabela. Se preferir, poderá previamente criar em cartolina a tabela em duas colunas com os nomes das partes do corpo e no início da aula, atribuir com os alunos o valor que deve ser atribuido a cada uma dessas partes. Veja o exemplo abaixo e complete como quiser
partes do corpo |
valor atribuido(R$) |
braço esquerdo |
20,00 |
perna esquerda...etc |
45,00...etc |
Para a brincadeira se tornar mais interessante, o grau de dificuldade pode ser aumentado, como por exemplo exigir troco, que é uma variável bem interessantee que permite que sejam deixados valores complementares em outras partes que não a do aluno, por exemplo, usando a numeração conseguida com valores emprestados dos colegas. Didática que ajudará os alunos na solução dos problemas na vida cotidiana.
Ao invés de ter apenas os alunos brincando com o próprio corpo, pode-se uní-los em pequenos grupos e assim ter um "valor" maior de compra e venda. (E troco!)
Tudo Sobre Brincar... Etapas, Brinquedos e Dicas (http://www.fisher-price.com/pt/playstages/play.asp?lMinAge=2.00&lMaxAge=2.50)
Brinquedos e brincadeiras (http://www.mulherdeclasse.com.br/brinquedos_e_brincadeiras.htm)
Brinquedos Educativos (http://pt.wiki2buy.com/wiki/Brinquedos_Educativos)
A avaliação será feita a todo momento, medindo-se o interesse dos alunos.
Pode-se fazer uma avaliação prática usando o método desenvolvido para a fixação dos cálculos; uma atividade aonde seja exigido dos alunos um comando ao inverso: o professor coloca os alunos em círculo e dá um comando do tipo: 2 + 4( esperando que as alunos saibam identificar que o dois era, por exemplo, o pé direito ou esquerdo e que o quarto era a orelha( também por exemplo) e que a resposta, 6 era o pescoço.
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