03/12/2010
Charlene de Oliveira Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Trabalhar com estratégias de um jogo de Damas.
Trabalhar com a inclusão no grupo.
Sociabilizar, cooperar, reconhecer limites, aceitar e trabalhar com as próprias limitações.
Não é necessário para o desenvolvimento das atividades propostas trabalhar qualquer conhecimento prévio.
Reunir a turma no laboratório de informática ou em algum lugar que todos possam ver o seguinte vídeo:
Damas http://www.youtube.com/watch?v=rZXz9RN192A
Fonte: http://grupograv.wordpress.com/2008/04/24/sobre-a-grande-reuniao/
A partir do observado, promover breve discussão sobre o jogo de damas, sobre sua regra e algumas curiosidades de estratégias. Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome de um jogo de tabuleiro que usa o mesmo tabuleiro que o xadrez. Existe uma versão do jogo, pouco conhecida no Brasil e em Portugal, que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10).
Para verificação do entendimento do jogo e continuação da aula, propor um jogo de damas usando materiais recicláveis. Cada material deverá ser duplicado para que as mesmas peças de um jogador sejam iguais a do outro. Manter a mesma regra.
Dependendo do conhecimento e maturidade daturma a ser trabalhada, trabalhar com os conceitos dos materiais reciclados. Por exemplo, viudro é material reciclável, assim como o papel, entretanto vidro é mais duro e o papel mais modelável. De acordo com a argumentação do jogador, a peça se torna mais ou menos forte que a de seu oponente. Pode-se listar características para plotar valores, como por exemplo:
(fonte do autor)
Neste caso acima, o papel ganharia. Entretanto deve-se levar em conta a argumentação dos alunos durante o jogo.
Reunir os alunos no pátio da escola e dividir a turma em equipes com 13 alunos. Cada equipe terá suas 12 peças e o jogador. Se fará agora um jogo de damas humano.
Só as peças escolhidas pelo jogador podem falar, discutir e propor nova jogada, para não haver confusão na hora do jogo. Com certeza os alunos irão se esquecer disto, logo, cabe ao professor decidir o quão importante deve ser manter ou não esta regra. A turma sendo mais ou menos disciplinada, requer mais ou menos interferência por parte do professor na execução da atividade.
Devido justamente a organização da turma e a demora das jogadas, a segunda atividade foi proposta num espaço de tempo curto.
No exemplo acima de tabuleiro humano, os bonecos estão vestindo roupas diferentes para o professor ter uma visão diferenciadas, mas a turma se conhecendo, torna-se detalhe irrelevante a vestimenta. O mais importante é a integração da turma, a disciplina para se fazer a jogada, o desenrolar da atividade.
A avaliação será medida pela integração e respeito dentro do jogo. Com o desenvolvimento da aula proposta feito de maneira que prenda atenção dos alunos e force a participação de todos, a aula terá sido bem concluída.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!