06/08/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Desenvolver a atenção, coordenação motora, trabalhando interdisciplinarmente conteúdos relacionados à matemática, lateralidade, com espírito de equipe.
nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado
Reunir a turma em uma sala e passar os seguintes video:
Numeros infantis início (http://www.youtube.com/watch?v=hWLAtn3KVw8)
Numeros infantis meio (http://www.youtube.com/watch?v=2BRo7fFo0_c)
Numeros infantis final (http://www.youtube.com/watch?v=qoXJD23AmAo)
De forma bem espontânea e descontraída, inicie um bate papo sobre os filmes apresentados. Provoque a discussão e perceba o quão envolvidos os alunos estão. Desta forma o professor terá uma excelente noção à respeito do êxisto ou não da aula que se seguirá e quais os pontos que devem ser reforçados.
Levantar todos da turma e formar duas filas que sejam idênticas nos números de alunos em cada uma. Serão, portanto, duas equipes. Se o número for ímpar, e é importante que todos participem, o professor deve participar para que a brincadeira dê certo.
As filas se posicionarão uma do lado da outra, de forma que fiquem a um braço de distância. O professor explica que primeiro serão os números ímpares, depois os pares, depois os alunos terão que seguir a ordem que lhes for dita.
A brincadeira inicia com os dois primeiros alunos dizendo "um" e batendo as mãos. Como a sequência que se segue é ímpar, os próximos alunos nada dirão, ou estarão errados e, dizendo, a brincadeira recomeça. A sequência nunca acaba, a menos que tenha interferência do professor. Por exemplo, se o primeiro aluno começar, depois que o último aluno disser a numeração que lhe corresponde e bater as mãos no colega do lado, o primeiro deverá, sem atraso, continuar a sequência (1,3,5,7,9,11,13,15,17,19,21,23,25,27,29,31...) Depois é a vez dos números pares. Depois que os alunos começam a entender o jogo, a dificuldade é aumentada com o professor dizendo qual dupla deverá iniciar a brincadeira para ter a atenção dos que estão na brincadeira.
Agora a brincadeira será muito mais difícil. Será realizada através de perguntas feitas pelo professor, que já deverá levar as perguntas anotadas, sobre os múltiplos e divisores. Por exemplo, a primeira dupla sempre será ímpar, a segunda par, a terceira ímpar e etc. Quando o professor disser multiplicação de 7, a primeira dupla deverá responder 7, pois é o primeiro resultado na multiplicação, e em seguida a dupla de trás, pois o próximo resultado é 14 e assim sucessivamente. Mas se o professor disser algum múltiplo par, o aluno da fileira dos núeros ímpares que responder, ou tentar responder, invalidará a continuidade do jogo.
A avaliação será feita mediante o desempenho e interesse da turma.
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