Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tudo pronto e já!/ Ensino Especial

 

27/11/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Charlene de Oliveira Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver noções básicas de limites e concentração.

Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Caso a escola possua um laboratório de informática ou uma sala de vídeo, reserve-a para a apresentação do vídeo:

 

Limite http://www.youtube.com/watch?v=dt0g6AkiIx4 

Após a apresentação do vídeo acima, convide os alunos a assistirem ao vídeo :

Pedagogia certa?  http://www.youtube.com/watch?v=3MsmyuiivGE  

Ao finalizar a apresentação dos vídeos acima, proponha a organização de uma roda para que possa desenvolver um debate com os alunos. Depois, sugira uma discussão em que avalie o castigo punido (aplicado) com a agressão e o conversado, fazendo com que o adolescente ou a criança entenda o porquê de não poder fazer determinada ação.Lance questões, tais como: A responsabilidade deve ser da família ou não? Pode-se encontrar respostas na formação de um cidadão, ou cidadã, dentro da família? Como? Como ter maior quantidade de atos pensados durante o dia na proposta de uma vida socialmente mais adequada?

 

 Professor, não perca o foco, pois discussões a este respeito tendem a voltar-se para questões como: julgar a educação do colega ou a maneira que alguns pais utilizam ao educar os seus filhos. No entanto, o ponto discutido aqui não é este, mas possibilitar que o aluno compreenda , quando a situação ocorrer, as melhores alternativas para resolver o problema, independente da forma em que foi criado, levando em consideração aspectos sobre a vida em sociedade.

Fontes das imagens: www.planetasustentavel.abril.com.br / www.convivenciaepaz.org.br  

Após exporem suas opiniões, discutirem e estabelecerem as conclusões da discussão, encaminhe a turma para o ginásio, ou para uma quadra de esportes, e proponha a seguinte brincadeira:

Divida a turma em dois grupos, sendo: um grupo com 2 ou 3 alunos e outro com o restante. Vale destacar que o grupo menor irá, temporariamente, deixar que o grupo maior tenha uma reunião entre os membros.

Neste pequeno espaço de tempo, o grupo que sair irá apenas dar espaço para que o professor combine com os alunos a brincadeira. A brincadeira consiste em mostrar os pontos de vista de uma mesma história.

No grupo maior, que estará com o professor, os alunos combinarão uma série de atitudes a serem feitas, de forma ordenada, para que sejam demonstrados pontos de vista diferentes, mesmo que não condiza com o que o aluno pensa realmente.

Neste grupão então existirão muitos subgrupos, de 3 ou 4 alunos, dependendo do tamanho da turma. Pode-se formar duplas se o número for reduzido de alunos. O importante é que os alunos do mesmo subgrupo tenham o mesmo objetivo.

O grupo menor será instruído a determinar a melhor forma de resolver o conflito.

O grupo menor pensará que deverá ajudar na resolução do conflito entre duas ideias, mas lembre-se, o grupo grande estará dividido em vários subgrupois, por isto serão na verdade várias idéias, não apenas duas.

Avaliar a aula dada de forma que cada aluno exponha o que percebeu. Dar chance para todos falarem, todos se colocarem em como se sentiram defendendo um ponto de vista que não acreditam e tentando entender o ponto de vista do outro.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dependerá da maturidade dos alunos em questão. A avaliação poderá ser feita em forma de teste prático/teórico colocando várias situações e colocando opções para a finalização do contexto. Quanto mais madura a faixa etária trabalhada, mais discursiva se torna a prova.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.