28/07/2010
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Trabalhar a lateralidade
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
A aula deverá acontecer em um espaço amplo, livre de qualquer objeto que possa interromper as trajetórias dos alunos no momento da atividade.
Organize os alunos em fila (indiana). Se puder ter uma linha no chão, ótimo, mas se não, sem problemas, pois é só os alunos prestarem atenção que a atividade será realizada da mesma forma.
Coloque-os para percorrer uma pequena distância: um lado de uma quadra de vôlei, ou uma parte da escola em que eles possam se sentir livres. Os alunos estarão em uma fila indiana e um a um eles deverão fazer o mesmo percurso com a intenção de percorrê-la em linha reta. Os alunos trabalharão um pouco de atenção nesta atividade e os alunos mais dispersos serão, ou deverão ser, corrigidos pelos próprios alunos. Com esta atividade, mostra-se, ou espera-se mostrar, que os alunos precism de atenção até mesmo para executar tarefas mais simples comom a de andar em linha reta.
Repita a atividade 1, porém agora com os alunos de olhos fechados. Os alunos deverão manter a trajetória na memória, trabalhando assim consciência espacial. Do mesmo modo que na primeira atividade, saindo do objetivo da aula, os alunos deverão ser reconduzidos novamente. É uma brincadeira para testar o nível de atenção e maturidade. Sair da trajetória sem querer não é o problema, aliás acontecerá inúmeras vezes, pois depende da consciência espacial, o que não se deve deixar é a dispersão.
Neste momento, os alunos vão fazer o mesmo trajeto só que agora, além dos olhos fechados, eles vão ser rodados três vezes antes de iniciar o trajeto. Importante que todo aluno depois de rodado, como estarão de olhos fechados, seja colocado de frente exatamente ao percurso a ser feito. Como a consciência espacial vai estar alterada, pode-se pedir a ajuda da turma para que o aluno se perca menos.
Quando a turma começar a ajudar o aluno para que o mesmo não saia do trajeto, serão vários comandos ao mesmo tempo, com cada um tentando do seu jeito ajudar. É uma excelente oportunidade para o professor pausar a brincadeira, reunir a turma e discutir sobre a importância da organização das palavras para o completo e bom entendimento da mensagem entre as pessoas. Para distrair, uma quarta atividade é sugerida como forma de conclusão da aula.
Os alunos agora farão o trajeto, mas desta vez de olhos abertos e de costas.
http://www.youtube.com/watch?v=VXNYgMHMpC4
http://www.youtube.com/watch?v=MXxqTjkv2dQ
http://www.youtube.com/watch?v=JhUmDC9e_PA (e todos da sua série)
A avaliação será feita em aula posterior com a experiência de cada um sendo colocada e se fazendo um paralelo com os problemas vivenciados no dia a dia. Lógico que o interesse na execução da atividade será levado em conta, bem como a participação ativa dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2011
Cinco estrelasamei
05/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula pois, trabalhar a lateralidade é algo trabalhoso e requer muito dinamismo do professor.