Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma aula diferente/ Ensino Especial

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a lateralidade

Duração das atividades
1 aula (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

A aula deverá acontecer em um espaço amplo, livre de qualquer objeto que possa interromper as trajetórias dos alunos no momento da atividade.

Organize os alunos em fila (indiana). Se puder ter uma linha no chão, ótimo, mas se não, sem problemas, pois é só os alunos prestarem atenção que a atividade será realizada da mesma forma.

Coloque-os para percorrer uma pequena distância: um lado de uma quadra de vôlei, ou uma parte da escola em que eles possam se sentir livres. Os alunos estarão em uma fila indiana e um a um eles deverão fazer o mesmo percurso com a intenção de percorrê-la em linha reta. Os alunos trabalharão um pouco de atenção nesta atividade e os alunos mais dispersos serão, ou deverão ser, corrigidos pelos próprios alunos. Com esta atividade, mostra-se, ou espera-se mostrar, que os alunos precism de atenção até mesmo para executar tarefas mais simples comom a de andar em linha reta.

Repita a atividade 1, porém agora com os alunos de olhos fechados. Os alunos deverão manter a trajetória na memória, trabalhando assim consciência espacial. Do mesmo modo que na primeira atividade, saindo do objetivo da aula, os alunos deverão ser reconduzidos novamente. É uma brincadeira para testar o nível de atenção e maturidade. Sair da trajetória sem querer não é o problema, aliás acontecerá inúmeras vezes, pois depende da consciência espacial, o que não se deve deixar é a dispersão.

Neste momento, os alunos vão fazer o mesmo trajeto só que agora, além dos olhos fechados, eles vão ser rodados três vezes antes de iniciar o trajeto. Importante que todo aluno depois de rodado, como estarão de olhos fechados, seja colocado de frente exatamente ao percurso a ser feito. Como a consciência espacial vai estar alterada, pode-se pedir a ajuda da turma para que o aluno se perca menos.

Quando a turma começar a ajudar o aluno para que o mesmo não saia do trajeto, serão vários comandos ao mesmo tempo, com cada um tentando do seu jeito ajudar. É uma excelente oportunidade para o professor pausar a brincadeira, reunir a turma e discutir sobre a importância da organização das palavras para o completo e bom entendimento da mensagem entre as pessoas. Para distrair, uma quarta atividade é sugerida como forma de conclusão da aula.

Os alunos agora farão o trajeto, mas desta vez de olhos abertos e de costas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita em aula posterior com a experiência de cada um sendo colocada e se fazendo um paralelo com os problemas vivenciados no dia a dia. Lógico que o interesse na execução da atividade será levado em conta, bem como a participação ativa dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata Oliveira, Escola Rotary , Minas Gerais - disse:
    rralmeida2010@hotmail.com

    19/08/2011

    Cinco estrelas

    amei


  • Samira, E. M. Juscelino K. de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    samira-rg@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula pois, trabalhar a lateralidade é algo trabalhoso e requer muito dinamismo do professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.