19/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Objetivos
* Retirar informações em textos expositivos e demais fontes que despertem a curiosidade em relação ao próprio corpo.
* Participar ativamente de atividades práticas que envolvam o sentido da visão.
* Reconhecer a importância do sentido da visão na interação do homem com o mundo que o cerca.
* Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com os órgãos da visão.
* Conhecer os órgãos da visão.
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
1ª etapa
Pesquisa de campo
a) A professora estabelecerá uma conversa inicial com os alunos, retomando um assunto já abordado nas aulas de Ciências: os sentidos do corpo humano.
b) Depois, ela explicará aos alunos que dessa aula em diante começarão a estudar os sentidos do corpo humano de maneira mais detalhada. Então lhes proporá realizarem a seguinte atividade: separados em duplas, eles sairão pelo colégio entrevistando alunos e preenchendo o formulário abaixo.
c) De volta à sala de aula, os alunos lerão para os colegas as opiniões registradas em suas pesquisas e a professora anotará no quadro o placar numérico das opções apresentadas sobre o sentido mais importante para os entrevistados.
2ª etapa
Jogo de adivinha
a) A professora fará uma adivinha para os alunos descobrirem qual sentido será abordado primeiro:
b) Resposta descoberta, os alunos se prepararão para estudarem a Visão.
3ª etapa
Joguinho: O rabo postiço do burrinho
* A professora colocará no quadro-negro a figura ampliada de um burrinho sem rabo.O rabo ficará despregado dele.
* A professora escolherá um aluno. Ela pedirá que ele observe bem o lugar do rabo do burrinho. Depois, vendará seus olhos e lhe entregará o rabo.
* Ela escolherá outro aluno para ser guia do "ceguinho".
* O aluno "ceguinho" tentará encaixar o rabo no lugar adequado, orientado pelo seu "guia" que irá dizendo: "mais para a esquerda, mais para a direita, mais para cima, mais para baixo", etc.
* Transcorrido um determinado tempo, tendo conseguido ou não cumprir sua função, esses alunos serão substituídos por outros.
4ª etapa
Trabalhando o texto informativo
a) A professora distribuirá aos alunos o texto informativo:
http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/
c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois, apresentarão uma leitura oral à frente da sala. Cada um poderá ler uma frase ou um parágrafo, de acordo com o interesse da professora.
5ª etapa
Compreendendo o texto
a) Os alunos deverão completar corretamente a cruzadinha, consultando o texto sempre que for necessário.
1 – Pequenos pelos que protegem os olhos da poeira.
2 – Objeto usado para melhorar a visão.
3 _ É a parte colorida do olho.
4 _ Elas abrem e fecham para protegerem os olhos.
5 – Sem as lágrimas, os olhos ficam muito .......
6 – São os órgãos da visão.
7 _ É um buraquinho do olho por onde entra a luz.
8 – Elas limpam e molham os olhos.
9 – Nome do sentido que nos permite enxergar.
10 _Usamos para vermos coisas que estão longe.
11 –Aparelho usado para enxergarmos os micróbios.
b) Percebendo as emoções através dos olhos:
TEXTO 2: EXPRESSANDO SENTIMENTOS
Nossos olhos também expressam sentimentos. Através dos olhos podemos descobrir se uma pessoa está alegre ou triste, cansada e até mesmo se está com raiva.
Complete o quadro, representando emoções.
d) Tarefa para casa:
Distribuir um quarto de folha de papel ofício para os alunos e pedir:
Observe bem seus olhos no espelho!
Depois desenhe-os, imitando da melhor maneira possível a realidade!
Lembre-se de desenhar: íris, pupila, pálpebras, cílios e sobrancelhas.
d) Os desenhos serão expostos no mural, para que todos os alunos possam apreciá-los.
6ª etapa
Cuidando da visão
a) Sentar os alunos em círculo e estabelecer uma discussão com eles sobre os cuidados que os olhos necessitam, deixando-os falarem espontaneamente.
b) Terminada a discussão, a professora formulará um texto com os resultados das opiniões:
REGRAS DE PROTEÇÃO AOS OLHOS·
* Não esfregar os olhos, principalmente com as mãos sujas.
* Evitar ler ou fazer trabalhos que exijam uma visão muito atenta em lugares mal iluminados.
* Usar os óculos indicados pelo médico.
* Não usar óculos de outras pessoas.
* Proteger-se do sol ou de claridades excessivas com óculos próprios.
* Fazer visitas periódicas ao médico de vista, o oftalmologista.
* Evitar maquiagens que possam prejudicar os olhos.
* Usar colírios somente com a orientação do médico.
* Evitar ficar muito tempo assistindo à televisão ou trabalhando no computador.
c) Os alunos serão divididos em grupos. A professora sorteará para cada grupo uma regra de proteção aos olhos que será escrita e ilustrada em uma folha de papel ofício.
d) Os trabalhos serão expostos no mural para a apreciação de todos.
Durante todas as atividades, a professora observará e ajudará seus alunos na execução das mesmas, avaliando os seguintes pontos:
* Aprenderam sobre os órgãos do sentido da visão.
* Entenderam a importância da visão para o ser humano.
* Demonstraram interesse no assunto.
* Retiraram informações corretas do texto informativo.
* Participaram ativamente das discussões e dos trabalhos de grupo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2013
Cinco estrelasAmei a diversidade com que a aula foi trabalhada!
12/07/2012
Cinco estrelasachei uma aula criativa e inteligente
10/10/2011
Cinco estrelasachei otimo, me ajudou muito.