Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A visão no ser humano: órgãos, cuidados e importância na interação com o mundo

 

19/08/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Objetivos

   * Retirar informações em textos expositivos e demais  fontes que despertem a curiosidade em relação ao próprio corpo.     

   * Participar ativamente de atividades práticas que envolvam o sentido da visão.

   * Reconhecer a importância do sentido da visão na interação do homem com o mundo que o cerca.

   * Utilizar hábitos de higiene e de cuidados especiais para com os órgãos da visão.

   * Conhecer os órgãos da visão.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

      1ª etapa

       Pesquisa de campo

a)    A professora estabelecerá uma conversa inicial com os alunos, retomando um assunto já abordado nas aulas de Ciências: os sentidos do corpo humano.

 b)   Depois, ela explicará aos alunos que dessa aula em diante começarão a estudar os sentidos do corpo humano de maneira mais detalhada. Então lhes proporá realizarem a seguinte atividade: separados em duplas, eles sairão pelo colégio entrevistando alunos e preenchendo o formulário abaixo.   

   c)    De volta à sala de aula, os alunos lerão para os colegas as opiniões registradas em suas pesquisas e a professora anotará no quadro o placar numérico das opções apresentadas sobre o sentido mais importante para os entrevistados. 

         2ª etapa

        Jogo de adivinha                  

  a)    A professora fará uma adivinha para os alunos descobrirem qual sentido será abordado primeiro:  

                                                             

  b)   Resposta descoberta, os alunos se prepararão para estudarem a Visão.  

       3ª etapa

       Joguinho: O rabo postiço do burrinho   

        A professora colocará no quadro-negro a figura ampliada de um burrinho sem rabo.O rabo ficará despregado dele.

       *  A professora escolherá um aluno. Ela pedirá que ele observe bem o lugar do rabo do burrinho. Depois, vendará seus olhos e lhe entregará  o rabo.

       *  Ela escolherá outro aluno para ser guia do "ceguinho".

       *  O aluno "ceguinho" tentará encaixar o rabo no lugar adequado, orientado pelo seu "guia" que irá dizendo: "mais para a esquerda, mais para a direita, mais para cima, mais para baixo", etc.

       *  Transcorrido um determinado tempo, tendo conseguido ou não cumprir sua função, esses alunos serão substituídos por outros.

       4ª etapa

      Trabalhando o texto informativo

a) A professora distribuirá aos alunos o texto informativo:

                            

 http://www.minerva.uevora.pt/itic/2000_2001/                 

  c)   Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois, apresentarão uma leitura oral à frente da sala. Cada um poderá ler uma frase ou um parágrafo, de acordo com o interesse da professora.  

       5ª etapa

      Compreendendo o texto

 a) Os alunos deverão completar corretamente a cruzadinha, consultando o texto sempre que for necessário.  

 

     1 – Pequenos pelos que protegem os olhos da poeira.

     2 – Objeto usado para melhorar a visão.

     3 _ É a parte colorida do olho.  

     4 _  Elas abrem e fecham para protegerem os olhos.  

     5 – Sem as lágrimas, os olhos ficam muito .......

     6 – São os órgãos da visão.  

     7 _  É um buraquinho do olho por onde entra a luz.

     8 – Elas limpam e molham os olhos.  

     9 – Nome do sentido que nos permite enxergar.

     10 _Usamos para vermos coisas que estão longe.

     11 –Aparelho usado para enxergarmos os micróbios.   

   

 b) Percebendo as emoções através dos olhos:   

  

                              TEXTO 2: EXPRESSANDO SENTIMENTOS

   Nossos olhos também expressam sentimentos. Através dos olhos podemos descobrir se uma pessoa está alegre ou triste, cansada e até mesmo se está com raiva.  

   Complete o quadro, representando emoções.                  

      

 d) Tarefa para casa:     

      Distribuir um quarto de folha de papel ofício para os alunos e pedir:      

      Observe bem seus olhos no espelho!      

      Depois desenhe-os, imitando da melhor maneira possível a realidade!  

      Lembre-se de desenhar: íris, pupila, pálpebras, cílios e sobrancelhas.

d)   Os desenhos serão expostos no mural, para que todos os alunos possam apreciá-los.

     6ª etapa

     Cuidando da visão 

  a)  Sentar os alunos em círculo e estabelecer uma discussão com eles sobre os cuidados que os olhos necessitam, deixando-os falarem espontaneamente.

 b)  Terminada a discussão, a professora formulará um texto com os resultados das opiniões:  

                            REGRAS DE PROTEÇÃO AOS OLHOS·  

     * Não esfregar os olhos, principalmente com as mãos sujas.

     * Evitar ler ou fazer trabalhos que exijam uma visão muito atenta em lugares mal iluminados.

     * Usar os óculos indicados pelo médico.

     * Não usar óculos de outras pessoas.    

     * Proteger-se do sol ou de claridades excessivas com óculos próprios.     

     * Fazer visitas periódicas ao médico de vista, o oftalmologista.

     * Evitar maquiagens que possam prejudicar os olhos.

     * Usar colírios somente com a orientação do médico.

     * Evitar ficar muito tempo assistindo à televisão ou trabalhando no computador.  

 c)  Os alunos serão divididos em grupos. A professora sorteará para cada grupo uma regra de proteção aos olhos que será escrita e ilustrada em uma folha de papel ofício.

 d)  Os trabalhos serão expostos no mural para a apreciação de todos.    

Recursos Complementares
  • Livro de Literatura Infantil: Visão: Mandy Suhr e Mike Gordon
  • Coleção de Ciências:Conhecer e Crescer: Érika Santana e Rodrigo Balestri
  • Parâmetros Curriculares Nacionais

      

Avaliação

      Durante todas as atividades, a professora observará e ajudará seus alunos na execução das mesmas, avaliando os seguintes pontos:

      * Aprenderam sobre os órgãos do sentido da visão.

      * Entenderam a importância da visão para o ser humano.

      * Demonstraram interesse no assunto.

      * Retiraram informações corretas do texto informativo.

      * Participaram ativamente  das discussões e dos trabalhos de grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aila, eic , Rio Grande do Norte - disse:
    ailadejs@hotmail.com

    09/11/2013

    Cinco estrelas

    Amei a diversidade com que a aula foi trabalhada!


  • deyrismart, Colégio Geo , Pernambuco - disse:
    deyrismart@hotmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    achei uma aula criativa e inteligente


  • mirian, aluna de graduação em ciências biologicas , Rio de Janeiro - disse:
    miriannetto@gmail.com

    10/10/2011

    Cinco estrelas

    achei otimo, me ajudou muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.