Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como funciona a Biblioteca: Descobrindo várias maneiras de classificar livros

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Lucia Ferreira Gonçalves

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros.  

- Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer 

Duração das atividades
aproximadamente três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

-Trabalho em grupo                        

-Fichas de cartolina que os alunos possam fazer e desfazer conjuntos                        

-Jogo on line no Laboratório de Informática                        

-Mímica                        

-Entrevista 

O professor separa a turma em trios e depois inicia a aula perguntando aos alunos como eles imaginam que se arrumam/agrupam os livros numa Biblioteca .Ele ouve e conversa sobre as hipóteses apresentadas pelas crianças.

Depois , o professor distribui  fichas com o nome de autores, gêneros e histórias que os alunos conheçam, pedaços de barbante e etiquetas.

Como é  importante que o conteúdo dessas fichas seja significativo para os alunos,dependendo do contexto, será necessária a adaptação de algumas palavras.       

Sugestão de palavras para as Fichas  :              

Suspense    -    Aventura    -     Terror     -    Folclore    -    Branca de Neve   

- Lenda         -    Bruxas        -      Desventuras em Série  -     Irmãos Grimm   

-    Medusa       -  Contos de fadas-         Lobisomem                -Mitologia           

- Harry Potter- Caixa de Pandora  -      Loura do Banheiro    - Saci                    

- Folclore        - Cinderela            -      Lenda            

Depois de distribuídas as fichas com as palavras selecionadas, o professor pede que os alunos formem grupos segundo algum critério, cerquem os conjuntos com um pedaço de   barbante e escrevam um título para cada  etiqueta.

        

A seguir, o professor pede que as crianças registrem o seu trabalho .     

O professor compara os resultados encontrados pelos alunos e mostra que há diferentes maneiras de classificar as palavras. Ele solicita que os alunos façam novamente o trabalho, descobrindo outras formas de classificação .A atividade continua até não se encontrar mais maneiras de formar grupos.   

       

O professor solicita aos alunos que escrevam a conclusão do trabalho e inicia um debate sobre as dificuldades de se classificarem os livros numa biblioteca de qualquer porte, já que há várias maneiras corretas de se classificar os livros. 

Jogo da Mímica: Cada personagem em seu lugar:Em qual livro eu moro?

A seguir, o professor propõe que  os  alunos façam a representação de um personagem  para a  turma descobrir em qual gênero literário ele poderia morar.

 Sugestões:   

Personagens : princesa ,fada ,detetive ,monstro, robô ,arqueólogo ,bruxa ,assassino, vítima,  fantasma, herói ,policial ,marinheiro, piloto de avião ,rei ,ladrão ,dinossauro, leão,cientista ,mago, vampiro ,múmia, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida  

 Gêneros : Suspense, terror, conto de fadas, ficção científica e aventura.

            Entrevista com um Bibliotecário   

 Peça que os alunos escrevam o que gostariam de perguntar a um bibliotecário e selecione com eles as perguntas mais interessantes , de modo que cada aluno possa fazer uma pergunta ao bibliotecário, (ao todo o número de perguntas será equivalente ao número de alunos). Sorteie a ordem dos alunos fazerem as perguntas , marque a visita com o Bibliotecário e bom trabalho!

  Obs: Não se esqueça de levar no dia a máquina de retratos ou filmadora no dia e de pedir com antecedência  aos alunos que façam um desenho para dar de lembrança ao Bibliotecário no final da entrevista.   

Recursos Complementares

 Jogo on line : Jogo da Bibliotecária Lídia :  http://www.mrjogos.com.br/games-gratis-online/habilidade/biblioteca/   

 Como a explicação do jogo está escrita em inglês, aí vai a tradução das regras para o professor ensinar o jogo a seus alunos.

 Como jogar: 

 1 – Ajude a bibliotecária a encontrar os livros.

2 – O balãozinho mostra qual livro o usuário quer.

 3 – Use as setas para se locomover e a barra de espaço para pegar o livro.

 4 – Leve o livro para a caixinha Laboratório de Informática .

Avaliação

 -Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade, cumprimento de todas as atividades).       

-Será  avaliada também a participação dos alunos, levando em conta o respeito ao temperamento de cada um       

-Será  verificado se os registros foram realizados de forma adequada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.