12/01/2011
Ana Lucia Ferreira Gonçalves
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros.
- Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias
-Trabalho em grupo
-Fichas de cartolina que os alunos possam fazer e desfazer conjuntos
-Jogo on line no Laboratório de Informática
-Mímica
-Entrevista
O professor separa a turma em trios e depois inicia a aula perguntando aos alunos como eles imaginam que se arrumam/agrupam os livros numa Biblioteca .Ele ouve e conversa sobre as hipóteses apresentadas pelas crianças.
Depois , o professor distribui fichas com o nome de autores, gêneros e histórias que os alunos conheçam, pedaços de barbante e etiquetas.
Como é importante que o conteúdo dessas fichas seja significativo para os alunos,dependendo do contexto, será necessária a adaptação de algumas palavras.
Sugestão de palavras para as Fichas :
Suspense - Aventura - Terror - Folclore - Branca de Neve
- Lenda - Bruxas - Desventuras em Série - Irmãos Grimm
- Medusa - Contos de fadas- Lobisomem -Mitologia
- Harry Potter- Caixa de Pandora - Loura do Banheiro - Saci
- Folclore - Cinderela - Lenda
Depois de distribuídas as fichas com as palavras selecionadas, o professor pede que os alunos formem grupos segundo algum critério, cerquem os conjuntos com um pedaço de barbante e escrevam um título para cada etiqueta.
A seguir, o professor pede que as crianças registrem o seu trabalho .
O professor compara os resultados encontrados pelos alunos e mostra que há diferentes maneiras de classificar as palavras. Ele solicita que os alunos façam novamente o trabalho, descobrindo outras formas de classificação .A atividade continua até não se encontrar mais maneiras de formar grupos.
O professor solicita aos alunos que escrevam a conclusão do trabalho e inicia um debate sobre as dificuldades de se classificarem os livros numa biblioteca de qualquer porte, já que há várias maneiras corretas de se classificar os livros.
Jogo da Mímica: Cada personagem em seu lugar:Em qual livro eu moro?
A seguir, o professor propõe que os alunos façam a representação de um personagem para a turma descobrir em qual gênero literário ele poderia morar.
Sugestões:
Personagens : princesa ,fada ,detetive ,monstro, robô ,arqueólogo ,bruxa ,assassino, vítima, fantasma, herói ,policial ,marinheiro, piloto de avião ,rei ,ladrão ,dinossauro, leão,cientista ,mago, vampiro ,múmia, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida
Gêneros : Suspense, terror, conto de fadas, ficção científica e aventura.
Entrevista com um Bibliotecário
Peça que os alunos escrevam o que gostariam de perguntar a um bibliotecário e selecione com eles as perguntas mais interessantes , de modo que cada aluno possa fazer uma pergunta ao bibliotecário, (ao todo o número de perguntas será equivalente ao número de alunos). Sorteie a ordem dos alunos fazerem as perguntas , marque a visita com o Bibliotecário e bom trabalho!
Obs: Não se esqueça de levar no dia a máquina de retratos ou filmadora no dia e de pedir com antecedência aos alunos que façam um desenho para dar de lembrança ao Bibliotecário no final da entrevista.
Jogo on line : Jogo da Bibliotecária Lídia : http://www.mrjogos.com.br/games-gratis-online/habilidade/biblioteca/
Como a explicação do jogo está escrita em inglês, aí vai a tradução das regras para o professor ensinar o jogo a seus alunos.
Como jogar:
1 – Ajude a bibliotecária a encontrar os livros.
2 – O balãozinho mostra qual livro o usuário quer.
3 – Use as setas para se locomover e a barra de espaço para pegar o livro.
4 – Leve o livro para a caixinha Laboratório de Informática .
-Os alunos serão avaliados durante todo o processo (cooperação, respeito ao tempo da atividade, cumprimento de todas as atividades).
-Será avaliada também a participação dos alunos, levando em conta o respeito ao temperamento de cada um
-Será verificado se os registros foram realizados de forma adequada.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!