30/07/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Objetivos:
* Perceber que há duas histórias diferentes juntas.
* Identificar quais partes pertencem a uma e à outra história.
* Organizar as partes corretamente de acordo com o assunto de cada história, separando-as e estabelecendo a sequência lógica de cada uma.
* Colar as partes , reconstruindo as duas diferentes histórias.
O aluno já deverá estar sabendo ler e escrever.
ATIVIDADES
1ª etapa
a) Conversa inicial com as crianças, preparando-as para a leitura dos textos:
__ Vocês gostam de ler histórias?
__ Hoje vocês vão receber uma história diferente. Vamos ver quem descobre o segredo!
b) A professora distribuirá para os alunos o seguinte texto:
c) As crianças farão uma leitura silenciosa do texto.
d) A professora fará perguntas aos alunos para perceber se eles descobriram o segredo: duas histórias diferentes em um mesmo texto.
2ª etapa
Separando as histórias
a) A professora pedirá aos alunos que separem todos os parágrafos com lápis coloridos.
b) Depois eles recortarão todas as tiras dos parágrafos, num total de treze.
c) A professora dará duas folhas de cores diferentes para seus alunos.
d) Os alunos separarão as duas histórias. Em seguida, colarão as tirinhas dos parágrafos, montando cada história em uma das folhas. Também inventarão um título sugestivo para cada história e ilustrarão seus trabalhos que ficarão expostos no mural.
1ª história
Cecé é uma centopéia de cem pezinhos.
Um dia, ela queria ficar elegante. Então foi à loja de calçados e pediu:
__ Quero sapatos de saltos bem altos!
Cecé calçou os sapatos e saiu para passear. Mas sabe o que aconteceu?
Seus pezinhos ficaram cheios de calos!
Ela esperou para ver se melhoravam, mas nada! Eles continuaram doendo.
Então, tirou os sapatinhos e falou:
__ Se tiver que sentir dor, prefiro não ser elegante!
E continuou passeando, descalça e feliz!
2ª história
Dona Girafa tinha um pescoço grande demais. Por isso, os animais viviam zombando dela.
Certa vez, começou a faltar comida na floresta. As folhas mais baixas acabaram, só ficaram as folhas mais altas. Dona Girafa, com o seu pescoção, podia colher folhas para ela e para toda a bicharada.
Os animais pararam de rir dela. E ela se tornou a rainha da floresta.
Era a Rainha do Pescoço Comprido!
3ª etapa
Leitura dramatizada
A professora selecionará alunos para fazerem duas leituras orais, uma da história que chamaremos de A Rainha da Floresta e a outra de A Centopéia.
Ela escolherá narradores e personagens e incentivará seus alunos a lerem bem, controlando altura de voz, entonação, postura corporal.
4ª etapa
Mãos na massa
a) A professora entregará aos alunos dois textos misturados. Desta vez, serão duas poesias:
b) Os alunos trabalharão em duplas. Primeiro,farão uma leitura silenciosa do texto, para descobrirem a mistura de poesias.
c) Em seguida, separarão os versos com lápis coloridos, organizarão as poesias e colarão cada uma em uma folha. Depois, cada um ilustrará a sua poesia.
1ª poesia: A estrelinha
Vejo à noite uma estrelinha
No céu piscando, piscando.
Mamãe diz que ela, de longe,
Pisca, pisca me chamando.
Quando eu crescer
E papai me comprar um avião,
Vou te buscar, estrelinha,
Na palma da minha mão!
2ª poesia: Bruxa Caxuxa
Caxuxa é uma bruxa
Muito baixinha e feliz.
Tem uma pinta roxa
Bem na ponta do nariz!
No seu xale xadrez
Embrulhou o Pixoxó
seu peixinho voador.
Ele é o seu xodò!!!
http://picasaweb.google.com.br/reis.materialespecial/Rimas#5316589706106788050
d) A professora fará uma apresentação das poesias no palco ou à frente da classe. Organizará oito grupos de quatro alunos. Cada grupo apresentará uma poesia que poderá ser recitada por todos os membros ao mesmo tempo, ou cada membro do grupo recita uma estrofe.
Bibliografia:
* Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola: Lúcia Lins Browne Rego
* Os significados do Letramento: Ângela B. Kleiman
* Parâmetros Curriculares Nacionais
A professora, durante o desenvolvimento das atividades, avaliará se seus alunos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!