Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Separando duas histórias misturadas em um único texto: uma atividade lúdica para identificação de dois temas diferentes

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Objetivos:

     * Perceber que há duas histórias diferentes juntas.             

    * Identificar quais partes pertencem a uma e à outra história.  

    * Organizar as partes corretamente de acordo com o assunto de cada história, separando-as e estabelecendo a sequência lógica de cada uma.

    * Colar as partes , reconstruindo as duas diferentes histórias.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     O aluno já deverá estar sabendo ler e escrever.

Estratégias e recursos da aula

       ATIVIDADES

       1ª etapa

 a)    Conversa inicial com as crianças, preparando-as para a leitura dos textos:

       __ Vocês gostam de ler histórias?  

       __ Hoje vocês vão receber uma história diferente. Vamos ver quem descobre o segredo!

 b)    A professora distribuirá para os alunos o seguinte texto:  

                                             

c) As crianças farão uma leitura silenciosa do texto.

 d) A professora fará perguntas aos alunos para perceber se eles descobriram o  segredo: duas histórias diferentes em um mesmo texto.

       2ª etapa

       Separando as histórias

 a)    A professora pedirá aos alunos que separem todos os parágrafos com lápis coloridos.

b)    Depois eles recortarão todas as tiras dos parágrafos, num total de treze. 

c)    A professora dará duas folhas de cores diferentes para seus alunos.

d)    Os alunos separarão as duas histórias. Em seguida, colarão as tirinhas dos parágrafos, montando cada história em uma das folhas. Também inventarão um título sugestivo para cada história e ilustrarão seus trabalhos que ficarão expostos no mural.                   

                                                     1ª história          

       Cecé é uma centopéia de cem pezinhos.  

       Um dia, ela queria ficar elegante. Então foi à loja de calçados e pediu:  

       __ Quero sapatos de saltos bem altos!  

       Cecé calçou os sapatos e saiu para passear. Mas sabe o que aconteceu?

       Seus pezinhos ficaram cheios de calos!

       Ela esperou para ver se melhoravam, mas nada! Eles continuaram doendo.  

       Então, tirou os sapatinhos e falou:

       __ Se tiver que sentir dor, prefiro não ser elegante!

       E continuou passeando, descalça e feliz!                    

                                                         2ª história   

       Dona Girafa tinha um pescoço grande demais. Por isso, os animais viviam zombando dela.   

       Certa vez, começou a faltar comida na floresta. As folhas mais baixas acabaram, só ficaram as folhas mais altas.        Dona Girafa, com o seu pescoção, podia colher folhas para ela e para toda a bicharada.

       Os animais pararam de rir dela. E ela se tornou a rainha da floresta.

       Era a Rainha do Pescoço Comprido!   

      

       3ª etapa

       Leitura dramatizada  

       A professora selecionará alunos para fazerem duas leituras orais, uma da história que chamaremos de A Rainha da Floresta e a outra de A Centopéia.

      Ela escolherá narradores e personagens e incentivará seus alunos a lerem bem, controlando altura de voz, entonação, postura corporal.

        4ª etapa

        Mãos na massa

a) A professora entregará aos alunos dois textos misturados. Desta vez, serão duas poesias:

                                              

b) Os alunos trabalharão em duplas. Primeiro,farão uma leitura silenciosa do texto, para descobrirem a mistura de poesias.

c) Em seguida,  separarão os versos com lápis coloridos, organizarão as poesias e colarão cada uma em uma folha. Depois, cada um ilustrará a sua poesia.

                             

                                                     1ª poesia: A estrelinha 

      Vejo à noite uma estrelinha

      No céu piscando, piscando.

      Mamãe diz que ela, de longe,

      Pisca, pisca me chamando.

      Quando eu crescer

      E papai me comprar um avião,

      Vou te buscar, estrelinha,

      Na palma da minha mão!

                                                        2ª  poesia: Bruxa Caxuxa

     Caxuxa é uma bruxa

     Muito baixinha e feliz.

     Tem uma pinta roxa

     Bem na ponta do nariz!

  

      No seu xale xadrez

      Embrulhou o Pixoxó

      seu peixinho voador.

      Ele é o seu xodò!!!

              http://picasaweb.google.com.br/reis.materialespecial/Rimas#5316589706106788050  

      

d) A professora fará uma apresentação das poesias no palco ou à frente da classe. Organizará oito grupos de quatro alunos. Cada grupo apresentará  uma poesia que poderá ser recitada por todos os membros ao mesmo tempo, ou cada membro do grupo recita uma estrofe.

  

Recursos Complementares

      Bibliografia:

*  Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola: Lúcia Lins Browne Rego

* Os significados do Letramento: Ângela B. Kleiman

* Parâmetros Curriculares Nacionais

Avaliação

      A professora, durante o desenvolvimento das atividades, avaliará se seus alunos:

  • Identificaram a presença de duas histórias com enredos diferentes em um mesmo texto.
  • Souberam identificar os parágrafos de cada história.
  • Organizaram os parágrafos das histórias em uma sequência lógica.
  • Desenvolveram um trabalho cooperativo na sua dupla.
  • Leram com fluência, entonação, postura e altura de voz adequadas na apresentação oral.
  • Realizaram as atividades com entusiasmo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.