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Yôga para baixinhos

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e história do Yôga bem como seu surgimento no Brasil.

- Aprender e experimentar os benefícios que essa prática milenar pode proporcionar a seus praticantes.

- Aprender a coordenar diferentes movimentos, trabalhando equilíbrio e força sem desconforto e exaustão.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 10 a 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo o Yôga

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início a essa aula sobre Yôga o(a) professor(a) poderá oferecer às crianças a oportunidade de conhecer um pouco da origem e história dessa prática milenar oriunda da Índia, bem como conhecer alguns movimentos do Yôga através de vídeos disponíveis na internet.   

Sugestão de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=56NTVwPGlyM (acessado em 05/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=Na6fcaW416Q&feature=related (acessado em 05/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=Hu9Sq1RvuoA (acessado em 05/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=aiYW37Kb8x4&feature=related (acessado em 05/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=bZyUVQOD7Pg&feature=channel (acessado em 05/05/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=aMyDs6jth5s (acessado em 05/05/2010)    

Atividade 2 – Posições básicas parte 1

Duração: 20 minutos

Material: colchões

Local: quadra, pátio ou sala bem espaçosa e arejada             

Para dar início às posições básicas do Yôga o(a) professor(a) deverá instruir às crianças a realizar cada movimento com lentidão e cautela, pois os movimentos não devem gerar dor ou exaustão por parte do praticante. Deve-se ter atenção também à respiração, que deve ser realizada corretamente, com inspirações e expirações longas.              

Na posição ereta as crianças farão um alongamento do músculos do pescoço virando a cabeça para um lado e depois para o outro com o auxílio das mãos (Figura 1 - 1). Em seguida, farão um alongamento das laterais do corpo estendendo os braços acima da cabeça, ficando na ponta dos pés (Figura 1 - 2). Na seqüência do movimento as crianças inclinarão levemente o tronco para um lado com os braços estendidos e as pernas afastadas (Figura 1 - 3) e posteriormente tentarão inclinar um pouco mais como se fossem alcançar um dos joelhos (Figura 1 - 4). Esse movimento de ser realizado para os dois lados. O movimento seguinte consiste em levantar uma das pernas flexionadas em direção ao abdômen segurando-a com as duas mãos na altura do joelho (Figura 1 - 5) e na seqüência tentará apoiar o dorso do pé na coxa oposta (Figura 1 - 6). Esse movimento também pode ser realizado com ambas as pernas alternadamente. Para finalizar a primeira parte dos movimentos, as crianças apoiarão os pés e as mãos no chão e tentarão estender as pernas e o tronco (Figura 1 - 7). Na seqüência, ficarão na posição de quatro apoios (Figura 1 - 8) e realizarão movimentos de contração (Figura 1 - 9) e relaxamento do abdômen. Na contração as crianças deverão inspirar e no relaxamento expirar lentamente.      

Atividade 3 - Posições básicas parte 2

Duração: 20 minutos

Material: colchões

Local: quadra, pátio ou sala bem espaçosa e arejada             

Dando continuidade à atividade anterior, a partir da posição de quatro apoios as crianças aproximarão o quadril do solo e inclinarão a cabeça para trás, fazendo um alongamento da região anterior do corpo (Figura 1 - 10). Na seqüência o(a) professor(a) pedirá às crianças para tentar elevar as pernas alternadamente em direção à cabeça (Figura 1 - 11). Esse movimento, por exigir certo grau de flexibilidade, pode ser de difícil execução para algumas crianças. Nesse caso é importante o(a) professor(a) reforçar a orientação de não forçar os movimentos e ir até o limite de cada um. Em seguida, as crianças irão se assentar e fazer o movimento contrário ao anterior, inclinando o tronco pra frente em direção aos pés (Figura 1 - 12). Depois as crianças deitarão e tentarão elevar e estender o tronco com os pés para o alto, fazendo uma base com as mãos apoiadas nas costas (Figura 1 - 13). O(a) professor(a) poderá auxiliar individualmente as crianças que apresentarem de dificuldade de equilíbrio nessa posição. Na seqüência as crianças tentarão levar os pés em direção ao solo flexionando e enrolando o tronco (Figura 1 - 14). Deitadas no chão em decúbito dorsal (de costas) o(a) professor(a) pedirá para as crianças apoiar os pés e as mãos no solo para em seguida tentar elevar o tronco realizando o movimento conhecido como “ponte” (Figura 1 - 15). Na seqüência, as crianças farão um movimento contrário ao anterior, ajoelhando-se no solo, flexionando o tronco e estendendo os braços ao lado das pernas (Figura 1 - 16). Ao final, as crianças irão se assentar, estender uma de suas pernas e flexionar a outra apoiando a sola do pé na coxa da perna estendida (Figura 1 - 17). Esse movimento deve ser repetido com a outra perna e pode ser acrescentado de uma flexão do tronco.

Atividade 4 - Equilíbrio com as mãos

Duração: 15 minutos

Material: colchão

Local: quadra, pátio ou sala bem espaçosa e arejada             

As atividades 4 e 5 são desafios de equilíbrio que o(a) professor(a) poderá propor para as crianças. Essas atividades poderão ser realizadas em duplas para que um(a) colega possa ajudar o(a) outra(a).             

A atividade 4 consiste em um movimento de equilíbrio, onde as crianças apoiarão ambas as mãos no solo e, na posição de “sapinho” com o tronco encolhido, tentarão tirar os pés do chão para permanecer equilibrados apenas com as mãos (Figura 3).   

Figura 3 – Equilíbrio com as mãos

Fonte - http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/04/23/article-1172810-049D090F000005DC-820_634x423_popup.jpg (acessado em 05/05/2010) 

Atividade 5 - Equilíbrio com a cabeça

Duração: 15 minutos

Material: colchão

Local: quadra, pátio ou sala bem espaçosa e arejada             

Após a tentativa de realizar o equilíbrio com as mãos as crianças poderão tentar realizar o movimento de equilíbrio com as mãos e a cabeça (Figura 4). Esse movimento pode ser realizado com a ajuda de um(a) colega ou do(a) professor(a) para auxiliar no equilíbrio. 

Figura 4 – Equilíbrio com a cabeça

Fonte - http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/04/23/article-1172810-049D0B78000005DC-292_634x806.jpg (acessado em 05/05/2010) 

Atividade 6 – Posição de Meia Lótus

Duração: 10 minutos

Material: colchões

Local: quadra, pátio ou sala bem espaçosa e arejada               

Para finalizar esta aula sobre Yôga o(a) professor(a) poderá propor um exercício de meditação. Sentadas na posição de meia lótus as crianças fecharão os olhos e farão uma respiração lenta e profunda. Para auxiliar esse momento de introspecção o(a) professor(a) poderá colocar uma música bem tranqüila em um volume baixo.  

Figura 5 – Meia Lótus

Fonte - http://br.syvum.com/iosundry/fun/yoga/yoga_pose_half_lotus_ardha_padmasana.jpg (acessado em 05/05/2010) 

Recursos Complementares

Para acrescentar as informações oferecidas pelos vídeos demonstrados na atividade 1, o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário sobre a origem e história do Yôga, bem como seu surgimento no Brasil, através de textos disponíveis em sites da internet.   

Sugestão de textos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga (acessado em 05/05/2010) 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ioga (acessado em 20/05/2010)    

http://www.uni-yoga.org.br/uniyoga.php (acessado em 05/05/2010) 

Avaliação

No final da aula o(a) professor(a) pedirá às crianças que demonstrem e ensinem alguns dos movimentos aprendidos aos pais e peçam para que eles também tentem executar alguns movimentos. Os pais, por sua vez, deverão escrever para o(a) professor(a) um breve comentário sobre os movimentos aprendidos pelos filhos, a experiência de tentar realizar algumas posições da Yôga ensinadas a eles pelas crianças e suas impressões sobre o tema desta aula.  

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