Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alongue-se

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar os benefícios da prática do alongamento para o organismo.
  • Conhecer formas de alongamento.
  • Despertar o interesse pelo alongamento.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema muscular
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Muitos de nós passamos horas sentados em frente ao computador, videogame, televisão... Infelizmente o mundo está ficando mecanizado.

Para que nosso corpo e mente sintam-se cada vez melhores deveríamos associar algo mais a essas horas que passamos sentados – o alongamento.

Quem ao se levantar depois de uma boa noite de sono nunca se espreguiçou com muita vontade e sentiu-se relaxado?

Apresente aos alunos algumas imagens:

NADINEDUBAL.COM.BR: http://www.nadinedubal.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/Espregui%C3%A7ando.jpg Acesso em: 13/05/2010. 

UOL.COM.BR: http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/128566_Papel-de-Parede-Se-espreguicando_1440x900.jpg Acesso em 13/05/2010. 

ABRIL.COM.BR: http://claudia.abril.com.br/images/materias/mulher_feliz.jpg Acesso em 13/05/2010. 

Leve seus alunos a refletirem um pouco através das imagens apresentadas:

  • Qual a mensagem que cada imagem passa?
  • Qual é a expressão facial de cada pessoa?
  • Podemos associar o ato de espreguiçar com felicidade? Por quê?
  • Se realizarmos um bom alongamento diariamente será que poderemos ser mais felizes? Por quê?

Problematização

Assista com seus alunos o vídeo a seguir:

YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=kvU3dDLS0SM&feature=related Acesso em: 13/05/2010.

Vídeo produzido pela empresa Wellness de Ginástica Laboral com 2 minutos de duração, onde mostra a importância da prática do alongamento citando também alguns dos muitos benefícios trazidos para a saúde.

Após assistir ao vídeo lance aos alunos as seguintes questões:

  • Por que não fazer um pouco de esforço e tornar o alongamento parte da nossa rotina?
  • Consegue perceber quantos benefícios esta atividade trará para nossa saúde?

INSTRUMENTALIZAÇÃO  

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico.

É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. É preciso fazer uma segunda série de alongamento  no final de todas as atividades realizadas, os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo.  

Aula de anatomia [Visões do esporte] 

PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR: http:portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18371 Acesso em: 13/05/2010. O recurso enfoca a importância dos músculos para o esporte. 

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

O que você entende quando ouve a frase: "A coisa mais digna que se ocupa o homem é a forma humana".

O que seria de cada um se não fossem os músculos?

Por que, não cuidar dessa estrutura maravilhosa que possuímos?

Como podemos considerar um bom funcionamento de nossa musculatura sem um bom alongamento diário?

Como alongar?

Por que Alongar?

ATIVIDADE 1

  • Realize juntamente com seus alunos alguns exercícios de alongamento para partes específicas do corpo.

ZIP.NET: http://jc.pituba.zip.net/images/alongamento01.jpg Acesso em: 13/05/2010. 

BLOGSPOT.COM: http://2.bp.blogspot.com/_qNkTsVO4XoY/SZ8OZmoiXzI/AAAAAAAAAP0/fEZnadiex4k/s320/alongamento5.jpg Acesso em: 13/05/2010. 

Converse com seus alunos sobre as sensações:

Quais sensações tiveram no momento em que realizaram os movimentos? 

O que fazer para saber lidar melhor com cada uma das sensações?

Peça para que cada aluno demonstre um movimento que pode ser usado para o alongamento.

Lembre-se neste momento todos deverão dar sua contribuição, mesmo que o movimento já tenha sido realizado, incentive o uso da imaginação, peça para que inventem, diversifiquem as possibilidades, usem o corpo.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV.

Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.  

ATIVIDADE 2  

Divida a turma em dois grupos, cada um ficará responsável em realizar pesquisa sobre um tipo de alongamento e posteriormente realizar atividade prática com toda a turma. A pesquisa poderá ser divulgada em Blog, supervisionado pelo professor, onde os alunos produzem um relatório com todas as informações possíveis sobre cada tipo de alongamemto (sub divisões, benefícios, quando, onde e como podem ser utilizados, etc.), se existir a possibilidade os alunos podem inserir o documento no Blog com acompanhamento em tutorial, após orientações do professor.

Para criar Blog e Tutorial acesse:

BLOGGER.COM: http://www.blogger.com Acesso em 18/05/2010. 

DOCSTOC.COM: http://www.docstoc.com/docs/1438776/Tutorial-do-Blogger Acesso em 18/05/2010. 

Grupo 1: Alongamento Geral  

Grupo 2: Alongamento Específico

Direcione a pesquisa oriente os alunos a pesquisarem em:  

ALONGAMENTOS.COM: http://www.alongamentos.com/tipo-de-alongamento.htm Acesso em: 13/05/2010. 

ALONGAMENTOS.COM: http://www.alongamentos.com/alongamentos-basicos.html Acesso em: 13/05/2010. 

ALONGAMENTOS.COM: http://www.alongamentos.com/alongamento-muscular.htm Acesso em: 13/05/2010. 

ALONGAMENTOS.COM: http://www.alongamentos.com/tecnica-de-alongamento.htm Acesso em: 13/05/2010. 

Professor lembre que com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.  

CATARSE

ATIVIDADE 3

Oriente seus alunos para que em casa conversem com seus familiares sobre a prática do alongamento:

  • Quantos conhecem e sabem como funcionam os alongamentos?
  • Alguém já realizou algum tipo de alongamento?
  • Como e de quem receberam as orientações?
  • Conhecem algum benefício trazido ao organismo pela prática do alongamento?
  • Para os que já praticam, quantas vezes por semana realizam a atividade? Por quê?
  • Para os que não praticam, o que acham de tornar essa atividade um hábito?

Após pesquisa realizada pelos alunos converse com a turma sobre o que cada um trouxe de casa. Será que a falta de informação pode ser considerada uma das causas para que as pessoas não pratiquem exercícios de alongamento.

Neste momento incentive seus alunos a tornarem o alongamento um hábito e oriente para que façam isso juntamente com seus familiares.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Ouça seu corpo e torne a ato de alongar-se parte do seu dia a dia, incentive seus familiares a praticar também.

Cada aluno deverá realizar uma lista considerando as diversas ações do seu dia-a-dia e indicar, quando e em que momento poderia entrar o alongamento.

Este será um novo compromisso que cada um deverá assumir, realizar alongamento nos momentos propícios da sua rotina.

Sabemos que o alongamento pode ser feito em qualquer lugar e por pessoas em qualquer idade, aproveite enquanto está em frente ao computador, TV ou quando não estiver fazendo nada de interessante e alongue-se, alongue-se muito você não irá se arrepender e seu corpo irá agradecer.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aula de anatomia [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

FAACUNESP.BR: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm Acesso em: 13/05/2010. Artigo voltado sobre a importância do alongamento. 

Avaliação
  • Através das atividades práticas, pelo desempenho e interesse na realização de cada uma.
  • Pela desenvoltura no momento da apresentação do trabalho e pela responsabilidade demonstrada com o grupo.
  • Observando-se a formação de novos conceitos formados através da teoria trabalhada e novos conhecimentos na realização prática das atividades.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.