Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física - uma necessidade para a saúde

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a classificação de atividade física.
  • Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Definição ou conceito de atividade física.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

UOL.COM.BR: http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/img/756739_not_fot.jpg Acesso em: 14/04/2010. 

WORDPRESS.COM: http://inforgospel.files.wordpress.com/2009/10/subindo-escada.jpg Acesso em: 14/05/2010.

 

BLOGSPOT.COM: http://4.bp.blogspot.com/_V-2IR_IXlx4/ScgocRL4UgI/AAAAAAAAABs/bQHbshx2fJM/s400/criancas+correndo.jpg Acesso em: 14/05/2010.

Observando as imagens, leve os alunos a identificarem:  

O que essas imagens têm em comum?

O que é possível perceber em todas elas?

Todas elas representam atividade física? Por quê?

Será que nossas atividades rotineiras podem ser consideradas atividade física? Por quê?   

Por várias vezes ouvimos dizer que a prática da atividade física faz bem para a saúde, mas todos sabem o que realmente é atividade física?

Todos os movimentos humanos, desde caminhar, correr, saltar, tomar banho, entre outras coisas rotineiras podem ser considerados como atividade física?

PROBLEMATIZAÇÃO

Você consegue responder por que praticar atividade física é importante?  

Consegue citar quais os benefícios que são possíveis alcançar quando praticamos atividade física em relação a quem não pratica?

IMAGESHACK.US: http://img80.imageshack.us/img80/7610/doente9av.jpg Acesso em: 14/05/2010.

TERRA.COM: http://imagem05.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/4569690/o-que-faz-uma-pessoa-feliz-4569690-1346.jpg Acesso em: 14/05/2010.

WORDPRESS.COM: http://dialogospoliticos.files.wordpress.com/2008/12/felicidade.jpg Acesso em: 14/05/2010.

Após observarem as imagens peça para que os alunos reflitam:

O que cada uma delas nos mostra?

Quais as principais diferenças encontradas nas imagens?

Qual a principal impressão que cada imagem consegue passar ao ser observada?

Qual a relação delas com a atividade física?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Sabemos que a prática da atividade física era uma ação que já ocorria na pré-história, com os homens das cavernas.

Para conseguir comida tinham que caminhar horas, caçavam, pescavam e muitas vezes lutavam para se defender, hoje a vida ficou mais prática: temos carro, computador e outras invenções que facilitam nossa vida. Pena que com isso, acabamos nos movimentando bem menos, o que pode trazer uma série de problemas para a saúde.

Apresente aos alunos o vídeo a seguir:

O vídeo fala sobre os benefícios da prática da atividade física para crianças.

YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=bwxH-rgNkh0 Acesso em: 14/05/2010. 

Converse com seus alunos o que foi visto até aqui:   

Questione sobre o que cada um já consegue assimilar sobre atividade física.   

ATIVIDADE 1   

Peça para que em casa os alunos conversem com um adulto e realize anotações no caderno.    

Como foi sua infância, como brincava?    

Como era realizado o trabalho doméstico naquela época?      

E a produção de alimento?                

Em sala converse sobre a pesquisa realizada.   

Oriente para que os alunos realizem comparação com os brinquedos e brincadeiras de antigamente e da atualidade.   

Após a discussão peça para que façam no próprio caderno um desenho que represente como era a vida das pessoas antigamente e como está hoje.

O desenho deve identificar as diferenças entre: locomoção - que transportes os antigos utilizavam, limpeza doméstica - diferenças nos utensílios da casa - brincadeiras e brinquedos, etc...               

Questione:

Quando está em casa quem e como realiza as atividades domésticas?

Como é lavada e passada a roupa? E a louça?

Para limpar a casa usa apenas vassoura ou tem auxílio do aspirador de pó? Para fazer um bolo?     

Use este momento para comparar e mostrar aos alunos que antigamente as coisas eram mais difíceis, mas as pessoas realizavam mais atividades do que hoje em dia.

Fale sobre as imensas possibilidades dos utensílios domésticos (batedeira, liquidificador, máquina de lavar roupa e louça, máquina de fazer pão, aspirador de pó, não esqueça de falar do controle remoto, pois ao nos acomodarmos em frente a TV apenas movimentando o dedo para mudar de canal estamos deixando de queimar calorias ao invés  de nos levantarmos para fazê-lo.   

Use estes apontamentos iniciais para incentivar a reflexão sobre a necessidade do combate ao sedentarismo, desde a mais tenra idade.   

A atividade física é importante em todas as fases da vida, desde a infância até as idades mais avançadas.

ATIVIDADE 2   

Atividades de Andar e Correr

Andar pelo espaço interno da escola, ultrapassando diferentes obstáculos como: bancos, subindo e descendo escadas, alambrados, etc.

O aluno deverá andar e depois correr, desviando os obstáculos.

Deverão ficar livres.

O professor será o pegador. Dado um sinal, que poderá ser do apito, os alunos correrão, procurando encostar-se à parede. Aquele que for pego ajudará o professor na captura de outros alunos.

Os alunos continuarão dispersos, só que num espaço delimitado.

O professor continua sendo o pegador. Ao sinal, os outros irão caminhar ou correr, podendo livrar-se da captura, deitando de barriga no chão.

O professor reunirá os alunos no centro da quadra e pedirá para que eles toquem em objetos próximos e distantes.   

Após a realização das atividades propostas converse com seus alunos sobre as dificuldades que cada um encontrou, questione se seria diferente se o estilo de vida levado por cada um fosse diferente se as atividades poderiam ser realizadas de maneira diferenciada, por exemplo com mais habilidade por parte de alguns?

Vida legal [Esporte na escola] 

PORTALDOPROFESSOR: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474 Acesso em: 13/05/2010. 

O principal objetivo deste recurso é mostrar as contribuições que a prática esportiva pode trazer para melhorar a vida das pessoas.   

ROTEIRO DE DISCUSSÃO   

Através de que a prática da atividade física pode interferir em nossa saúde?

Como podemos observar os benefícios que a prática da atividade física traz para nossa saúde?

Por que tornar a atividade física como parte integrante do nosso dia a dia?   

Após conversar com os alunos realize a atividade da serpente proposta no vídeo.

CATARSE

 ATIVIDADE 3   

Realize atividade de pesquisa e publicação.   

Os alunos em grupo deverão pesquisar as várias formas de atividades físicas (corrida, nadar, andar de bicicleta, caminhada, etc).   

Os alunos deverão pesquisar qual a importância dessa atividade ao corpo humano, para a saúde, como ela pode acontecer na prática - quantas vezes por semana pode fazer, quais as formas, quanto tempo, etc.   

Os alunos deverão trazer o trabalho impresso (por escrito) mas também publicar em uma wiki do grupo, por exemplo, colocando imagens da atividade, vídeos, textos, matérias, modos de se fazer a atividade.

Saiba mais como fazer um tutorial acessando: http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki  Acesso em: 14/05/2010.

A promoção da atividade física entre as crianças, jovens, adultos e idosos, é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde e consequentemente a qualidade de vida.   

ATIVIDADE 4   

Atividades de andar, correr e rastejar   

O professor marcará no chão diversas linhas.

Brincar de pega-pega correndo sobre as linhas demarcadas.

Espalhar diversos objetos pelo chão. Andar, correr e saltar por entre eles.   

Utilizando bancos:   

Correr livremente entre eles e, quando o professor falar o nome de uma parte do corpo, tocar o banco com a parte falada;

Colocar o pé direito sobre o banco e o esquerdo no chão. Deslocar-se dessa forma e depois inverter a posição dos pés;

Apoiar os pés no banco e as mãos no chão deslocando-se lateralmente;

Apoiar as mãos sobre o banco e, com os pés no chão, lançar as pernas para um lado, depois para o outro.

Utilizando-se as mãos, rastejar sobre os bancos;

Deitar-se de costas no banco e locomover-se com ajuda das pernas.   

Converse com os alunos sobre as maiores dificuldades encontradas para realizarem as atividades, peça sugestões de como acreditam que poderiam ser as atividades para que pudessem ter melhor desempenho.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Todos sabem que para melhorar nossa qualidade de vida devemos cuidar do nosso corpo, por isso tente tornar um hábito diário ou semanal a prática da atividade física, com esta prática com certeza você conseguirá ser uma pessoa melhor e muito mais saudável.

Neste momento cada aluno poderá indicar qual atividade física mais gosta de fazer, e como esta pode estar relacionada em seu dia-a-dia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

SAUDEEMMOVIMENTO.COM.BR: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=640 Acesso em: 14/05/2010. 

SITEMEDICO.COM.BR: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=341 Acesso em: 14/05/2010. 

Avaliação
  • Através da participação nas atividades práticas propostas.
  • Pelo interesse e esforço em realizar as atividades
  • Pela participação e companheirismo na atividade em grupo.
  • Através da produção de desenho comparativo da vida atual e de antigamente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.