30/07/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Objetivos:
* Tornar-se um escritor proficiente, através da observação, comparação, reflexão e correção dos“erros”.
* Compreender melhor os mecanismos e recursos da língua escrita.
Os alunos já deverão ter os seguintes conhecimentos prévios:
* Pontuação: ponto final, de interrogação, de exclamação.
* Letras maiúsculas e minúsculas.
* O uso dos parágrafos e travessões.
* A escrita ortográfica.
* Palavras desnecessárias na frase.
1ª etapa
Situação de produção de textos
a) Distribuição aos alunos da seguinte história em sequência:
b) Solicitar que eles observem tudo o que está acontecendo em cada quadrinho.
c) Oralmente, ir fazendo com os alunos uma história compartilhada, oportunizando a participação de todos.
d) Distribuir folhas de rascunho para cada aluno e sugerir:
__ Quero que vocês façam uma linda história à vista dessas gravuras. Lembrem-se de tudo o que temos aprendido nas nossas aulas de Língua Portuguesa:
· Iniciar o texto com expressões próprias das narrativas “Era uma vez”, “Um belo dia” ou outras.
· Ir narrando a história de acordo com a sequência dos fatos.
· Criar um final para a história.
· Inventar um título sugestivo.
· Usar parágrafos e travessões nas falas.
· Usar letras maiúsculas nos nomes próprios, no início das frases e depois dos pontos finais.
· Inventar um título bem interessante para a sua história.
( A professora irá recordando essas regras com os alunos, para que eles tenham oportunidade de incorporá-las.)
e) Terminada a criação das histórias, a professora fará a correção de todas, usando os sinais da legenda:
f) A professora escolherá um texto para mostrar aos alunos esta nova forma de correção:
(Vítor – 2º ano B)
g) A professora dirá aos alunos que, a partir desta aula, passarão a ter um código para a correção das redações criadas por eles. Ela apresentará a legenda no retroprojetor e explicará o que vão representar os símbolos.
h) Em seguida, ela colará um cartaz com a legenda no quadro, para que os alunos o continuem visualizando.
i) Agora, a professora apresentará a redação escolhida no retroprojetor sem identificar o autor, para evitar constrangê-lo.
j) A professora irá orientando a observação dos alunos para os desvios cometidos na produção do texto, levando-os a refletirem sobre os mesmos e a proporem correções conscientes.
Durante o processo, a professora irá colocando na transparência os sinais combinados na legenda, incentivando sempre a participação efetiva de todos.
l) Terminada a correção com a inserção dos símbolos da legenda, os alunos copiarão o texto já corrigido nos seus cadernos.
A professora dará para eles uma cópia da legenda, para que possam consultá-la quando for necessário.
2ª etapa
Autocorreção, utilizando a legenda
a) A professora criará uma outra situação de produção de texto, que poderá ser a reprodução escrita de uma história ouvida. Por exemplo, O Patinho Feio.
b) Os alunos ouvirão a história no CD.
c) Depois, a professora irá recordando com eles oralmente a sequência de fatos da história..
d) A seguir, os alunos recontarão a história, por escrito, em folhas de papel ofício.
e) A professora fará a correção dos textos, utilizando os símbolos da legenda e devolverá os trabalhos às crianças .
f) Os alunos irão analisando os desvios da língua-padrão, assinalados com os símbolos da legenda.
g) Os alunos farão a correção dos erros, apagando-os e substituindo-os por opções corretas.
h) As produções de texto, depois de corrigidas pelos alunos, serão ilustradas pelos seus autores e expostas no mural, para que todos possam apreciar os trabalhos dos colegas.
À medida que os alunos forem incorporando os símbolos da legenda de correção, a professora poderá ir inserindo outros diferentes, combinados com eles, de maneira que mais dificuldades da escrita sejam contempladas.
Por exemplo: concordância verbal, concordância nominal, refazer frases ou parágrafos, parágrafo desnecessário, palavra repetida.
É importante que um cartaz contendo a legenda fique sempre exposto à vista dos alunos, para que eles possam recorrer a ele sempre que for necessário.
A professora poderá, também, distribuir aos alunos uma cópia da legenda para que eles colem em seus cadernos.
A professora fará uma avaliação processual e observará se seus alunos estão identificando os desvios de escrita nos próprios textos e em textos de outros autores, se estão estabelecendo um diálogo professor/autor via símbolos da legenda de correção, se estão crescendo enquanto escritores.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2010
Quatro estrelasMuito apropriada e simples essa metodologia de correção de textos.