Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Autocorreção de textos escritos: o uso da legenda como forma de diálogo entre o escritor (aluno) e o revisor (professor)

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Objetivos: 

     * Tornar-se um escritor proficiente, através da observação,  comparação, reflexão e correção dos“erros”.  

     * Compreender melhor os mecanismos e recursos da língua escrita.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos já deverão ter os seguintes conhecimentos prévios:

      * Pontuação: ponto final, de interrogação, de exclamação.

      * Letras maiúsculas e minúsculas.

      * O uso dos parágrafos e travessões.

      * A escrita ortográfica.

      * Palavras desnecessárias na frase.

Estratégias e recursos da aula

      1ª etapa

      Situação de produção de textos

  a) Distribuição aos alunos da seguinte história em sequência:  

     

   b)    Solicitar que eles observem tudo o que está acontecendo em cada quadrinho.

   c)    Oralmente, ir fazendo com os alunos uma história compartilhada, oportunizando a participação de todos.

   d)    Distribuir folhas de rascunho para cada aluno e sugerir:

        __ Quero que vocês façam uma linda história à vista dessas gravuras. Lembrem-se de tudo o que temos aprendido nas nossas aulas de Língua Portuguesa:

 ·        Iniciar o texto com expressões próprias das narrativas “Era uma vez”, “Um belo dia” ou outras.

 ·        Ir narrando a história de acordo com a sequência dos fatos.

 ·        Criar um final  para a história.

 ·        Inventar um título sugestivo.

 ·        Usar parágrafos e travessões nas falas.

·        Usar letras maiúsculas nos nomes próprios, no início das frases e depois dos pontos finais.

 ·        Inventar um título bem interessante para a sua história.       

         ( A professora irá recordando essas regras com os alunos, para que eles tenham oportunidade de incorporá-las.)

 e)   Terminada a criação das histórias, a professora fará a correção de todas, usando os sinais da legenda:   

   

 f)    A professora escolherá um texto para mostrar aos alunos esta nova forma de correção:                                              

                                         

                             (Vítor – 2º ano B)

 g) A professora dirá aos alunos que, a partir desta aula, passarão a ter um código para a correção das redações criadas por eles. Ela apresentará a legenda no retroprojetor e explicará o que vão representar  os símbolos.

 h) Em seguida, ela colará um cartaz com a legenda no quadro, para que os alunos o continuem visualizando.

 i) Agora, a professora apresentará a redação escolhida no retroprojetor sem identificar o autor, para evitar constrangê-lo.

 j) A professora irá orientando a observação dos alunos para os desvios cometidos na produção do texto, levando-os a refletirem sobre os mesmos e a proporem correções conscientes.

    Durante o processo, a professora irá colocando na transparência os sinais combinados na legenda, incentivando sempre a participação efetiva de todos.

 l) Terminada a correção com a inserção dos símbolos da legenda, os alunos copiarão o texto já corrigido nos seus cadernos.

   A professora dará para eles uma cópia da legenda, para que possam consultá-la quando for necessário.  

    2ª etapa

    Autocorreção, utilizando a legenda

a)    A professora criará uma outra situação de produção de texto, que poderá ser a reprodução escrita de uma história ouvida. Por exemplo, O Patinho Feio.

 b)   Os alunos ouvirão a história no CD.

c)    Depois, a professora irá recordando com eles oralmente a sequência de fatos da história..

d)    A seguir, os alunos recontarão a história, por escrito, em folhas de papel ofício.

e)    A professora fará a correção dos textos, utilizando os símbolos da legenda e devolverá os trabalhos às crianças . 

f)    Os alunos irão analisando os desvios da língua-padrão, assinalados com os símbolos da legenda. 

g)    Os alunos farão a correção dos erros, apagando-os e substituindo-os por opções corretas.

h)    As produções de texto, depois de corrigidas pelos alunos, serão ilustradas pelos seus autores e expostas no mural, para que todos possam apreciar os trabalhos dos colegas.  

Recursos Complementares

      À medida que os alunos forem incorporando os símbolos da legenda de correção, a professora poderá ir inserindo outros diferentes, combinados com eles, de maneira que mais dificuldades da escrita sejam contempladas.

      Por exemplo: concordância verbal, concordância nominal, refazer frases ou parágrafos, parágrafo desnecessário, palavra repetida.

      É importante que um cartaz contendo a legenda fique sempre exposto à vista dos alunos, para que eles possam recorrer a ele sempre que for necessário.

      A professora poderá, também, distribuir aos alunos uma cópia da legenda para que eles colem em seus cadernos.

Avaliação

      A professora fará uma avaliação processual e observará se seus alunos estão identificando os desvios de escrita nos próprios textos e em textos de outros autores, se estão estabelecendo um diálogo professor/autor via símbolos da legenda de correção, se estão crescendo enquanto escritores.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.