19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem e o surgimento da escalada enquanto esporte e a popularização dessa prática pelo mundo.
- Aprender alguns movimentos básicos da escalada através de atividades simples e lúdicas.
- Aprender a explorar de diversas formas o espaço físico da escola.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos de equilíbrio e força da escalada.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Não olhe pra baixo!
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início a esta aula sobre Escalada, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que falem sobre a origem e história dessa prática, bem como demonstrar alguns atletas praticando esse esporte.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=lFi5RXRhAIk (acessado em 04/05/2010)
http://www.companhiadaescalada.com.br/filmesefotos/filmes/italianos.htm (acessado em 04/05/2010)
http://www.companhiadaescalada.com.br/filmesefotos/filmes/indian.htm (acessado em 04/05/2010)
http://www.companhiadaescalada.com.br/filmesefotos/filmes/franco-brasileira.htm (acessado em 04/05/2010)
http://www.companhiadaescalada.com.br/filmesefotos/filmes/patagonia.htm (acessado em 04/05/2010)
Atividade 2 – Escalando o escorregador
Duração: 15 minutos
Material: escorregador ou brinquedo similar
Local: parquinho da escola
A atividade inicial consistirá em uma brincadeira muito comum nas escolas infantis e em alguns casos até proibidas pelos(as) professores(as); a escalada do escorregador (Figura 1). Para desmistificar essa brincadeira e legitimar sua presença na aula de Educação Física é importante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para importância de se executá-la com atenção e cautela. As crianças tentarão subir o escorregador do parquinho; uma de cada vez. O(a) professor(a) deverá acompanhar as crianças de perto e a ajudá-las se necessário. Quando chegar no topo do brinquedo as crianças escorregam novamente até o chão.
Sugestão de variação
O(a) professor(a) pode amarrar uma corda no topo do escorregador para que as crianças escalem o brinquedo segurando pela corda.
Figura 1 – Escalando o escorregador
Fonte - http://tresmosqueteiros.files.wordpress.com/2009/10/cimg0555.jpg (acessado em 05/04/2010)
Atividade 3 – Agarrando-se no brinquedo
Duração: 15 minutos
Material: brinquedo de ferro de escalada
Local: parquinho da escola
Dando seqüência a atividade anterior, o(a) professor(a) levará as criança a outro brinquedo muito comum nos parquinhos das escolas; a escada horizontal (Figura 2). Cada criança deve tentar atravessar o brinquedo sem colocar os pés no chão. Se o brinquedo for muito longo ou alto o(a) professor(a) deverá ajudar as crianças atravessá-lo para evitar acidentes.
Sugestão de variação:
As crianças podem tentar atravessar o brinquedo engatinhando pela parte superior do mesmo. No entanto, é importante que o(a) professor(a) redobre a atenção, pois esta maneira exigi maior destreza e atenção das crianças.
Figura 2 – Escalando o brinquedo
Fonte -http://www.fotosearch.com.br/IGS881/is364-020/ (acessado em 05/04/2010)
Atividade 4 – Subindo na árvore
Duração: 25 minutos
Material: árvore
Local: qualquer local arborizado
Na seqüência das atividades, o(a) professor(a) poderá levar as crianças para alguma área arborizada da escola para que elas possam tentar a escalada nas árvores. É importante que o(a) professor(a) escolha as árvores de menor porte para a realização da atividade afim de evitar grandes riscos. A subida na árvore deve ser feita individualmente e monitorada de perto pelo professor.
Figura 3 - Subindo na árvore
Fonte - http://www.fotosearch.com.br/OJO006/pe0063020/ (acessado em 05/04/2010)
Atividade 5 – Subindo pelas paredes
Duração: 25 minutos
Material: corda
Local: parede, muro ou aclive acentuado
Para finalizar a aula sobre escalada o(a) professor(a) irá propor uma atividade que se assemelha à prática da escalada esportiva; a escalada de parede com corda (Figura 4). O local escolhido deve permitir que a corda fique bem afixada e que as crianças possam colocar os pés na parede. Para facilitar a subida o(a) professor(a) deve fazer alguns nós na corda e acompanhar de perto as crianças tanto na subida quanto na descida da corda.
Figura 4 – Subindo o muro
Fonte - http://www.fotosearch.com.br/IGS194/is060-034/ (acessado em 05/04/2010)
Para acrescentar as informações fornecidas pelos vídeos apresentados na atividade 1, o(a) professor(a) poderá fazer um breve comentário sobre a origem e a história de escalada, bem como a disseminação dessa prática na atualidade. Para isso, o(a) professor(a) poderá consultar alguns sites e textos na internet.
Sugestão de sites e textos
http://www.companhiadaescalada.com.br/artigos/historia/historia01.htm (acessado em 05/04/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalada (acessado em 05/04/2010)
http://www.verticalindoor.com.br/ (acessado em 05/04/2010)
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=1&id=13 (acessado em 05/04/2010)
Texto para download
http://boletimef.org/biblioteca/2217/A-escalada-chega-na-escola (acessado em 05/04/2010)
Ao final da aula o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um desenho sobre a aula de escalada. Esses desenhos irão compor um cartaz intitulado “Escalando pela escola” que posteriormente será exposto em um mural da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!